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Inteligência Artificial no Marketing Digital: princípios, usos e impactos

Não é de hoje que os dados e as automações fazem parte da tecnologia como um todo e, é claro, do Marketing. Porém, a discussão sobre o uso da Inteligência Artificial no Marketing Digital é recente e já não é mais uma mera ideia: está acontecendo – e pode ser muito benéfico para a sua marca.

Imaginar um futuro cada vez mais automatizado com uma mãozinha de “robôs” inteligentes que auxiliam em processos de comunicação, venda, dados e o que mais você imaginar não é uma visão de um futuro super distante tal qual o desenho animado Jetsons nos fazia parecer.

A família futurística previu as videochamadas, aparelhos de limpeza automatizados (alô, aspirador inteligente!) e até mesmo os Smart Watches.

Tudo isso tem em comum uma coisa: a poderosa Inteligência Artificial.

Agora, nesse momento em que a Inteligência Artificial abraça o Marketing Digital, chegou a hora de abrir as portas para novas ferramentas, maneiras de pensar e, automaticamente, novas estratégias.


 

Inteligência Artificial no Marketing Digital: o que é a IA?
 
A Inteligência Artificial é um sistema desenhado para imitar a mente humana: desde suas funções cognitivas até o aprendizado e a capacidade de resolução de problemas.

Essa capacidade da IA em simular a mente humana surge de algoritmos baseados em programação e, para que seja aplicada em serviços e tecnologias, as máquinas são “ensinadas” automaticamente, fazendo previsões baseadas em análise de big data.

 
Isso é o que proporciona a agilidade, afinal, unimos o melhor dos dois mundos: capacidades da mente humana + máquinas inteligentes. Faz sentido, não é?
 
Inteligência Artificial no Marketing Digital: Chat GPT, automações e usos interessantes
 
Quando se trata de Marketing Digital, o assunto bombou nos últimos dias por causa do Chat GPT.

O Chat GPT é um chat gratuito que está sendo treinado para que responda toda e qualquer dúvida colocada pelo usuário. Além disso, a ideia é que o chat possa gerar textos, resumos, roteiros e até mesmo códigos para uma página web.

Não há dúvidas que essa funcionalidade tão grande gera espanto, afinal, é uma tecnologia e tanto.

Porém, a Inteligência Artificial no Marketing Digital vai muito além dessa nova ferramenta.

 
Exemplos de Inteligência Artificial aplicada no Marketing Digital
 
A Inteligência Artificial está remodelando o Marketing Digital aos poucos e, por isso mesmo, é importante entender como ela pode ser útil para a sua empresa.

Quanto a estratégia, a IA ajuda a desenvolver estratégias mais sólidas, otimizar campanhas e melhorar o ROI através de dados precisos e muita agilidade.

#1 Perfil do cliente

A IA pode descobrir e revelar informações mais profundas e precisas sobre os hábitos dos clientes, desde hábitos de compra até suas motivações e necessidades.

Isso funciona através da criação de perfis de cliente baseados em dados em tempo real, se aproximando muito mais da mente “real” de um consumidor.

#2 Suporte ao cliente

Se há um campo em que a IA já é bem conhecida, é no suporte ao cliente.

As repostas automáticas 24 horas por dia e conversas automatizadas - porém funcionais - já fazem parte do dia a dia dos consumidores.

A novidade mais atual da IA no marketing é a possibilidade de chatbots que geram resposta mais originais e personalizadas de acordo com as consultas e histórico do cliente.

#3 Análise e escuta nas Redes Sociais

Ferramentas de IA são capazes de analisar publicações, interações e comentários dos usuários a fim de analisar tendências, padrões e entender o que move os internautas.

Além disso, é possível identificar o que está sendo falado sobre a marca, encontrar essas menções e responder com maior agilidade, marcando presença.

Com essa função é possível criar campanhas muito mais profundas de maneira mais rápida, sem a necessidade de realizar longas pesquisas e questionários.

#4 Publicidade Programática + Personalização

A compra de espaços publicitários é uma realidade constante nas estratégias de Marketing Digital, afinal, proporcionam mais clicks, leads e vendas.

Ferramentas de IA podem decidir, através da análise de dados citada acima, quais anúncios comprar e quanto será investido, automaticamente.

Assim, é possível aumentar o ROI das campanhas com a personalização dos anúncios, fazendo com que eles cheguem aos consumidores ideais com maior precisão.

#5 Inteligência Artificial no varejo

Além do campo publicitário, a IA é muito benéfica para o dia a dia prático do varejo!

Com o auxílio de ferramentas como a Visão Computacional, câmeras inteligentes podem identificar a necessidade de reposição de produtos em estoque ou loja. Interessante, não é?

Além disso, a IA pode auxiliar muito na execução de tarefas repetitivas, deixando os profissionais com mais tempo para outras tarefas mais estratégicas.



A Inteligência Artificial no Marketing Digital não apenas percorreu um longo caminho como ainda tem muitos passos pela frente.

Ainda há (muito) tempo para se adaptar e, muito além disso, é preciso se adaptar.

Mas, é importante analisar o que pode ser útil e funcional para a sua empresa e investir da melhor maneira.

Conte com a equipe Emotive para colocar em prática planejamentos estratégicos personalizados e perfeitos para a sua marca!



Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação