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Como a inteligência emocional pode moldar campanhas publicitárias mais eficazes

Em um momento cada vez mais saturado de informações e estímulos, a publicidade precisa ir além de apenas vender produtos. Mais do que apresentar produtos e soluções friamente, é essencial criar conexões duradouras com os consumidores através de algo mais profundo: as emoções. A estratégia de criar campanhas com o uso da inteligência emocional é uma das mais poderosas.

Continue a leitura e saiba como aplicá-la em campanhas publicitárias!

O que é a inteligência emocional?

Popularizada pelo psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional é definida pela habilidade.

A inteligência emocional, um conceito que envolve a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros, é uma ferramenta poderosa para criar campanhas publicitárias mais eficazes.

Mas antes de nos aprofundarmos no setor publicitário, é valioso entender que envolve cinco componentes principais:

1 - Autoconhecimento emocional: capacidade de reconhecer e entender as próprias emoções.

2 - Autocontrole: habilidade de gerenciar e controlar as emoções de maneira saudável.

3 - Motivação:  força interna para perseguir objetivos.

4 - Empatia: habilidade de reconhecer as emoções nos outros e compreender suas perspectivas.

5 - Habilidades sociais: capacidade de gerenciar relacionamentos e interagir de forma eficaz com os outros.

Quando aplicada à publicidade, a inteligência emocional pode ajudar a construir campanhas que falam diretamente ao coração do público, criando experiências mais humanas e envolventes.

Inteligência emocional na publicidade

A inteligência emocional reconhece e responde às dinâmicas emocionais da audiência de uma marca, fazendo com que seja possível criar um vínculo mais profundo entre consumidor e marca, e impulsionar o engajamento.

O crescimento dessa estratégia reflete uma mudança profunda nas abordagens centradas no consumidor, pois hoje a grande maioria prioriza a conexão emocional em vez de apresentações de vendas diretas e frias.

O foco emocional ajuda na diferenciação das marcas, pois as interações casuais ajudam a criar relações duradouras.

Ou seja, a inteligência emocional possibilita que os profissionais da área de marketing e publicidade criem mensagens que não apenas apelam aos aspectos lógicos da tomada de decisão, mas também ressoam emocionalmente.

Inteligência emocional na publicidade: cases de sucesso

Na prática, o uso da inteligência emocional diz respeito a criar uma história que ressoe emocionalmente com o público, em campanhas que tocam em emoções fundamentais, como: felicidade, nostalgia, empatia, surpresa ou até mesmo humor, têm um poder significativo de atrair e engajar o consumidor.

Campanhas que investem em histórias de superação, conquistas pessoais e solidariedade, por exemplo, costumam gerar um forte nível de identificação com o público, por exemplo.

Um dos casos mais conhecidos no setor é a campanha "Real Beauty" da Dove, a qual utilizou a estratégia de inteligência emocional para desafiar os estereótipos de beleza e envolver as mulheres em questões de autoestima.

Abordando lutas emocionais comuns, a marca conseguiu criar um vínculo poderoso com os clientes, o que resultou em lealdade à marca.

Outra campanha memorável é Shot on Iphone, da Apple. Nessa campanha, a marca utilizou imagens e fotografias feitas pelos próprios usuários para divulgar a força e qualidade da câmera do Iphone. De uma maneira muito simples, conecta emocionalmente marca e usuários, que se veem representados e valorizados.

A Coca-Cola também é famosa por suas campanhas que apelam para a união, a amizade e a felicidade, principalmente em suas icônicas campanhas de Natal com caminhões iluminados e momentos em família - fator que gera identificação e emoção. 

Outro exemplo é a Nike, que com sua grande campanha "Just Do It" motiva e inspira seus consumidores, utilizando a superação e determinação para impulsionar sua imagem de marca.

Como incorporar inteligência emocional em campanhas publicitárias 

A inteligência emocional pode ser usada em diversas etapas da publicidade, não necessariamente apenas em grandes campanhas. Inclusive, pode ser incorporada em pequenos passos.
 
Por exemplo, um e-commerce pode enviar mensagens personalizadas no pós-venda, oferecendo ajuda e pedindo feedback. Ainda, nas redes sociais, uma simples resposta empática pode melhorar os níveis de satisfação do cliente.
 
No atendimento ao cliente, é importante treinar a equipe para ouvir ativamente e, inicialmente, demonstrar compreensão e empatia antes de resolver os problemas. Essas práticas simples demonstram cuidado e atenção, tornando a marca mais confiável e próxima do público.
 
Além disso, conteúdos focados em inbound marketing (conteúdos de valor), podem ser perfeitos para incluir emoções e gerar conexão. Da mesma forma, conteúdos gerados pelo usuário e pela própria equipe também auxiliam na conexão entre marca e consumidor.
 
A seguir, confira como incorporar a inteligência emocional no dia a dia da marca e da sua comunicação como um todo:

Compreenda o público-alvo e identifique suas emoções: antes de criar uma campanha, é fundamental entender as emoções que impulsionam seu público-alvo, para que seja possível gerar empatia com as necessidades emocionais do público. Para isso, é importante realizar enquetes, pesquisas de mercado, escutar os consumidores e analisar tendências de mercado, assim como analisar a jornada do cliente e as motivações da audiência.  Analisar comentários e interações dos clientes nas redes sociais da marca também pode auxiliar.
 
Alinhe a mensagem com as emoções da audiência: o seguinte passo é elaborar uma mensagem clara e convincente que se alinhe com as emoções e valores da audiência. Pergunte-se: como a audiência deveria se sentir depois de ver a campanha? Que ações devem tomar? Como demonstrar os benefícios e resultados da solução?
 
Escolha o tom e o estilo adequado para o conteúdo: o terceiro passo é escolher o tom e o estilo do conteúdo, para que coincida com a mensagem e as emoções da audiência.
 
Otimize o conteúdo para diferentes canais e formatos: é importante escolher os canais e adaptar o conteúdo para cada um deles, considerando e adaptando as preferências e comportamento da audiência em cada um dos canais.
 
Humanize a marca: em vez de se limitar a um discurso corporativo, investir em uma comunicação mais humana, verdadeira e emocional pode criar laços mais fortes
 
Gerenciar emoções durante a interação: responder e interagir de forma empática e atenta a preocupações ou críticas pode transformar uma situação negativa em uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com o público.

Como você pode perceber, a inteligência emocional na publicidade e no marketing deve fazer parte da comunicação de empresas de todos os setores. Afinal, não é uma tendência passageira, é algo que veio para ficar e ganha mais força a cada dia, além de ser chave para conquistar clientes fiéis e aumentar as vendas da marca.

Chegou a hora de adaptar a estratégia de comunicação da sua marca e gerar conexões profundas com os consumidores! Conte com a Emotive para criar estratégias completas, eficazes e atualizadas.

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Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação