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Marketing de precisão: o papel dos microdados na personalização da comunicação e das vendas

O marketing de precisão é uma estratégia que utiliza microdados para analisar detalhadamente o comportamento e as preferências dos consumidores. Com amplo acesso a informações profundas sobre os clientes, as marcas têm a possibilidade de melhorar sua comunicação e seu processo de vendas através da personalização, o que maximiza resultados.

Neste artigo, vamos explorar como as marcas podem usar microdados para personalizar suas estratégias de marketing, aumentar a eficiência das vendas e melhorar a experiência do cliente. Continue a leitura!

O que é o marketing de precisão?

É um tipo de marketing que utiliza dados, análises e tecnologia para se comunicar com o público-alvo de uma marca de maneira mais precisa e personalizada, melhorando a experiência do cliente e aumentando a eficácia das ações de marketing,

Os dados utilizados e analisados são os dos próprios clientes, obtidos através de análises e ferramentas que os captam em redes sociais, e-commerce, anúncios, jornada de compra do cliente e muito mais.

Com esses dados em mãos, o marketing de precisão auxilia no processo do envio de mensagens mais personalizadas e segmentadas a segmentos específicos de audiência.

Dessa forma, o objetivo é alinhar a mensagem correta com o público-alvo correto, no momento ideal, utilizando os canais mais adequados, aumentando assim a probabilidade de conversão.

Além das vendas, o objetivo é fortalecer relações com os clientes existentes.

O que são microdados no contexto do marketing?

Portanto, como no marketing de precisão, a personalização é a chave, os microdados desempenham um papel essencial, fornecendo informações detalhadas sobre o comportamento e as preferências dos consumidores.

Microdados referem-se a informações detalhadas e específicas sobre os consumidores, que podem incluir dados demográficos, comportamentais, de localização, interações passadas com a marca, preferências de compra e muito mais.

Muito diferente dos dados em massa (macrodados), os quais tem uma visão mais geral de grandes grupos de consumidores, os microdados, por outro lado, tem como objetivo a individualização dos clientes, muito importante no marketing atual.


Esses dados são coletados por meio de diversas fontes, como:

Comportamento online: páginas visitadas, tempo de visita, interações em canais de redes sociais, cliques em e-mails, etc.

Dados transacionais: histórico de compras, produtos visualizados, preferências de pagamento.

Interações em tempo real: chats com atendentes, chamadas de serviço, pesquisas realizadas no site. ● Informações de localização: geolocalização para identificar onde o consumidor está e personalizar a comunicação a partir disto.

Como as marcas podem usar microdados para personalizar a comunicação?

1. Segmentação avançada de público

A segmentação tradicional, que divide os consumidores com base em características amplas, como idade ou localização, está se tornando obsoleta. Com o uso de microdados é possível segmentar o público de forma muito mais detalhada.

Uma marca de acessórios, por exemplo, pode usar os dados de navegação e comportamento de compra para identificar que uma consumidora está interessada em produtos ecológicos. Com isso em mente, a marca pode focar em enviar mensagens (e-mail marketing, por exemplo) e ofertas personalizadas relacionadas ao que a consumidora busca.

Essa é a forma com que a Amazon consegue recomendar produtos com tanto conhecimento sobre seu consumidor: criando um ambiente altamente personalizado, o que resulta em uma experiência de compra única a cada cliente, tornando a compra facilitada e exclusiva.

2. Campanhas de e-mail marketing personalizadas

Com base nos microdados, criar campanhas de e-mail marketing altamente personalizadas é possível. Assim, deixa-se de lado o básico de personalização apenas com o nome do destinatário, incluindo também conteúdos e ofertas específicas.

Se um cliente comprar um tênis de corrida, por exemplo, a marca pode enviar um e-mail marketing com assuntos relacionados, desde dicas até ofertas de acessórios que combinam com o produto adquirido, assim como descontos e novidades em primeira mão.

É assim que o Spotify criou uma das suas maiores estratégias. Neste caso, através dos microdados a marca cria playlists personalizadas para cada cliente, o que se tornou um diferencial.

3. Publicidade programática

A publicidade programática permite que as marcas compitam por espaço publicitário em tempo real, com base em microdados.

Em outras palavras, dessa forma um anúncio pode ser exibido a uma pessoa no momento específico em que ela está mais propensa a se engajar com ele, com um conteúdo relevante de fato a essa pessoa.

A Netflix, por exemplo, utiliza microdados para recomendar filmes e séries aos seus usuários nos momentos ideais, quando eles estão mais propensos a engajarem.

4. Ofertas e descontos personalizados

Outra maneira muito interessante de aplicar os microdados no marketing de precisão é criando ofertas personalizadas.

Com base nas preferências de compra e comportamentos anteriores, é possível criar estratégias de envio de cupons e descontos que atendam às necessidades específicas de cada consumidor.

A Sephora usa microdados para personalizar ofertas com base em compras passadas e interações com as marcas. A marca envia cupons para produtos que os consumidores já têm maior probabilidade de gostar e comprar, o que melhora a taxa de conversão e satisfação.

Desafios e cuidados ao usar microdados no marketing de precisão

A coleta e utilização de microdados exige uma abordagem ética e transparente, que respeita a privacidade dos consumidores e cumpre com regulamentações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Além disso, é fundamental que as marcas não exagerem com o uso de personalização, pois isso pode levar à saturação de mensagens ou até à sensação de invasão de privacidade.

Portanto, é essencial estabelecer  políticas claras de privacidade e segurança de dados, garantindo que os consumidores estejam cientes de como suas informações serão usadas.

Agora que você já sabe que em um mundo cada vez mais orientado por dados, o marketing de precisão deixa de ser uma tendência e se torna uma necessidade para as marcas que buscam se destacar e engajar seus consumidores de forma significativa, que tal investir nos microdados na sua estratégia de marketing?

Entre em contato com a equipe Emotive e vamos juntos fazer o seu negócio decolar!

 






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