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Black Friday 2022: expectativas, estratégias e possibilidades

Apesar de originária dos Estados Unidos, a Black Friday faz muito sucesso no Brasil e 2022 promete excelentes resultados. A data é um dos momentos mais esperados pelo varejo, pois costuma gerar um grande aumento nas vendas. Porém, para que isso seja possível, é necessário planejamento e muita ação. Continue a leitura e invista na Black Friday 2022 na sua empresa da melhor maneira!


Quem nunca ouviu ou disse “Vou aguardar a Black Friday para comprar tal produto!” que atire a primeira pedra.

A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e, de lá pra cá, se tornou parte da cultura do consumidor brasileiro, que aguarda o evento para comprar diversos produtos.

Segundo o G1, em 2021 a Black Friday no Brasil teve um faturamento total de R$ 5,4 bilhões, acompanhado de um crescimento de 5,8% em relação a 2020.

A categoria de produtos com maior número de pedidos foi a de Moda e Acessórios, enquanto a categoria que mais gerou faturamento foi a de Telefonia e Eletrodomésticos.

Mas, bola pra frente: o que esperar da Black Friday 2022?

Black Friday 2022: expectativas gerais

Engana-se quem pensa que o cenário econômico diminui as expectativas dos consumidores.

De acordo com estudo realizado pela Mindminers, 38% dos participantes já estão planejando fazer a compra dos produtos que desejam durante os dias de Black Friday.

Além disso, um dado muito interessante é que 53% pretende comprar em lojas online, e apenas cerca de 19% pretende investir indo em lojas físicas. Ainda sim, 28% afirma que não há preferência – quem ganha é o melhor preço.

Porém, não é de hoje que a conexão entre marca – consumidor importa, certo?

A Black Friday é o momento perfeito para gerar uma conexão com os consumidores não apenas oferecendo bons preços, mas criando campanhas e oferecendo experiências diferencias que demonstrem que quem importa é o cliente.

Cashback, descontos e vantagens no frete são alguns dos pedidos dos consumidores, segundo a pesquisa, o que demonstra que além de um bom preço o consumidor atual busca também VANTAGENS exclusivas.

Outro ponto a se considerar é que a Black Friday de 2022 não é uma data que está sozinha: no mesmo período será a Copa do Mundo!

O evento da Copa costuma estimular o consumo de produtos dos setores de bebida e alimento, TVs e artigos esportivos. É um momento no qual os consumidores estão mais antenados do que nunca, seja na televisão ou nas redes sociais, ou seja, é o espaço e momento ideal para campanhas e anúncios. Nada mal para dar um empurrãozinho na Black Friday 2022!

Assim como 2021, a próxima Black Friday também tem como previsão gerar maior retorno para indústrias de: Eletrônico, Eletroportáteis e Eletrodomésticos; Roupa e Acessórios; Beleza e Saúde e Informática.

Porém, se a sua marca está em outro setor, isso não é motivo para não participar do evento, basta se adequar de acordo com possibilidades de ofertas e aproveitar o público online para disparar campanhas inteligentes.

Lembre-se: há público para tudo, e todos buscam bons preços.

Estratégias e possibilidades para a Black Friday 2022



Antes de definir estratégias, é importante começar pelo básico:

• Planeje datas e objetivos

• Defina os produtos e/ou serviços que estarão em oferta (e como serão essas ofertas).

Aqui, foque em escolher os produtos certeiros. Não é necessário colocar todos os produtos em oferta, assim o balanço geral não é tão afetado.

• Dê um up na comunicação

Nesse período, é mais do que necessário incluir imagens e artes criados especificamente para a Black Friday.

Além disso, produza mais conteúdo, envie mais e-mail marketing, entre em contato com o público de todas as maneiras!

• Alinhe a equipe comercial e de atendimento

• Organize a logística para entregar o que foi prometido

Com o “check” em cada um desses itens, é hora de pensar estrategicamente!

Algumas possibilidades que vão além de uma rede social movimentada:


#1 Usar o e-mail marketing a todo vapor
 
O e-mail marketing é um espaço no qual você pode enviar imagens, textos, gráficos e muito mais, possibilitando uma comunicação muito completa.

Além disso, você aparece “além” do Instagram e Facebook, lembrando o cliente de que está por perto e quer fechar negócio com ele.

Outra possibilidade inteligente é a de usar o e-mail como maneira de “recuperar” vendas, enviando e-mails como “Saiu sem querer? Volte e compre com 10% off!”

#2 Gerar sensação de urgência
 
A sensação de urgência e necessidade é clássica no marketing e, apesar de ser conhecida pelos consumidores, segue funcionando muito bem.
 
Títulos como “Poucas unidades”, “Promoção exclusiva para hoje”, “Edição Limitada” e afins chamam a atenção e agilizam as vendas.

Mas, cuidado: não use em todas as publicações, o consumidor atual é detalhista e percebe!


#3 Investir no marketing via SMS

SMS pode parecer coisa do passado, mas a verdade é que, assim como o e-mail, a SMS é mais um canal “externo” às redes sociais que surpreende o consumidor.

São textos curtos e rápidos com links direcionando para a compra. Curto e direto!


#4 Começar a divulgar com antecedência

Se a sua marca vai participar da Black Friday 2022, precisa avisar ao consumidor. Afinal, ninguém quer fazer uma compra em uma semana e na próxima ver o produto com um desconto grande, não é?

Essa é uma maneira de manter a relação de confiança com o consumidor e, é claro, dar tempo para que ele se prepare e invista quando chegar a hora.

E aí, a sua marca já está preparada para a Black Friday 2022?

Pode parecer muita coisa a ser feita, e é mesmo! Mas, justamente por isso a Emotive está ao seu lado.

Vamos juntos criar campanhas sensacionais e alavancar as suas vendas nessa Black Friday?


Entre em contato hoje mesmo!
 

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação