Black Friday 2022: expectativas, estratégias e possibilidades Pesquisa de Marketing: o que é e por que começar a fazer agora mesmo Postado por admin em 26 de Outubro de 2022 em Publicidade Enquanto o consumidor do passado focava no melhor preço do mercado, o consumidor atual – e do futuro – coloca na balança outros fatores para decidir em qual marca irá investir e apoiar. Valores com responsabilidade social, sustentabilidade e inclusão se tornaram necessários! No artigo de hoje, vamos conversar sobre o que é ESG e como aplicar esses valores na prática, se destacando no mercado. Do inglês “Environmental, Social and Governance”, ESG é uma sigla que representa esses três valores muito buscados pelo consumidor atual. Em tradução literal, são eles: Meio Ambiente, Social e Governança. ESG: o impacto positivo importa Já não é mais sobre precisar de um produto, buscar o melhor preço, consumir e ponto final. Até a tomada de decisão se consideram fatores como impacto social, logísticas sustentáveis e transparência da empresa quanto a suas práticas e valores. Ou seja, muito além de preço – o quanto se paga pelo produto ou serviço – é necessário incluir pautas sociais e ambientais para cativar o consumidor atual. Vamos a um exemplo prático? Uma marca de cosméticos pode investir em embalagens de papel e plásticos recicláveis (existem, inclusive, empresas com selos que garantem compensação do material utilizado. Vale investir em parcerias!), diminuir a quantidade de plástico no envio do produto e utilizar matéria-prima o mais sustentável possível. Não é a toa que hoje existem tantas marcas naturais, veganas e sustentáveis, por exemplo. É o que o público busca, pois além de utilizar um produto alinhado aos seus valores, investe em uma marca que também valoriza esses fatores. Os valores ESG podem ser aplicados em todas as empresas, de diversas maneiras. O objetivo é contribuir para um mundo melhor para todos, porém sem deixar de lado o mundo corporativo. Além da sustentabilidade, pautas sociais como inclusão, diversidade e causas beneficentes devem fazer parte da cultura da empresa. Inclusive, hoje o consumidor busca empresas com uma cultura saudável no próprio funcionamento! Pautas como segurança no trabalho, saúde mental da equipe e direitos trabalhistas são valorizadas e buscadas pelo consumidor responsável. Quanto à governança, temos a transparência financeira e prestação de contas, por exemplo. Transparência e propósito: não apenas fale, mas faça Com o acesso a informação tão abrangente, os consumidores sabem separar empresas que de fato se interessam nas pautas e as colocam em prática de empresas que usam os valores “de fachada”, puramente pelo marketing. É importante que, quando a sua empresa diga seguir algum valor ou uma prática de bom impacto, de fato siga e faça. O público de hoje em dia, antenado e preocupado com a atual e futura geração, busca empresas parceiras que estejam nesse mesmo caminho. Pode reparar: grandes empresas continuamente fazem campanhas referente a sua contribuição social e ambiental. Esse é o caminho! ESG no Marketing Existem muitos valores e pautas, certo? De fato, todos são importantes. Não há dúvidas! O ideal é que a empresa invista e valorize todos, porém, quanto ao marketing, cabe analisar o público-alvo para compreender o que é mais buscado pelo público que consome a sua marca. Isso não significa deixar outras pautas de lado, e sim priorizar algumas campanhas e publicações. ESG em anúncios X ESG como branding O ESG em anúncios se refere à promoção e comunicação dos valores da empresa, demonstrando que ela compreende, investe e considera os fatores ambientais, sociais e de governança. Já o ESG como branding diz respeito a estratégias que agregam valor e credibilidade a imagem de um produto ou serviço em específico. Ambas as estratégias devem estar alinhadas e em prática, pois contribuem para a visão geral da empresa. É importante saber incluir pautas e valores de maneiras diferentes, ou seja, nem sempre é necessário que seja produzida uma campanha sobre o assunto. Às vezes, publicações e ações virtuais já dão conta do recado. Em outras, campanhas elaboradas fazem todo o sentido. Isto é, não basta levantar a bandeira o tempo inteiro: é preciso saber quando levantar a bandeira – de algo que realmente é uma prática da empresa, não se esqueça da transparência! – e como, de acordo com o público-alvo e o momento atual. Agora que você já sabe o que é ESG e a grandíssima importância que essa prática tem para a cultura e o marketing de uma empresa, que tal colocar em prática? Para campanhas completas, bem estruturadas e funcionais, conte com a equipe da Emotive! Somos especialistas em conectar marcas a potenciais clientes ;) Entre em contato e vamos juntos elevar o marketing da sua empresa a outro nível. Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Enquanto o consumidor do passado focava no melhor preço do mercado, o consumidor atual – e do futuro – coloca na balança outros fatores para decidir em qual marca irá investir e apoiar. Valores com responsabilidade social, sustentabilidade e inclusão se tornaram necessários! No artigo de hoje, vamos conversar sobre o que é ESG e como aplicar esses valores na prática, se destacando no mercado. 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