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7 dicas para vender no Whatsapp: aumente as vendas e conquiste clientes

O Whatsapp surgiu como um aplicativo de mensagens instantâneas que facilita a comunicação entre as pessoas no dia a dia. O que ninguém esperava, logo no início, é que essa plataforma mostrasse tanto potencial no quesito vendas e promoção. Hoje, vender no Whatsapp é uma realidade e tanto. Confira as dicas imbatíveis da Emotive e conquiste clientes fiéis com o auxílio do aplicativo.


Quando se tem um negócio, é essencial estar presente no máximo de canais digitais possível, desde que faça sentido para a sua marca, o público-alvo e os objetivos. Porém, se há um canal “obrigatório” para empresas de todos os tipos, é uma conta profissional no Whatsapp.

Vender no Whatsapp pode parecer tarefa simples, mas é preciso muita estratégia, ferramentas certeiras e planejamento de ações. Sabe por quê?

Porque vender no Whatsapp vai muito além de fazer o processo completo de venda, no sentido literal, pela plataforma.

Venda no Whatsapp é também sobre manter um canal aberto no qual o atendimento pode direcionar o cliente para o site, loja virtual, informando e respondendo suas dúvidas – o que, no final, leva a uma venda, seja ela feita pela plataforma ou finalizada de outra maneira, inclusive na loja física.


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7 dicas para vender no Whatsapp: para implementar já!

 
#1 Antes de tudo: Vá de business!
 
Para começar da maneira mais profissional possível, crie uma conta no Whatsapp Business, ferramenta específica para empresas que garante funções como horário de atendimento, endereço, mensagens automáticas e afins.

Além das funcionalidades, transparece profissionalismo.

#2 Garanta uma lista de contato

Para poder enviar promoções, entrar em contato e manter uma proximidade com os clientes, é preciso ter uma lista de contatos ativa.

Os leads (contatos) podem dar a informação de contato através de cadastro em loja, compra online, landing pages, inscrição em newsletters e formulários.

Mas, lembre-se: é preciso deixar claro que, ao fornecer o contato telefônico, os usuários receberão mensagens. Transparência é o básico!

Inclusive, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas devem pedir autorização aos clientes para guardar seus dados. Isso pode ser feito quando o cliente lê os termos de alguma inscrição e clica em “concordar”, por exemplo.

#3 Use listas de transmissão e deixe os grupos de lado

As listas de transmissão são uma ótima pedida para economizar tempo na hora de disparar mensagens para os contatos. Porém, fique atento: se a pessoa não tem o contato da empresa salvo no telefone, ela não receberá. Para isso, o contato deve ser trabalhado previamente.

Para trabalhar de maneira ainda mais estratégica, as listas de transmissão podem ser utilizadas de acordo com os estágios do funil de vendas. Você pode criar listas bem segmentadas, como:

► Consumidores que já demonstraram interesse, mas ainda não compraram;

► Consumidores com pedidos em andamento (também pode-se enviar atualizações do pedido de forma personalizada);

► Clientes que já fizeram compras mais de uma vez, mas não tem iniciado novas compras recentemente (aqui, o objetivo é retomar o contato, oferecer descontos exclusivos, etc);

► Consumidores que apenas se registraram em alguma inscrição, porém não chegaram nem mesmo a iniciar uma compra ou pedir informações.

Não use grupos, pois muitas vezes são vistos como “spam” pelos consumidores e são mais complexos para gerenciar, já que depende de uma administração constante e é mais impessoal.

Com as listas, as pessoas recebem mensagens privadas, criando a sensação de exclusividade. Outra coisa, não é?

#4 Foco no funil de vendas

Assim como nas listas de transmissão, quando um cliente chega ou retoma contato, é importante compreender em qual etapa do funil de vendas ele está, para que seja possível oferecer atendimento de qualidade e personalizado.

O Whatsapp possui ferramentas que segmentam leads, como tags (etiquetas) que classificam clientes de acordo com o que você quiser. Utilizá-las para o funil é essencial, pois facilita o entendimento.

#5 Valorize os recursos do Whatsapp Business

O Whatsapp Business, por fazer parte da rotina de empresas, começou a implementar ferramentas muito funcionais para facilitar a jornada do cliente no aplicativo.

O Catálogo, por exemplo, é um recurso que funciona como uma loja virtual, que mostra produtos, serviços, imagens e arquivos como PDF’s. Você pode incluir no catálogo os produtos disponíveis, tabela de preços e assim por diante.

Já o Pagamentos é um recurso ideal para empresas que vendem diretamente pelo Whatsapp, pois o consumidor consegue formalizar o pagamento pelo aplicativo.

Além disso, com o WhatsApp Pagamentos, o pagamento para fornecedores e parceiros é facilitado.

#6 Não deixe o Status de lado!

O Status é uma ferramenta similar ao Stories do Instagram, onde o usuário pode publicar imagens e vídeos que duram apenas 24h.

Como é uma ferramenta muito utilizada, é importante também marcar presença, seja divulgando serviços e produtos ou entregando conteúdo de qualidade.

No final, além de fechar mais vendas, a marca é mais lembrada pelos contatos, afinal, quem é visto é lembrado.

#7 Suporte e pós-venda

Vender no Whatsapp também possibilita a manutenção do contato com o cliente. Oferecer – e demonstrar – suporte pelo chat é uma excelente maneira de ser uma empresa “amiga” e que está à disposição do cliente.

Além disso, na hora de fazer o pós-venda, o aplicativo é um ótimo canal, pois possibilita contato direto com o cliente - o que vale ouro!

BÔNUS: Divulgue o Whatsapp da sua empresa assim como divulga as redes sociais

Para vender no Whatsapp, seus potenciais clientes precisam saber que sua marca está presente no aplicativo, certo?

Nas redes sociais, deixe o contato visível e, sempre que possível, crie botões e/ou links que direcionam automaticamente ao chat, para que o cliente não precise digitar o número, salvar o contato e percorrer todo esse caminho até você.

Como você pode perceber, vender no Whatsapp é um dos principais recursos de marketing para empresas de todos os setores e portes.

Mas, é preciso profissionalizar a sua conta no aplicativo, além de contar com uma equipe totalmente dedicada ao atendimento, ferramentas de automação e suporte que auxiliem e facilitem o processo.

Conte com a Emotive para profissionalizar a imagem da sua empresa e produzir campanhas de qualidade no Whatsapp!




Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação