5 Vantagens do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas Entenda como Gatilhos Mentais vão fazer você vender mais Postado por admin em 26 de Março de 2019 em Publicidade O Que É Copywriting? Copywrting é “arte de escrever textos que vendem”, ou seja, é a técnica de escrever textos assertivos que visam as conversões, que levem o leitor a tomar uma determinada ação, como por exemplo, abrir um e-mail marketing, realizar um cadastro ou clicar em algum botão. Logo, o copywriting é uma escrita que requer o uso de elementos de persuasão para atingir esse objetivo. Diferente do marketing tradicional de antigamente, saber vender não se restringe a comercializar o produto final. Não basta apenas persuadir o potencial cliente para que compre seu serviço ou produto. A técnica de copywriting deve estar presente em todas as etapas do funil de vendas, desde o início, e precisa estar adequada ao tipo de ação pretendida. Boas práticas de copywriting O copywriting também é conhecido como escrita persuasiva. Isso significa que o objetivo é persuadir o público-alvo. E quais são as armas da persuasão utilizadas na criação de um bom copywriting? Gatilhos mentais Gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que buscam acelerar o processo de decisão, minimizando tempo e energia gastos. Os principais gatilhos que nos levam a agir de forma quase que automática são: Reciprocidade: o ser humano tende naturalmente a responder uma ação positiva com outra ação positiva. Já ouviu falar em “gentileza gera gentileza”? ;) Aprovação social: na grande maioria das vezes somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude. Afeição/Afinidade: as pessoas costumam a se conectar psicologicamente com pessoas que se pareçam com elas, seja por receios, angústias, habilidades e características similares. Autoridade: as pessoas costumam obedecer quem julgam como superior ou líder, por respeito. Compromisso e coerência: quando nos comprometemos publicamente com algo, nos sentimos psicologicamente pressionados a nos comportarmos de modo coerente com a missão assumida. Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos prestes a perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional, tentando evitar essa sensação. Portanto, não se esqueça de utilizar um ou mais gatilhos mensais na hora de estruturar a copy do seu anúncio ou campanha. As taxas de conversão certamente subirão consideravelmente. Gostou das nossas dicas? Quer entender mais sobre como o copywriting pode ampliar os resultados das suas campanhas de venda? Então entre em contato conosco. Podemos te ajudar! Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Artigos Relacionados Marketing de conteúdo: criação de personas para marcas Personalização em massa: o futuro do e-commerce Tendências de vendas online para 2025: o futuro do e-commerce O papel crucial dos dados nas campanhas de marketing digital