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Você sabe o que é Copywriting e qual sua importância para uma campanha de marketing?

O Que É Copywriting?

Copywrting é “arte de escrever textos que vendem”, ou seja, é a técnica de escrever textos assertivos que visam as conversões, que levem o leitor a tomar uma determinada ação, como por exemplo, abrir um e-mail marketing, realizar um cadastro ou clicar em algum botão.

Logo, o copywriting é uma escrita que requer o uso de elementos de persuasão para atingir esse objetivo.
Diferente do marketing tradicional de antigamente, saber vender não se restringe a comercializar o produto final. Não basta apenas persuadir o potencial cliente para que compre seu serviço ou produto. A técnica de copywriting deve estar presente em todas as etapas do funil de vendas, desde o início, e precisa estar adequada ao tipo de ação pretendida.

 
Boas práticas de copywriting

O copywriting também é conhecido como escrita persuasiva. Isso significa que o objetivo é persuadir o público-alvo. E quais são as armas da persuasão utilizadas na criação de um bom copywriting?

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que buscam acelerar o processo de decisão, minimizando tempo e energia gastos.
Os principais gatilhos que nos levam a agir de forma quase que automática são:


  • Reciprocidade: o ser humano tende naturalmente a responder uma ação positiva com outra ação positiva. Já ouviu falar em “gentileza gera gentileza”? ;)
  • Aprovação social: na grande maioria das vezes somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude.
  • Afeição/Afinidade:  as pessoas costumam a se conectar psicologicamente com pessoas que se pareçam com elas, seja por receios, angústias, habilidades e características similares.
  • Autoridade: as pessoas costumam obedecer quem julgam como superior ou líder, por respeito.
  • Compromisso e coerência: quando nos comprometemos publicamente com algo, nos sentimos psicologicamente pressionados a nos comportarmos de modo coerente com a missão assumida.
  • Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos prestes a perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional, tentando evitar essa sensação.

Portanto, não se esqueça de utilizar um ou mais gatilhos mensais na hora de estruturar a copy do seu anúncio ou campanha. As taxas de conversão certamente subirão consideravelmente.

Gostou das nossas dicas? Quer entender mais sobre como o copywriting pode ampliar os resultados das suas campanhas de venda?


Então entre em contato conosco. Podemos te ajudar!

Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação