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Testes A/B em Landing Pages: importância e como fazer

Os testes A/B são uma ferramenta poderosa para otimizar landing pages e melhorar as taxas de conversão. Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes sobre os testes A/B em landing pages para que o seu site funcione perfeitamente e as estratégias realmente funcionem.

Continue a leitura e mãos à obra!

O que é um teste A/B?

Os testes A/B são essenciais para a melhora do marketing digital, especialmente para otimizar landing pages. Afinal, não basta assumir o que deve ser evitado em marketing, é preciso testar anúncios, sites, e-mails e landing pages com frequência para garantir que toda e qualquer ação esteja trazendo frutos. Neste caso, para garantir que o ROI é o melhor possível.

Um teste A/B é um experimento onde duas ou mais versões de uma página são comparadas para determinar qual delas performa melhor. A versão original é chamada de "controle" e a versão modificada é a "variante". O tráfego é dividido entre as duas, e as métricas de desempenho são analisadas para identificar qual versão traz melhores resultados.

 

A importância do teste A/B

Neste teste diferentes versões da página são enviadas à diferentes públicos e, ao final, as métricas são analisadas para determinar qual performa melhor, ou seja, qual tem mais aberturas, saídas etc.

Dessa forma é muito mais fácil e prático entender o que está funcionando e trazendo mais retorno, para que os esforços se direcionem a essa página como ‘oficial’.

Outras vantagens de utilizar os testes A/B são:

- Tomada de decisões baseada em dados
- Melhora contínua
- Aumento da taxa de conversão
- Redução de custos

O que testar em Landing Pages?

Testar uma landing page requer a escolha de quais aspectos serão colocados à prova. Afinal, nem sempre todos os componentes de uma landing page precisarão ser testados.

De forma geral, os aspectos que são colocados em teste, são:

1. Título: É a primeira coisa que os visitantes veem, portanto testar diferentes versões pode impactar significativamente as taxas de conversão.

2. Imagens e vídeos: Experimente diferentes imagens ou vídeos para ver qual deles engaja mais os visitantes.

3. Call to Action (CTA): Além do texto, os elementos de design como cor e posição do botão fazem uma grande diferença.

4. Descrição do produto ou serviço: A maneira como o produto ou serviço é apresentado afeta diretamente na decisão de compra do cliente.

5. Formulários: Elementos, número de campos, tipo de perguntas e design também interferem na receptividade do público. Vale a pena testar formatos mais longos, curtos, detalhados ou não, para ver qual funciona melhor.

6. Layout e design: Dos pequenos aos grandes detalhes, tudo o que envolve layout e design interfere muito, pois o visual é a primeira impressão do cliente.

7. Provas sociais: Incluir depoimentos e feedbacks e demais provas ou cases de sucesso pode melhorar a conversão. Vale a pena testar.

Um exemplo prático de teste A/B é uma frase de CTA. Na primeira versão, poderíamos usar ‘Faça download do ebook grátis’ e na segunda ‘Faça download grátis do ebook’. Os testes não precisam ser mirabolantes. Inclusive, até mesmo cores podem ser testadas. É nos detalhes que vemos as diferenças.

Como fazer testes A/B em Landing Pages

Antes de qualquer coisa, é preciso ter um objetivo claro, como aumentar a taxa de conversão, de cliques no CTA, compras, download de material, etc. Sem objetivos definidos, não há como escolher o que analisar e monitorar nos testes.

Focar em um elemento por vez é importante, pois dessa forma o impacto é mais visível e não se mistura com outros testes. Na hora de fazer os testes, usar uma ferramenta para dividir o tráfego igualmente é crucial.

Da mesma forma, é necessário acompanhar as métricas durante o período de teste. Ferramentas como o Google Analytics são boas para isto. Antes de tomar decisões, espere o tempo suficiente para juntar os dados, de todas as versões do teste. Não vale a pena tirar conclusões precipitadas nem adiantar o processo.

 

Agora que você já sabe a importância dos testes A/B em landing pages, chegou a hora de implementar essa estratégia no seu negócio! Conte com a equipe especialista da Emotive para definir e implementar a estratégia de testes ideal para a sua empresa. Entre em contato!






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