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Retail Media: o que é e como utilizar essa tendência varejista

Atrair a atenção do consumidor e conquistá-lo requer trabalho e é uma tarefa fundamental para a conversão de vendas, sobretudo no ambiente digital.  Além das diversas estratégias de marketing, branding e conteúdo, o Retail Media é uma tendência varejista que veio para ficar e faz toda a diferença no aumento das vendas.

Retail Media: o que é?
 
O marketing, as vendas e as próprias marcas estão constantemente se adaptando para responder as mudanças de comportamento do consumidor, as quais são influenciadas por fatores sociais, culturais e, hoje, também a partir da influência.

O Retail Media surgiu justamente como uma nova estratégia conforme o consumidor foi mudando, assim como a sua maneira de buscar, encontrar, decidir por uma marca e finalmente fazer uma compra.

Baseado em anúncios em espaços de varejo que buscam atingir o consumidor no momento certo e da maneira certa, o retail media impacta a tomada de decisão do consumidor na sua jornada de compra.

Na prática, o retail media é uma estratégia em que marcas publicam seus anúncios em espaços varejistas. Ou seja, ao invés de impactar o consumidor em anúncios via redes sociais ou nos seus próprios canais, nessa estratégia o produto ou marca impacta o consumidor que já está visitando um espaço varejista – seja online ou em unidades físicas.

Dessa forma, o retailer se transforma em um meio de comunicação para a marca, as quais podem chegar diretamente ao seu público alvo no momento em que estão mais receptivos: quando já estão fazendo compras.

 
Como funciona o Retail Media?
 
A Amazon, precursora do retail marketing, tem em seu site, por exemplo, produtos recomendados aos usuários, certo?

Quando um usuário está navegando, fazendo uma compra e até mesmo no momento de fechar o carrinho, recebe diversas recomendações de produtos. No Retail Media, essas recomendações são patrocinadas e impactam o usuário facilmente, visto que são destacadas.

A principal diferença entre essa estratégia varejista e o clássico Ads é que, nesse caso, os dados utilizados para segmentar um anúncio são disponibilizados pelo próprio varejista, e não por plataformas de publicidade.

Esses dados, é claro, são consentidos pelo usuário/consumidor no momento em que estão navegando pela página, através da Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Isso faz com que os dados coletados e entregues sejam muito mais específicos, afinal, o usuário já demonstra seu interesse em produtos X ou Y.

Além disso, se torna dispensável utilizar ferramentas de análise de dados, visto que o próprio retailer os terá.

Esse tipo de anúncio é conhecido como Retail On site, quando a publicidade está localizada no site do retailer/varejista.

Porém, também existe o formato de Retail Off Site, quando a publicidade não está no site do retailer em si no qual o usuário já pode fazer a compra diretamente, e sim em redes sociais, email marketing e notificações push de sites terceiros. Nesse caso, o usuário, ao clicar, será levado a outro site – o de origem – para fazer a compra.


Vantagens do Retail Media
 
Para os retailers/varejistas, ou seja, espaços como a Amazon, essa estratégia é uma fonte adicional de renda. Ao permitir que marcas anunciem em seus canais de venda, os retailers recebem por vender esse espaço, sem necessidade de aumentar preços ou vender mais produtos.

Outros benefícios para os varejistas são:

 
  • Aumento de tráfego, devido ao impacto das marcas em seus canais
     
  • Aumento de transações internas
     
  • Aumento do ticket médio por usuário
     
  • Melhoria na experiência do usuário
     
  • Melhoria na navegabilidade dos seus sites
Por outro lado, as marcas que buscam essa estratégia varejista conseguem alcançar seu público alvo no momento adequado, ou seja, quando os consumidores estão mais dispostos a fazer compras. Dessa forma, as marcas aumentam sua visibilidade, seu público e suas vendas.

Além disso, uma vantagem valiosa é que as marcas tem acesso a dados sobre o seu público alvo consumidor, como as suas preferências e hábitos de compra. Esses dados são fornecidos pelo varejista/retailer e podem ser utilizados para campanhas de marketing.

Outros benefícios para as marcas são:

 
  • Aumento da visibilidade dos seus produtos
     
  • Recomendação muito mais segmentada ao usuário
     
  • Redução de custo em publicidade
     
  • Automação de anúncios e publicidade
     
  • Não depende de cookies de terceiro, pois recebem os dados do próprio varejista
Agora que você já conhece a tendência varejista de Retail Media, que tal considerar a implementação dessa estratégia para gerar ainda mais vendas ao seu negócio?
 
Entre em contato com a equipe Emotive e vamos juntos fazer o seu negócio decolar e crescer ainda mais!




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