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Marketing baseado em dados: utilizando dados para impulsionar o marketing digital

No cenário atual do marketing digital, os dados são o novo ouro. Com o aumento constante da quantidade de informações disponíveis, empresas de todos os setores tem a possibilidade de tomar decisões mais personalizadas e assertivas, melhorando seus resultados. No universo do marketing digital, essa estratégia se dá através da análise de dados, ferramenta essencial para impulsionar e otimizar campanhas de marketing.

Como agência de comunicação focada em resultados, sabemos que o uso inteligente de dados pode ser o diferencial entre uma campanha mediana e uma campanha extraordinária. Neste artigo, vamos explicar o poder dos dados para elevar suas campanhas de marketing digital a um novo patamar.

O que é o marketing baseado em dados?

Como o próprio nome diz, é uma estratégia que se baseia em informações ou dados dos clientes e do público-alvo para criar campanhas e estratégias de marketing.

O objetivo é que toda a comunicação se torne mais assertiva. A melhor maneira de fazer isso é, justamente, através dos dados, que são informações reais rastreadas de diversas maneiras.

Em outra palavra, o foco da técnica é não basear as decisões de marketing em ‘achismo’, e sim em dados concretos que ajudarão a empresa a ter mais resultado, pois os esforços serão direcionados corretamente. Mesmo que ainda sim sejam necessários testes, eles também não são aleatórios, e sim mais direcionados.

Como os dados são coletados?

Principalmente através de grupos focais e estudos de mercado realizados por empresas especialistas no assunto. Porém, hoje em dia podemos utilizar dados coletados na internet, além de utilizar ferramentas específicas que analisam os canais da sua marca e geram relatórios, como Google Analytics e ferramentas de CRM.

Outra possibilidade é fazer enquetes e formulários com os clientes, assim como a análise de redes sociais e interações pode trazer muitas respostas.

Benefícios e ferramentas do marketing baseado em dados

O marketing baseado em dados vai muito além de apenas coletar dados. Ele é acompanhado de diversas possibilidades e ferramentas. Confira as principais, junto aos seus benefícios:

1. Conheça seu público como nunca antes

A maioria das empresas acredita que conhece o seu público-alvo. Porém, ao utilizar dados para o marketing digital, você estará seguro da suposição e assim consegue obter insights reais sobre seus clientes.

Ao coletar e analisar dados sobre o público é possível reunir diversas informações preciosas. Confira algumas:

• Análise de comportamento: ferramentas de analytics podem rastrear como os usuários interagem com seu site e conteúdo e obter informações como quais páginas eles visitam mais e quanto tempo passam em cada seção;

• Segmentação avançada: com dados demográficos, comportamentais e psicográficos, você pode criar personas detalhadas e segmentar seu público com precisão cirúrgica.

• Jornada do cliente: com dados, é mais fácil mapear a jornada do cliente usando para entender como eles chegam à decisão de compra.

2. Otimize seu conteúdo com precisão

Através dos dados, criar conteúdo realmente relevante é mais fácil e eficaz, pois através da análise de desempenho é possível identificar quais os conteúdos geram, de fato, mais engajamento, leads e conversões.

Além disso, com o SEO data-driven é possível usar dados de pesquisa para identificar as palavras-chaves de alto potencial e melhorar o seu conteúdo nos mecanismo de busca, como o Google.

3. Personalize a experiência do usuário

É fato que a personalização é o futuro do marketing digital. Porém, não existe personalização sem dados reais. Através da coleta e análise de dados, é possível aprimorar as campanhas e estratégias de marketing digital utilizando a personalização.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é enviando recomendações personalizadas, através da análise do histórico de navegação e compras de cada usuário.

Além disso, campanhas de e-mail marketing que se adaptam automaticamente conforme o comportamento e preferência do usuário são o pulo do gato.

4. Otimize as campanhas de anúncios

Um dos maiores benefícios do marketing baseado em dados é a capacidade de criar anúncios muito específicos para cliente específicos, facilitando a conversão. O objetivo é atingir o público certo, no momento certo.

Através de dados de comportamento e interesse podemos criar públicos-alvo segmentados e otimizar campanhas a cada um desses grupos. Afinal, mesmo com interesses similares o objetivo final de cada cliente com o produto ou serviço pode ser diferente.

Com isso, o resultado final é de conversões mais altas e clientes muito mais satisfeitos.

5. Preveja tendências e comportamentos

Com o poder dos dados, é também uma possibilidade antecipar as necessidades do público.

Algoritmos de Machine Learning auxiliam a prever comportamentos futuros de compra, o que abre uma ótima brecha para ajustar suas estratégias antes que esse momento chegue.

Além disso, através da análise de dados e monitoramento de redes sociais, é possível identificar tendências do seu nicho e estar sempre à frente.

Agora que você já sabe que no mundo do marketing digital os dados são mais do que números, e sim insights valiosos que podem transformar a estratégia da sua empresa e trazer resultados incríveis, que tal incorporar uma abordagem data-driven em suas campanhas?

Conte com a equipe de especialistas da Emotive! Entre em contato e descubra como podemos transformar seus dados em resultados extraordinários.



 

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