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Como a inteligência artificial está transformando o marketing digital

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversas indústrias, e o marketing digital não é exceção. Devido à sua capacidade de análise e interpretação de formar rápida e precisa, a IA é, hoje, uma ferramenta crucial no marketing digital e está transformando o setor, gerando mais impacto e aumentando a produtividade.

Na Emotive temos observado de perto como a IA está moldando o futuro do marketing, trazendo novas oportunidades e desafios. Neste artigo, apresentamos as principais maneiras pelas quais a IA está transformando o marketing digital e como as empresas podem se beneficiar dessas inovações. Boa leitura!

6 impactos da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Entre os principais usos, os impactos mais recentes e consideráveis da IA no Marketing Digital são:

1. Personalização em massa

Uma das maiores vantagens da IA no marketing digital é a capacidade de personalização em massa. Os algoritmos são capazes de personalizar o conteúdo em função do comportamento e preferências do cliente, a partir da sua navegação.

Com a análise de grandes volumes de dados, a IA permite que as empresas criem campanhas altamente personalizadas, seja para conteúdos ou anúncios e ofertas.

Ao invés de uma abordagem genérica, os consumidores recebem mensagens e ofertas adaptadas às suas necessidades e interesses específicos, o que melhora a experiência do usuário e aumenta a conversão.

Exemplo prático

Em um e-commerce é possível analisar, utilizando a IA, o histórico de compras e até mesmo a interação de cada usuário nas redes sociais. Assim é possível enviar recomendações de produtos personalizadas.

2. Automação de tarefas repetitivas

Uma das maiores vantagens da IA é a automação de tarefas repetitivas e demoradas. No dia a dia de profissionais do marketing, diversas atividades devem ser feitas, e contar com ferramentas de automação alimentadas por IA ajuda muito a eliminar tarefas simples.

Através da automação é possível gerenciar campanhas de e-mail, publicar em redes sociais, responder a perguntas frequentes dos clientes e muito mais.

Dessa forma os profissionais podem direcionar o seu tempo para liberando tempo para estratégias mais criativas e complexas.

Exemplo prático

O mais clássico exemplo são as ferramentas de publicação de conteúdo nas redes sociais. Além disso, chatbots são um exemplo claro dessa automação. Eles podem fornecer atendimento ao cliente 24/7, responder a perguntas comuns, resolver problemas simples e até mesmo ajudar na finalização de compras, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana.

3. Análise preditiva

Os algoritmos de IA ajudam na compreensão dos clientes. Utilizando algoritmos avançados, de aprendizado automático, é possível analisar grandes quantidades de dados de redes sociais, sites e comentários dos clientes.

A principal vantagem é que, assim, a IA pode prever tendências futuras com base em dados de comportamento dos clientes. Também ajuda na melhoria de produtos e serviços e na produção de campanhas.

Isso permite que as empresas tomem decisões mais informadas e planejem suas estratégias de marketing com maior precisão.

Exemplo prático

Um e-commerce pode usar análise preditiva para identificar quais produtos terão maior demanda em determinadas épocas do ano, ajustando então seu estoque e suas campanhas de marketing para maximizar as vendas. Da mesma forma, é possível identificar tendências e informações dos usuários para melhorar o desenvolvimento do produto e da experiência do usuário.

4. Criação de conteúdo

A IA também está começando a desempenhar um papel na criação de conteúdo. Além de as ferramentas de IA terem a capacidade de criar textos, imagens e auxiliarem no processo criativo, pode ajudar a melhorar a qualidade do conteúdo e das campanhas de marketing digital.

Vale frisar que a criatividade humana é insubstituível, mas a IA pode ajudar a acelerar o processo de criação de conteúdo e garantir que ele seja otimizado para SEO, por exemplo, além de outros detalhes técnicos.

Exemplo prático

Uma empresa pode usar uma ferramenta de geração de texto para gerar ideias e referências de conteúdos, os quais deverão ser adaptados e produzidos pela equipe.

5. Publicidade programática

A publicidade programática utiliza IA para comprar e vender espaços publicitários em tempo real.

Isso está transformando o modo em como os anúncios são exibidos para os consumidores, pois é mais fácil e preciso, com a ajuda da IA, segmentar o público e garantir que os anúncios ideais sejam mostrados para os consumidores ideais, no momento perfeito.

Exemplo prático

Dessa forma, uma empresa pode escolher exibir anúncios apenas para usuários que demonstraram interesse em consumir seus produtos, com base em seu comportamento online. Além de aumentar a eficácia das campanhas, essa estratégia reduz o desperdício de recursos.

6. Pesquisa por voz

A possibilidade de pesquisar por voz, tanto no Google quanto utilizando dispositivos como Alexa e Siri, estão transformando a forma em que as pessoas buscam informação. Para não ficar pra trás, deve ser feita uma boa otimização do conteúdo do site de uma empresa para que funcione com a pesquisa por voz.

Afinal, as pessoas pesquisam de maneira diferente utilizando a fala e o texto, portanto possibilidades devem ser analisadas.

Exemplo prático

Além disso, ferramentas baseadas em IA podem analisar dados de pesquisa por voz para entender o comportamento do usuário em sites e em relação à produtos. Esses dados podem ajudar as empresas a identificarem tendências, otimizar conteúdo e impulsionar o marketing digital.

Como você pode perceber, a inteligência artificial está redefinindo o marketing digital, oferecendo novas ferramentas e técnicas para alcançar e engajar os consumidores de maneira mais eficaz. Na Emotive estamos sempre atentos ao que a IA oferece e em como pode beneficiar nossos clientes. 

Se você deseja saber mais sobre como a IA pode transformar a sua estratégia de marketing digital, entre em contato conosco!




Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação