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Imagem de marca: o que é, qual a importância e como criar

A imagem de marca é uma das partes mais importantes na estratégia de marketing de qualquer negócio, afinal, é a percepção que os consumidores têm de uma empresa. Para entender mais sobre Imagem de Marca e saber como criar uma imagem de sucesso, continue a leitura!

Imagem de marca: o que é?
 
Para compreender o que é a imagem de marca, é importante ter claro o que é uma marca.

Uma marca é um nome, termo, símbolo ou a combinação desses itens que serve para identificar o vendedor de um produto e distinguir ele entre os concorrentes. Ou seja, cada marca é única – e deve ser trabalhada para isso.

Além disso, uma marca é o conjunto de valores que os consumidores associam a uma empresa ou produto. 

A Imagem de Marca, por sua vez, é a percepção que os consumidores têm de uma empresa, organização, produto ou serviço.

É o conjunto de elementos tangíveis e intangíveis que representam os valores que a marca busca transmitir aos consumidores.

Ou seja, a imagem de marca é composta por um conjunto de associações, atributos, sentimentos e impressões que as pessoas têm em relação à marca.

Esses elementos podem ser o nome, o logotipo, a paleta de cores, o design e até mesmo os conteúdos gerados por uma empresa. Tudo o que, quando visto pelos consumidores, os fazem criar uma imagem específica dessa marca, guardando na memória como a veem e quais os seus valores.

Para visualizar isso na prática, pense em uma marca e em características que você atribui a ela. Essas características, termos e opiniões são a imagem que você, como consumidor, tem da marca.

Muito mais do que entregar o que cumpre – produtos e serviços de qualidade -, o que realmente faz com que uma marca se destaque entre os consumidores são as emoções, sentimentos e valores que ela transmite através da imagem de marca e da estratégia de branding.

Afinal, não se vendem apenas produtos, e sim experiências e soluções.

A marca, além de ser um ponto chave para identificar um produto, é também uma garantia de qualidade e, quando a imagem de marca é bem trabalhada, é a base para que os consumidores confiem na empresa.

Imagem de marca X Identidade de marca
 
A imagem de marca é a percepção que o público tem sobre como a empresa se apresenta, o que entende dessa marca e como a vê. São os sentimentos e emoções que a marca provoca e é construída com estratégias de ativação e ações de marketing, além de experiências e publicidade. Através disso é que o público acumula opiniões sobre a marca, definindo a maneira como a enxerga e a descreve para alguém.

Já a identidade de marca são os elementos que caracterizam e constroem a marca. É construída através do branding e ajuda a marca a se diferenciar da concorrência, facilitando a identificação do consumidor.

 
Importância da imagem de marca
 
A imagem de marca é um ativo valioso para qualquer negócio.

Ela ajuda a atrair novos clientes, fidelizar os existentes e diferenciar a marca da concorrência.

Afinal, todas as ações feitas pela marca chegam aos consumidores e vão e se acumulando nas suas mentes, até que se forme uma opinião, visão e até mesmo expectativa esperada dessa marca pelo público.

Construir uma boa imagem de marca é a melhor maneira de “controlar” a imagem que o cliente percebe e tem da marca.


Como criar uma imagem de marca forte
 
Para criar uma imagem de marca forte, é importante...
 
  1. Definir a identidade da marca: O primeiro passo é definir a identidade da marca, que inclui os seus valores, atributos e personalidade.
     
  2. Comunicar a identidade da marca: A identidade da marca deve ser comunicada de forma consistente em todos os pontos de contato com o cliente.
     
  3. Construir relacionamentos com os clientes: A melhor maneira de criar uma imagem de marca forte é construir relacionamentos com os clientes. Isso pode ser feito através de um atendimento de qualidade, produtos ou serviços de alta qualidade e uma comunicação transparente.
Estratégias de marketing e dicas para construir a imagem de marca
 
Existem várias estratégias de marketing e maneiras de desenvolver uma imagem de marca eficaz. Algumas das mais eficazes incluem:
 
- Cumprir com as expectativas e entregar o que foi prometido, repercutindo de forma positiva e gerando uma experiência completa conforme o que a marca tem como valores.

- Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de educar os clientes sobre a marca e os seus produtos ou serviços.

- Marketing de relacionamento: investir em uma estratégia focada em construir relacionamentos com os clientes é um passo importante, afinal, quanto mais próximo da marca o cliente se sente, mais se constrói uma boa imagem na mente dele.


 
- Marketing de experiência: O marketing de experiência é uma estratégia que visa criar experiências positivas para os clientes, o que ajuda com que a marca não apenas entregue produtos ou serviços, e sim uma experiência única.

Dica bônus: faça um seguimento constante da imagem da sua marca

As empresas buscam, constantemente, formas de diferenciar sua imagem da imagem dos concorrentes.

Uma imagem forte pode ajudar a destacar a sua marca em um mercado saturado.

Por isso mesmo, é importante estar constantemente analisando a marca e medindo o reconhecimento de marca para saber qual a sua situação atual.

Dessa forma é possível entender quais pontos devem ser melhorados e que parte do universo da marca deve ser atualizado, aprimorado ou alterado, gerando assim uma imagem mais forte e que conversa com o público-alvo.


Para construir uma imagem de marca forte e nunca perder o ponto de como o consumidor está percebendo o seu negócio, conte com a equipe expert Emotive. Entre em contato hoje mesmo!





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