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Growth Marketing: tudo sobre a estratégia de marketing de crescimento

O crescimento do universo digital e a quantidade de dados gerados que circulam nas redes transformaram o marketing nos últimos anos. O Growth Marketing, ou marketing de crescimento, é uma filosofia que surgiu acompanhando essas mudanças. Apesar de ter iniciado em startups, hoje serve para todos os tipos de empresa.

Continue a leitura para saber mais sobre a estratégia!


O que é o Growth Marketing?
 
O Growth Marketing, ou marketing de crescimento, é uma filosofia inovadora que visa impulsionar o crescimento sustentável de empresas através de um processo focado em dados e experimentação.

A ideia é trabalhar em descobrir oportunidades de crescimento constante em um negócio a partir das métricas e o pensamento analítico. Surgiu a partir da necessidade das startups, que sempre buscam manter os leads, transformá-los em clientes e então fidelizá-los.

É uma técnica do marketing integral e funciona como um processo modulado que escala experimentos para ajustá-los às necessidades comerciais e objetivos financeiros da empresa a longo prazo.

Ao contrário do marketing tradicional, que se concentra em campanhas pontuais, o Growth Marketing se baseia em uma estratégia holística que acompanha o cliente em todo o seu ciclo de vida.

Um dos principais pontos do Growth Marketing é integrar uma forte capacidade analítica com processos ágeis para oferecer resultados mais rápidos a baixo custo.


Como o Growth Marketing funciona?
 
O Growth Marketing funciona através de um ciclo de 4 etapas:

1 - Aquisição: Em primeiro momento, o objetivo é atrair novos clientes para o seu negócio através de diversos canais, como marketing de conteúdo, mídias sociais, anúncios pagos, etc.

2 - Ativação: Então, o próximo passo é transformar esses novos clientes em usuários ativos do produto ou serviço, proporcionando uma experiência de onboarding impecável e conteúdos relevantes.

3 - Retenção: Agora, é hora de fazer com que os clientes retornem e utilizem seu produto ou serviço com frequência, criando programas de fidelização, recompensas e ofertas personalizadas.

4 - Recomendação: Como final feliz, a ideia é incentivar os clientes satisfeitos a indicar o negócio para amigos e familiares, através de programas de referral e gamificação.

Uma das maiores e mais utilizadas táticas do marketing de crescimento é oferecer algo ao usuário/cliente que indica e traz um novo usuário. Empresas como Airbnb, Uber e até mesmo a DropBox trabalharam e trabalham dessa maneira.

Com uma estratégia de recomendação, os clientes já fidelizados ‘trabalham’ para a marca.


Growth Marketing X Growth Hacking
 
É normal confundir os termos, mas é importante saber a diferença.

Growth significa crescimento, o que quer dizer que o marketing, nesse caso, tem um alcance mais amplo do produto ou serviço. Para conseguir um marketing eficaz, em muitos momentos é necessário mudar a oferta e isso implica em alterações em todo o negócio e planeamento.

O Growth Marketing globaliza o processo de conversão e toda a empresa para que o produto ou serviço estejam bem alinhados em todas as etapas.

Já o Growth Hacking está relacionado a tornar uma marca viral através da experiência dos usuários.

Enquanto o growth marketing tem uma visão ampla que busca desenvolver e dar valor a um negócio em um período de longo prazo, o growth hacking trabalha a curto prazo.


Quais os diferenciais e vantagens do marketing de crescimento?
 
O Growth Marketing se diferencia do marketing tradicional por 5 características principais:

1 - Foco em dados: A base do Growth Marketing é a análise de dados para entender o comportamento do cliente e tomar decisões estratégicas.

2 - Experimentação constante: A estratégia testa e valida diferentes hipóteses para otimizar cada etapa do funil de conversão.

3 - Agilidade: O Growth Marketing busca soluções rápidas e escaláveis para impulsionar o crescimento do negócio.

4 - Cultura de aprendizado: O profissional responsável está sempre buscando aprender e se adaptar às novas tendências do mercado.

5 - Visão holística: O Growth Marketing considera o cliente como um todo, desde a sua primeira interação com a marca até a sua fidelização.

 
Benefícios do Growth Marketing
 
Além do foco no cliente e na tomada de decisões a cada etapa, sempre considerando o ciclo de vida do consumidor, os principais benefícios do marketing de crescimento são:

• Crescimento exponencial da base de clientes

• Aumento da retenção e fidelização de clientes

• Melhor retorno sobre investimento (ROI)

• Maior conhecimento do público-alvo

• Tomada de decisões baseadas em dados

• Cultura de inovação e experimentação

• Rápido lançamento no mercado, o que significa maior e mais rápida presença da marca quando comparado a grades iniciativas que levam muito tempo.

Agora que você já sabe que o Growth Marketing é uma ferramenta poderosa que pode ajudar empresas de todos os tamanhos a alcançar um crescimento exponencial, que tal implementar uma estratégia de Growth Marketing no seu negócio?


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