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Storytelling Visual: o poder dos elementos visuais no marketing digital

O ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido quanto faz hoje. Vivemos saturados de informações e, entre imagens e vídeos instantâneos, para destacar uma marca atualmente é preciso encontrar maneiras mais visuais de promoção. O storytelling visual é um grande aliado nessa jornada.

Continue a leitura para entender mais sobre o conceito que deve fazer parte da estratégia de marketing digital do seu negócio!


O que é storytelling visual?
 
O storytelling visual é uma técnica que tem como foco contar histórias através de imagens, elementos visuais ou recursos gráficos.

O objetivo é chamar a atenção do usuário em poucos segundos, afinal, se não for assim ele seguirá navegando e o conteúdo passará despercebido.

A narrativa visual vai além de simplesmente mostrar algo, ela transmite emoções, ideias e mensagens de forma impactante.

Ou seja, o storytelling visual é a chave para conquistar mais audiência no mundo digital. Através de imagens, vídeos e outros elementos visuais, podemos criar histórias envolventes e memoráveis que conectam sua marca ao público de forma autêntica e eficaz.

Pouco importa se a presença do seu negócio no digital é pequena ou grande. O que realmente importa é contar com uma boa estratégia para contar história. Quando bem feita, as vantagens são diversas.


Exemplos de storytelling visual
 
A Nike é um excelente exemplo quando o assunto é storytelling visual. Através de recursos gráficos, imagens e vídeos, a marca transmite mensagens inspiradoras que se conectam com o público-alvo.

Muito além de focar na venda, o storytelling constrói uma base para a marca, aumentando a conexão entre ela e o usuário e/ou cliente.

A Coca-Cola também é mestre no assunto. Basta lembrar-se dos comerciais de natal para perceber a construção de uma história que envolve, emociona e deixa uma mensagem.

A GoPro também é expert no assunto. O seu instagram, por exemplo, é repleto de imagens e vídeos de viagens e aventuras, inclusive produzidas pelos próprios clientes.



A mensagem é simples e direta, mas muito bem trabalhada.
 
Vantagens do storytelling visual no marketing digital
 
Entre as principais vantagens de usar o storytelling visual no marketing digital, estão:

Exige menos do usuário

O cérebro humano processa imagens muito mais rápido do que processa textos. Isso não significa que o texto e o copywriting não são importantes, muito pelo contrário.

Porém, significa que o conteúdo visual que acompanha textos e frases deve ser muito melhor construído através do storytelling visual para que conquiste o usuário rapidamente.

Gera impacto emocional

As imagens e vídeos evocam emoções e criam uma conexão mais profunda com a marca.

Que atire a primeira pedra quem não tem uma campanha publicitária guardada no fundo da memória porque se emocionou com a história. Essa conexão criada entre marca e consumidor é muito poderosa, gera fidelidade por parte do cliente e dá força à marca.

É mais memorável

Uma boa história fica na cabeça, mas uma história contada de maneira gráfica emociona muito mais. Além disso, se torna muito mais memorável.

É bem provável que você tenha algum comercial “queridinho” em mente, aquele que nunca esqueceu. O responsável é o storytelling visual, ou seja, a história foi muito bem contada graficamente e mexeu com o seu emocional.

Facilita a compreensão

As informações visuais são processadas mais rapidamente pelo cérebro, tornando a mensagem mais clara e memorável.

Ajudam na persuasão

Recursos visuais são muito mais persuasivos, ponto importante para marcas que buscam aumentar suas vendas.

Aumenta o engajamento

O conteúdo visual é mais propenso a ser compartilhado e curtido nas redes sociais.

Amplia o alcance

As imagens e vídeos transcendem barreiras linguísticas e culturais, alcançando um público mais amplo.

 
Storytelling visual no marketing digital: 3 pontos principais
 
Quando utilizado no marketing digital, a técnica de storytelling visual deve abarcar 3 pontos principais.

É preciso ter coerência com a audiência, afinal, não basta criar ótimas histórias se elas não irão se conectar com o público-alvo.

A coerência é também crucial. É importante ter um estilo em todos os conteúdos, buscando coerência visual em todos os conteúdos que serão publicados, independente do canal.

Por último, mas não menos importante, a conexão é um dos principais pontos nessa estratégia. É preciso adaptar os conteúdos de acordo com o formato. Uma história contada em um e-mail terá um formato diferente do que uma história contada em vídeo no instagram. A mensagem é a mesma, mas o como é diferente.

Agora que você já sabe que o storytelling visual é uma ferramenta poderosa para o marketing digital, que tal começar a contar a história do seu negócio hoje mesmo?





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