O que é o Google Tag Manager e quais os seus benefícios? Growth Marketing: tudo sobre a estratégia de marketing de crescimento Postado por admin em 5 de Março de 2024 em Publicidade O ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido quanto faz hoje. Vivemos saturados de informações e, entre imagens e vídeos instantâneos, para destacar uma marca atualmente é preciso encontrar maneiras mais visuais de promoção. O storytelling visual é um grande aliado nessa jornada. Continue a leitura para entender mais sobre o conceito que deve fazer parte da estratégia de marketing digital do seu negócio! O que é storytelling visual? O storytelling visual é uma técnica que tem como foco contar histórias através de imagens, elementos visuais ou recursos gráficos. O objetivo é chamar a atenção do usuário em poucos segundos, afinal, se não for assim ele seguirá navegando e o conteúdo passará despercebido. A narrativa visual vai além de simplesmente mostrar algo, ela transmite emoções, ideias e mensagens de forma impactante. Ou seja, o storytelling visual é a chave para conquistar mais audiência no mundo digital. Através de imagens, vídeos e outros elementos visuais, podemos criar histórias envolventes e memoráveis que conectam sua marca ao público de forma autêntica e eficaz. Pouco importa se a presença do seu negócio no digital é pequena ou grande. O que realmente importa é contar com uma boa estratégia para contar história. Quando bem feita, as vantagens são diversas. Exemplos de storytelling visual A Nike é um excelente exemplo quando o assunto é storytelling visual. Através de recursos gráficos, imagens e vídeos, a marca transmite mensagens inspiradoras que se conectam com o público-alvo. Muito além de focar na venda, o storytelling constrói uma base para a marca, aumentando a conexão entre ela e o usuário e/ou cliente. A Coca-Cola também é mestre no assunto. Basta lembrar-se dos comerciais de natal para perceber a construção de uma história que envolve, emociona e deixa uma mensagem. A GoPro também é expert no assunto. O seu instagram, por exemplo, é repleto de imagens e vídeos de viagens e aventuras, inclusive produzidas pelos próprios clientes. A mensagem é simples e direta, mas muito bem trabalhada. Vantagens do storytelling visual no marketing digital Entre as principais vantagens de usar o storytelling visual no marketing digital, estão: Exige menos do usuário O cérebro humano processa imagens muito mais rápido do que processa textos. Isso não significa que o texto e o copywriting não são importantes, muito pelo contrário. Porém, significa que o conteúdo visual que acompanha textos e frases deve ser muito melhor construído através do storytelling visual para que conquiste o usuário rapidamente. Gera impacto emocional As imagens e vídeos evocam emoções e criam uma conexão mais profunda com a marca. Que atire a primeira pedra quem não tem uma campanha publicitária guardada no fundo da memória porque se emocionou com a história. Essa conexão criada entre marca e consumidor é muito poderosa, gera fidelidade por parte do cliente e dá força à marca. É mais memorável Uma boa história fica na cabeça, mas uma história contada de maneira gráfica emociona muito mais. Além disso, se torna muito mais memorável. É bem provável que você tenha algum comercial “queridinho” em mente, aquele que nunca esqueceu. O responsável é o storytelling visual, ou seja, a história foi muito bem contada graficamente e mexeu com o seu emocional. Facilita a compreensão As informações visuais são processadas mais rapidamente pelo cérebro, tornando a mensagem mais clara e memorável. Ajudam na persuasão Recursos visuais são muito mais persuasivos, ponto importante para marcas que buscam aumentar suas vendas. Aumenta o engajamento O conteúdo visual é mais propenso a ser compartilhado e curtido nas redes sociais. Amplia o alcance As imagens e vídeos transcendem barreiras linguísticas e culturais, alcançando um público mais amplo. Storytelling visual no marketing digital: 3 pontos principais Quando utilizado no marketing digital, a técnica de storytelling visual deve abarcar 3 pontos principais. É preciso ter coerência com a audiência, afinal, não basta criar ótimas histórias se elas não irão se conectar com o público-alvo. A coerência é também crucial. É importante ter um estilo em todos os conteúdos, buscando coerência visual em todos os conteúdos que serão publicados, independente do canal. Por último, mas não menos importante, a conexão é um dos principais pontos nessa estratégia. É preciso adaptar os conteúdos de acordo com o formato. Uma história contada em um e-mail terá um formato diferente do que uma história contada em vídeo no instagram. A mensagem é a mesma, mas o como é diferente. Agora que você já sabe que o storytelling visual é uma ferramenta poderosa para o marketing digital, que tal começar a contar a história do seu negócio hoje mesmo? Entre em contato com a equipe Emotive! Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 2 O ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido quanto faz hoje. Vivemos saturados de informações e, entre imagens e vídeos instantâneos, para destacar uma marca atualmente é preciso encontrar maneiras mais visuais de promoção. O storytelling visual é um grande aliado nessa jornada. 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