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Growth Hacking: como a estratégia ajuda o seu negócio a conquistar um crescimento exponencial

O cenário empresarial atual é altamente competitivo e está sempre em evolução. Dessa forma, buscar um crescimento rápido e sustentável é uma prioridade para todas as empresas. Com a união do marketing digital e o seu universo dinâmico, é preciso focar em estratégias que fogem do tradicional. E aí que entra o poder do Growth Hacking.
Continue a leitura para entender mais!

O que é Growth Hacking?
 
O Growth Hacking é uma metodologia que combina marketing, desenvolvimento de produto e análise de dados para então identificar as maneiras mais eficientes e econômicas de fazer um negócio crescer.

O seu foco é o crescimento rápido e escalável através da experimentação constante, do uso de dados e da criatividade. Através de técnicas inovadoras, se aprende com os resultados e as ações são otimizadas para alcançar e gerar o máximo de impacto para o crescimento de um negócio. 

O termo foi cunhado por Sean Ellis em 2010 e hoje é amplamente utilizado por startups e empresas como um todo.

A principal diferença com o marketing tradicional é que, no Growth Hacking, o objetivo é crescer rapidamente com recursos limitados.

Princípios fundamentais do Growth Hacking

Entre os principais, podemos citar:

• Foco no produto: O produto deve ser capaz de se vender sozinho e os usuários devem amá-lo. A ideia é que os próprios usuários reais queiram compartilhar sobre.

• Experimentação contínua: Tudo deve ser testado, medido e adaptado. A ideia é que diversas e multidisciplinares abordagens sejam testadas e, as que não funcionam, rapidamente descartadas.

• Análise de dados: No Growth Hacking, as decisões são baseadas em dados, não em intuição. O foco está cem por cento em métricas e KPIs.

• Criatividade: Encontrar soluções inovadoras e não convencionais é essencial para se destacar em um mercado saturado.

• Escalabilidade: As estratégias devem ser escaláveis para suportar um crescimento rápido e sustentável.


Primeiros passos para criar estratégias de Growth Hacking
 
Vamos te ajudar a desvendar os segredos dessa metodologia poderosa e te mostrar como implementá-la na sua empresa.

1. Defina seus objetivos e métricas

Antes de começar qualquer ação de Growth Hacking, é crucial ter clareza sobre seus objetivos específicos e as métricas que os acompanham.

O que você deseja alcançar com o Growth Hacking? Algumas opções são aumentar o número de leads, vender mais produtos, melhorar a retenção de clientes e assim por diante.  

A partir da definição dos objetivos, escolha as métricas e comece.

2. Conheça seu público-alvo

Para que suas ações de Growth Hacking sejam eficazes, você precisa entender profundamente seu público-alvo.

3. Experimente e aprenda

O Growth Hacking se baseia na experimentação constante. Teste diferentes hipóteses, ideias criativas e canais de marketing para ver o que funciona melhor para o seu público-alvo, sempre analisando com dados reais e métricas.
Técnicas de Growth Hacking

Entre tantas, as principais e mais utilizadas técnicas de Growth Hacking são:

1. Otimização para mecanismos de Busca (SEO)

Melhorar a visibilidade do site nos resultados de busca orgânica é uma estratégia fundamental. Ou seja, fazer com que o site do seu negócio seja encontrado facilmente e nas primeiras buscas do Google e demais buscadores.
Isso envolve otimização on-page, construção de backlinks e criação de conteúdo relevante, além de estratégia de palavras-chave.

2. Marketing de conteúdo

Criar conteúdo valioso e relevante para atrair e engajar o público-alvo é uma das principais estratégias. Pode incluir blogs, vídeos, podcasts e infográficos, tudo depende do seu negócio e, principalmente, do público-alvo.

3. Engenharia social

Utilizar a psicologia do comportamento humano para criar produtos e campanhas mais eficazes faz toda a diferença. É tão sutil que não é notado, mas influencia muito. Por exemplo, é possível usar a escassez ou a prova social para aumentar as conversões.

4. Gamificação

Incorporar elementos de jogos na experiência do usuário para aumentar o engajamento e a retenção é uma ideia inovadora que gera vínculo e tração.

5. Referral Marketing

Incentivar os usuários existentes a indicar novos clientes, como fez o Dropbox, que oferecia espaço de armazenamento extra para indicações. Isso faz com que rapidamente o negócio seja escalado sem muito custo, além de gerar indicação gratuita e ajudar a construir força no nome e branding da marca.

6. Automação

Usar ferramentas de automação para personalizar a experiência do usuário e otimizar as campanhas de marketing faz toda a diferença, pois se torna único e direcionado.

Cases de sucesso

Além do dropbox, que citamos anteriormente, o Spotify aproveitou a integração com o Facebook para crescer rapidamente. Para isso, apenas foi necessário permitir que os usuários compartilhassem facilmente o que estavam ouvindo em suas redes sociais, aumentando a visibilidade da plataforma e atraindo novos usuários.

Da mesma forma, a Netflix utilizou a personalização de conteúdo e recomendação baseada em algoritmo para seguir engajando os usuários.

Vale lembrar que o Growth Hacking não é uma fórmula mágica para o sucesso instantâneo. Como você pode ver, requer dedicação, trabalho duro e aprendizado contínuo.

Se estiver buscando um crescimento exponencial do seu negócio, vale muito a pena investir na técnica. Conte com a Emotive para criar estratégias poderosas de Growth Hacking para o seu negócio.


Podemos te ajudar a alcançar um crescimento exponencial e conquistar seus objetivos no mercado digital! Ente em contato hoje mesmo.




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