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5 erros comuns no Google Ads e como evitá-los

Como uma agência de comunicação especializada em marketing digital, sabemos o quão desafiador pode ser criar e gerenciar campanhas eficazes no Google Ads. Muitas empresas cometem erros comuns que podem prejudicar o desempenho de suas campanhas e desperdiçar seu orçamento de publicidade.

Neste post, vamos compartilhar 5 erros comuns no Google Ads e como você pode evitá-los. Continue a leitura!

A importância do Google Ads

As campanhas de Google Ads são excelentes ferramentas para gerar visibilidade ao seu negócio, para que então seja possível captar novos clientes e aumentar as vendas.

A função do Google Ads é gerar publicidade online em troca de um investimento financeiro que varia conforme as pretensões e objetivo do anunciante.

Por isso mesmo, não basta anunciar, é preciso criar uma estratégia completa que engloba diversas pontas da empresa.

Afinal, além de um excelente anúncio é preciso contar com uma comunicação sólida já construída ou em construção.

5 erros comuns no Google Ads e como evitá-los

As estratégias de Google Ads também tem o objetivo de melhorar o posicionamento da empresa nos resultados em buscadores, como o próprio Google.

Sem dúvidas, é uma ferramenta decisiva na hora de alcançar resultados inclusive a curto prazo. Mas isso só pode acontecer se a estratégia for sólida e alguns erros básicos não sejam cometidos.

Os principais erros que devem ser evitados a todo custo, são:

1. Começar a campanha sem um planejamento

Em qualquer estratégia de marketing é imprescindível planejar antes de começar. É, com certeza, o erro mais grave, pois irá influenciar em todo o resultado da campanha.

Na etapa de planejamento é preciso definir orçamento, estrutura, público-alvo, objetivo e muito mais.

É importante que a estrutura esteja sempre desenhada a partir da otimização direta no Google Ads, ou seja, deve partir da configuração de campanha – grupo de anúncios – anúncios.

Se a estrutura não está bem desenhada, há o risco de que os cliques e as conversões sejam baixos e os custos por cliques sejam altos, o que significa baixa rentabilidade.

2. Não segmentar o público-alvo corretamente

Um dos erros mais comuns é não segmentar adequadamente o público-alvo. Sem uma segmentação precisa, as campanhas podem ser exibidas para pessoas que não estão interessadas nos respectivos produtos ou serviços, resultando em um baixo retorno sobre o investimento (ROI).

Para evitar esse possível erro, é essencial definir o público-alvo através de dados demográficos, interesses e comportamentos, além de utilizar as listas de remarketing e por último, mas não menos importante, criar grupos de anúncios específicos para cada segmento de público, personalizando cada ação.

3. Usar palavras-chave irrelevantes ou muito amplas

As campanhas de Google Ads são baseadas em determinadas palavras, conhecidas como palavras-chave. Essas palavras são – ou deveriam ser - as mesmas que o cliente em potencial utiliza para buscar um produto ou serviço.
Assim, quando bem utilizadas, são as responsáveis por fazer com que o seu negócio apareça nos primeiros resultados.

Um erro comum é usar palavras-chave irrelevantes ou excessivamente amplas nas campanhas. Isso pode levar a cliques de baixa qualidade e aumentar o custo por clique (CPC).

Para evitar esse problema, é crucial fazer um estudo aprofundado das palavras-chave relevantes tanto para o seu negócio quanto para o objetivo da ação em si.

Além disso, faz diferença usar palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e têm menos concorrência.

4. Não utilizar as correspondências ou as palavras-chave negativas

O Google Ads permite a utilização de quatro tipos diferentes de correspondências para palavras-chave: ampla, modificador de correspondência ampla, frase e exata.

Ou seja, além das suas palavras-chave, é importante definir as correspondências, para atingir ainda mais pessoas, mas da maneira certa.

Pense que quanto mais amplo for o tipo de correspondência, maior será o alcance do tráfego de clientes em potencial.

Porém, quanto mais específica for a opção, mais relevante será a palavra-chave no momento da pesquisa. É preciso balancear a partir da sua estratégia.

Dentro do mesmo tema, também é fundamental utilizar palavras-chave negativas. Elas são palavras que devem ser pensadas e definidas para que, caso um usuário busque algo com elas, o anúncio não apareça.

Se elas não forem definidas, podem provocar cliques indesejados, além de diminuir a taxa de CTR (taxa de cliques) e conversões.

5. Negligenciar a otimização da página de destino

Por último, mas não menos importante, um erro grave é perder um cliente quase conquistado.

Ou seja, o cliente chegou até o anúncio, foi impactado e clicou, mas ao chegar à landing page (página de destino), encontra um site nada otimizado e com um design sem sentido.

A landing page deve convencer um usuário a se tornar um cliente, portanto ela deve incentivar a compra ou a conclusão de uma ação, como a inscrição em uma newsletter, através dos seus atributos: design, storytelling, User Experience e assim por diante.

EXTRA: Definir orçamentos e lances inadequados

Por fim, saber definir bem os orçamentos e lances é a cereja do bolo.

Orçamentos muito baixos podem limitar o alcance das campanhas, enquanto lances muito altos podem resultar em custos excessivos.

A boa notícia é que é possível ajustar os lances e podem ser utilizadas estratégias de lances automáticos, criando lances inteligentes.

Esses são apenas alguns dos erros mais comuns. Como comentamos, cada empresa seguirá uma estratégia, portanto cada caso trará consigo desafios e características únicas, o que interfere completamente nas melhores práticas de anúncio.

A equipe Emotive está sempre pronta para ajudar os seus clientes a alcançar seus objetivos de marketing digital. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a ter sucesso com o Google Ads.




 

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação