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Estratégias de conversão para e-commerce: transformando visitantes em clientes

Que sem visitas ao site não há vendas, é fato. Porém, atrair visitantes para seu site é apenas metade da batalha. O verdadeiro desafio é converter esses visitantes em clientes.

Para alcançar esse objetivo, é essencial implementar estratégias eficazes de conversão para e-commerce.

Hoje, vamos explorar algumas das melhores práticas que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. Continue a leitura!

Taxa de conversão: o que é?

Inicialmente, é crucial entender o que é a conversão, e porque é tão valioso fazer com que a sua taxa aumente.

A taxa de conversão nada mais é do que a porcentagem de visitantes do site do seu negócio que deixam de apenas olhar ou navegar e completam uma ação concreta. Neste caso, o objetivo é que a ação seja uma compra finalizada. O objetivo é reter esses visitantes e transformá-los em clientes.

Para entender a sua taxa de conversão atual, é muito simples. Basta dividir o número total de pedidos pelo número total de visitas únicas ao site. Depois, multiplique por 100 para ter a porcentagem.

Não existe um número perfeito, pois cada negócio é único. Em 2023, a média global de taxa de conversão em e-commerce foi de 3,68%. Empresas muito recentes podem se basear em 1 a 2% para o seu início.

Estratégias de conversão para e-commerce

A otimização da taxa de conversão de um e-commerce, também conhecida como CRO (do inglês Conversion Rate Optimization) refere-se a gama de estratégias que podem aumentar a porcentagem de visitantes do seu site que realizam conversões, ou seja, façam compras.

Isso pode ser feito em qualquer ponto de contato com o cliente, desde a página inicial até as páginas de produtos e a experiência de checkout.

São várias as estratégias de conversão para e-commerce. Isso não significa que todas devem ser feitas por todos os negócios e ao mesmo tempo, afinal, cada empresa é única e tudo varia conforme objetivo, público-alvo e situação atual.

De forma geral, as principais estratégias de conversão para e-commerce são:

1. Otimização da Experiência do Usuário (UX)

A experiência do usuário é chave para a conversão, pois é muito fácil para um usuário desistir da compra ao se deparar com um site complicado de utilizar.

Um site bem projetado, fácil de navegar e visualmente atraente pode fazer uma grande diferença. Considere os seguintes aspectos:

• Velocidade do site: garanta que seu site tenha um rápido carregamento, para evitar que os visitantes abandonem o site. Usar hosting e comprimir imagens pode ajudar, além de habilitar o armazenamento do cache do navegador;

• Design responsivo: com o aumento do uso de dispositivos móveis, é crucial que seu site seja responsivo e funcione perfeitamente em qualquer tipo de dispositivo;

• Navegação intuitiva: facilite a localização de produtos com menus claros e uma barra de pesquisa eficiente. Para isso, planifique a arquitetura do site com cuidado, simplifique as opções de menu e crie links internos de forma lógica.

2. Descrição e imagens de produtos de alta qualidade

Comprar online exige confiança e segurança por parte do cliente. Portanto, as descrições e imagens devem compensar a falta de interação física e facilitar a decisão do cliente.

Imagens de alta resolução e realmente fiéis aos produtos devem fazer parte da estratégia, além de incluir a funcionalidade de zoom de qualidade. Se possível, imagens do produto ou serviço sendo usado também ajudam com contexto.

Além disso, as descrições devem ser bem detalhadas e devem incluir dimensões, materiais, instruções de uso e benefícios do produto.

3. Prova social e avaliações de clientes

Assim como imagens de alta qualidade e boas descrições, as avaliações e recomendações de antigos compradores influenciam significativamente nas decisões de compra de novos visitantes.

Incentive os clientes a deixar comentários e avaliações e as exiba nas páginas dos produtos, dando destaque. No caso de um serviço, estudos de caso e depoimentos ajudam muito.

4. Facilidade no processo de checkout

Quantas vezes você já encontrou um e-commerce com o produto que buscava, mas o processo de finalizar a compra era complexo e demorado?

Esse é um erro comum que afasta muitos clientes que estavam a segundos de fechar uma compra.

Para que seja mais simples, reduza o número de etapas no processo de checkout, pedindo apenas os dados realmente necessários, e permita a compra como convidado, ou seja, sem login.

Além disso, ofereça várias opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, PayPal e outras carteiras digitais. Da mesma forma, faz toda a diferença oferecer várias opções de entrega.

5. Remarketing e recuperação de carrinho abandonado
 
Nem todos os visitantes comprarão na primeira visita. Para não perder essa oportunidade, existem estratégias de remarketing podem ajudar a trazê-los de volta.

A principal maneira é utilizar anúncios de remarketing para lembrar os visitantes de produtos que visualizaram.

Outra estratégia poderosa é enviar e-mails automáticos para lembrar os clientes de itens deixados no carrinho, oferecendo um incentivo – como um desconto ou frete grátis - para finalizar a compra.

6. Descontos e ofertas

Descontos e ofertas são estratégias já comuns em e-commerce, mas que seguem fazendo muita diferença na conversão de visitantes em clientes.

Envios gratuitos a partir de X reais em compras ou cupons exclusivos são os mais comuns, mas podem ser criadas diversas estratégias para o envio desses presentes, como a necessidade de que o cliente se registre em uma landing page, por exemplo.

A otimização da conversão de e-commerce é uma prática contínua e em evolução, não uma solução única para todos, assim, é valioso incorporar uma ampla gama de abordagens de otimização, desde que elas sejam monitoradas e otimizadas continuamente.

No fim das contas, lembre-se de que a chave é oferecer uma experiência de compra excepcional que atenda às necessidades e expectativas dos seus clientes.

Agora que você já sabe mais sobre estratégias de conversão para e-commerce, que tal analisar o seu e-commerce e aprimorar diversos detalhes que farão a diferença na taxa de conversão?


Conte com a Emotive para que o seu e-commerce seja um sucesso e os visitantes se tornem clientes fiéis. Entre em contato!





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