Automação de E-mail Marketing: o que é e quais as vantagens da estratégia A importância do SEO na prospecção de clientes Postado por admin em 19 de Setembro de 2024 em Publicidade Que sem visitas ao site não há vendas, é fato. Porém, atrair visitantes para seu site é apenas metade da batalha. O verdadeiro desafio é converter esses visitantes em clientes. Para alcançar esse objetivo, é essencial implementar estratégias eficazes de conversão para e-commerce. Hoje, vamos explorar algumas das melhores práticas que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. Continue a leitura! Taxa de conversão: o que é? Inicialmente, é crucial entender o que é a conversão, e porque é tão valioso fazer com que a sua taxa aumente. A taxa de conversão nada mais é do que a porcentagem de visitantes do site do seu negócio que deixam de apenas olhar ou navegar e completam uma ação concreta. Neste caso, o objetivo é que a ação seja uma compra finalizada. O objetivo é reter esses visitantes e transformá-los em clientes. Para entender a sua taxa de conversão atual, é muito simples. Basta dividir o número total de pedidos pelo número total de visitas únicas ao site. Depois, multiplique por 100 para ter a porcentagem. Não existe um número perfeito, pois cada negócio é único. Em 2023, a média global de taxa de conversão em e-commerce foi de 3,68%. Empresas muito recentes podem se basear em 1 a 2% para o seu início. Estratégias de conversão para e-commerce A otimização da taxa de conversão de um e-commerce, também conhecida como CRO (do inglês Conversion Rate Optimization) refere-se a gama de estratégias que podem aumentar a porcentagem de visitantes do seu site que realizam conversões, ou seja, façam compras. Isso pode ser feito em qualquer ponto de contato com o cliente, desde a página inicial até as páginas de produtos e a experiência de checkout. São várias as estratégias de conversão para e-commerce. Isso não significa que todas devem ser feitas por todos os negócios e ao mesmo tempo, afinal, cada empresa é única e tudo varia conforme objetivo, público-alvo e situação atual. De forma geral, as principais estratégias de conversão para e-commerce são: 1. Otimização da Experiência do Usuário (UX) A experiência do usuário é chave para a conversão, pois é muito fácil para um usuário desistir da compra ao se deparar com um site complicado de utilizar. Um site bem projetado, fácil de navegar e visualmente atraente pode fazer uma grande diferença. Considere os seguintes aspectos: • Velocidade do site: garanta que seu site tenha um rápido carregamento, para evitar que os visitantes abandonem o site. Usar hosting e comprimir imagens pode ajudar, além de habilitar o armazenamento do cache do navegador; • Design responsivo: com o aumento do uso de dispositivos móveis, é crucial que seu site seja responsivo e funcione perfeitamente em qualquer tipo de dispositivo; • Navegação intuitiva: facilite a localização de produtos com menus claros e uma barra de pesquisa eficiente. Para isso, planifique a arquitetura do site com cuidado, simplifique as opções de menu e crie links internos de forma lógica. 2. Descrição e imagens de produtos de alta qualidade Comprar online exige confiança e segurança por parte do cliente. Portanto, as descrições e imagens devem compensar a falta de interação física e facilitar a decisão do cliente. Imagens de alta resolução e realmente fiéis aos produtos devem fazer parte da estratégia, além de incluir a funcionalidade de zoom de qualidade. Se possível, imagens do produto ou serviço sendo usado também ajudam com contexto. Além disso, as descrições devem ser bem detalhadas e devem incluir dimensões, materiais, instruções de uso e benefícios do produto. 3. Prova social e avaliações de clientes Assim como imagens de alta qualidade e boas descrições, as avaliações e recomendações de antigos compradores influenciam significativamente nas decisões de compra de novos visitantes. Incentive os clientes a deixar comentários e avaliações e as exiba nas páginas dos produtos, dando destaque. No caso de um serviço, estudos de caso e depoimentos ajudam muito. 4. Facilidade no processo de checkout Quantas vezes você já encontrou um e-commerce com o produto que buscava, mas o processo de finalizar a compra era complexo e demorado? Esse é um erro comum que afasta muitos clientes que estavam a segundos de fechar uma compra. Para que seja mais simples, reduza o número de etapas no processo de checkout, pedindo apenas os dados realmente necessários, e permita a compra como convidado, ou seja, sem login. Além disso, ofereça várias opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, PayPal e outras carteiras digitais. Da mesma forma, faz toda a diferença oferecer várias opções de entrega. 5. Remarketing e recuperação de carrinho abandonado Nem todos os visitantes comprarão na primeira visita. Para não perder essa oportunidade, existem estratégias de remarketing podem ajudar a trazê-los de volta. A principal maneira é utilizar anúncios de remarketing para lembrar os visitantes de produtos que visualizaram. Outra estratégia poderosa é enviar e-mails automáticos para lembrar os clientes de itens deixados no carrinho, oferecendo um incentivo – como um desconto ou frete grátis - para finalizar a compra. 6. Descontos e ofertas Descontos e ofertas são estratégias já comuns em e-commerce, mas que seguem fazendo muita diferença na conversão de visitantes em clientes. Envios gratuitos a partir de X reais em compras ou cupons exclusivos são os mais comuns, mas podem ser criadas diversas estratégias para o envio desses presentes, como a necessidade de que o cliente se registre em uma landing page, por exemplo. A otimização da conversão de e-commerce é uma prática contínua e em evolução, não uma solução única para todos, assim, é valioso incorporar uma ampla gama de abordagens de otimização, desde que elas sejam monitoradas e otimizadas continuamente. No fim das contas, lembre-se de que a chave é oferecer uma experiência de compra excepcional que atenda às necessidades e expectativas dos seus clientes. Agora que você já sabe mais sobre estratégias de conversão para e-commerce, que tal analisar o seu e-commerce e aprimorar diversos detalhes que farão a diferença na taxa de conversão? Conte com a Emotive para que o seu e-commerce seja um sucesso e os visitantes se tornem clientes fiéis. Entre em contato! Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Que sem visitas ao site não há vendas, é fato. Porém, atrair visitantes para seu site é apenas metade da batalha. O verdadeiro desafio é converter esses visitantes em clientes. Para alcançar esse objetivo, é essencial implementar estratégias eficazes de conversão para e-commerce. Hoje, vamos explorar algumas das melhores práticas que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. Continue a leitura! 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