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Como criar uma estratégia de marketing digital integrada

Ter uma presença online não é mais o suficiente. Hoje, isso é o básico. Para se destacar e alcançar resultados realmente significativos, o que faz a diferença é desenvolver uma estratégia de marketing digital integrada.
 
Mas o que isso significa exatamente e como você pode implementá-la em seu negócio? Continue a leitura e descubra tudo sobre o marketing digital integrado.

O que é o marketing digital integrado?
 
Cada vez existem mais e mais meios de comunicação em que recebemos conteúdos e mensagens publicitárias: televisão, rádio, jornais, e-mail marketing, buscadores, redes sociais e assim por diante.
 
Com isso, cresce exponencialmente a probabilidade de que mais consumidores recebam mensagens fragmentadas da marca. Ou seja, cada mensagem pode ser diferente e confundir o consumidor.
 
O marketing digital integrado evidencia a necessidade da criação de uma comunicação coerente independente do canal utilizado para comunicar algo aos consumidores.
 
Afinal, todos os canais estão relacionados e, se um consumidor vê um anúncio no Google e busca o Instagram da marca, a comunicação deve ser a mesma, a fim de reforçar o branding e gerar confiança através da consistência, palavra chave da estratégia de marketing digital integrada.
 
Estratégia de marketing digital integrada: unificação e integração
 
Uma estratégia de marketing digital integrada nada mais é do que uma abordagem holística que combina diversos canais e táticas de marketing digital de forma coerente.
 
O objetivo final é gerar uma experiência consistente e impactante em todos os pontos de contato que o consumidor tem com a marca, aumentando o ROI (retorno sobre investimento) e fortalecendo a identidade da marca, o que a longo prazo traz diversos benefícios.
 
Mas, atenção: isso não significa que o mesmo conteúdo deve ser publicado em todos os canais da mesma forma. O marketing digital integrado respeita o uso de cada meio de comunicação, porém se refere a que todos os canais reforcem uma mensagem em comum, unificando a marca e gerando uma história, como um storytelling da marca.
 
Vantagens da estratégia de marketing digital integrada
 
Entre as principais vantagens de investir no marketing digital integrado, estão:
 
Maior alcance

Utilizando múltiplos canais de marketing digital de maneira coerente é mais simples alcançar um público muito maior, mais amplo e diversificado.
 
Afinal, cada canal tem a sua audiência específica, e quando se usa o marketing integrado é possível fazer com que a marca esteja presente onde quer que seus clientes estejam.
  
Narrativa coerente
 
Um adulto está exposto a centenas de anúncios diariamente, mas são poucos os segundos que realmente prendem sua atenção. Desses, poucos serão lembrados no dia seguinte. O marketing digital integrado é uma forma de garantir que o efeito no espectador não se perca tão rápido.
 
Utilizando a estratégia, a narrativa é compartilhada em diversos canais e será reforçada. Um cliente em potencial, ao ver um anúncio online, poderá se lembrar de outro anúncio que viu em um banner, por exemplo.
 
Melhor rendimento de campanhas
 
Quanto maior coerência dentro da narrativa da marca, melhor o rendimento de uma campanha de marketing. Afinal, quem não é visto não é lembrado, e quanto mais reforçada for a comunicação, mais simples é de atrair atenção, gerando curiosidade e interesse, o que leva a mais vendas e rendimento.
 
Redução de custos
 
A integração dos canais de marketing e da comunicação como um todo ajuda a reduzir os custos relacionados à criação de conteúdo, pois é possível utilizar os mesmos elementos, variando apenas o formato e detalhes.
 
Aumento da confiança
 
Uma estratégia de marketing integrada aumenta a confiança do consumidor em relação à marca, pois as mensagens são consistentes e transmitem seriedade e credibilidade. Ainda, quanto mais uma marca é replicada, mais ela transmite poder.
 
Melhor experiência do cliente
 
Os consumidores apreciam a consistência e a previsibilidade, assim como o tratamento familiar torna mais fácil o entendimento do que a marca faz e como pode ajudá-los.
 
Nesse sentido, o marketing integrado anda de mãos dadas com o marketing omnicanal como forma de oferecer as experiências mais satisfatórias ao cliente.
 
Mensuração
 
Com uma estratégia de marketing digital integrada, torna-se possível ter uma visão holística do desempenho das campanhas. Assim, uma empresa pode monitorar e analisar dados de todos os canais, mas em um único painel.
 
Dessa forma é mais simples e eficiente compreender o comportamento do consumidor e do retorno sobre investimento, facilitando a tomada de decisões baseada em dados e entendendo o efeito de cada campanha, podendo fazer alterações rapidamente.
 
Como criar uma estratégia de marketing digital integrada
 
Criar uma estratégia de marketing digital integrada não é tarefa simples, mas é crucial para o crescimento de qualquer negócio. Algumas das etapas incluem, em visão geral:

• Conhecer e estudar o público-alvo;

• Definir objetivos claros e metas SMART;

• Escolher os canais ideais para o seu público;

• Criar conteúdo consistente e relevante;

• Utilizar automação de marketing;

• Analisar e medir dados;

• Otimizar e adaptar.

A chave para uma estratégia realmente integrada é garantir que todos os elementos trabalhem em harmonia. Isso significa:

• Manter uma mensagem de marca consistente em todos os canais;

• Garantir que as campanhas se complementem mutuamente;

• Criar uma jornada do cliente fluida entre diferentes pontos de contato;

• Utilizar dados de forma cruzada para tomada de decisões em todos os canais.

Não se esqueça que a integração é um trabalho contínuo e deve ser trabalhado constantemente, sem deixar escapar nenhum dos canais utilizados pela sua marca.
 
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