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Principais ferramentas para aumentar as vendas pela internet

A internet se tornou um ambiente essencial para a comercialização de produtos e serviços. O e-commerce segue em expansão e hoje representa uma das principais maneiras de comprar. Dessa forma, empresas de todos os setores e tamanhos buscam maneiras de potenciar a venda online, como ferramentas para aumentar vendas pela internet.
 
Continue a leitura e conheça as principais ferramentas para aumentar vendas pela internet!

Como aumentar as vendas pela internet?
 
Há quem pense que apenas reduzir o preço é o suficiente para conquistar mais consumidores. Apesar do preço ser um chamativo, não é tudo. Se o seu e-commerce não está bem posicionado, não acompanha uma boa comunicação e não é funcional, por exemplo, de nada adianta.
 
Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas pela internet é, além de todo um planejamento estratégico por trás, envolvendo produto, lançamento e comunicação, é utilizando as ferramentas certas que não só aumentam a visibilidade, mas também melhoram a experiência do cliente e otimizam processos internos.
 
As ferramentas para aumentar as vendas pela internet são recursos que auxiliam o aumento das conversões de um e-commerce. Logo, o retorno sobre investimento é ampliado e se nota uma redução no custo de aquisição.
 
Da mesma forma, quanto melhor e mais organizado for um e-commerce, melhor a experiência do usuário. Portanto, investir em ferramentas estratégicas ajuda muito no aumento das vendas online.
 
9 ferramentas para aumentar as vendas pela internet
 
Aqui estão algumas das ferramentas mais eficazes para aumentar vendas pela internet, seja diretamente quando a ferramenta por si só auxilia o processo de vendas ou indiretamente, quando a ferramenta facilita algo ou se integra em outros setores, como o marketing. Confira:

1. Plataformas de e-commerce
 
A escolha da plataforma de e-commerce é o primeiro passo para vender online. Algumas das opções mais populares incluem:
 

  • Shopify: conhecida por sua facilidade de uso e uma vasta gama de temas e plugins. É ideal para pequenas e médias empresas.
     
  • WooCommerce: plataforma baseada no Wordpress, pode ser compatível para quem já possui um site WordPress e deseja integrar uma loja online ou para criar a loja do zero sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos avançados.
     
  • Magento: tem soluções mais robustas para grandes empresas que buscam mais personalização.
     
2. Ferramentas de SEO
 
A otimização para motores de busca é essencial para atrair tráfego orgânico e manter a empresa bem posicionada, tanto nos motores de busca quanto na mente do consumidor.
 
Além de trabalhar bem o SEO em todos os conteúdos, existem algumas ferramentas auxiliares:


  • Google Analytics: ideal para extrair insights sobre o comportamento dos visitantes do site, para então tomar decisões.
     
  • SEMrush: conta com uma boa e profunda análise de palavras-chave, auditoria de SEO e rastreamento de posição.
     
  • Ahrefs: ótimo para análise de backlinks e concorrentes.
     
3. E-mail marketing
 
Ao contrário do que se pode imaginar, o e-mail marketing continua sendo uma das melhores e mais eficazes maneiras de converter leads em clientes. Para além de criar ótimos e-mails, existem algumas ferramentas auxiliares que agilizam o processo, tais como: 


  • Mailchimp: uma das plataformas mais populares para envio de e-mail marketing por suas diversas funcionalidades e facilidade de uso.
     
  • Constant Contact: bons recursos de automação e segmentação.
     
  • Klaviyo: integra-se bem com plataformas de e-commerce e oferece automação avançada.
     
4. Gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
 
Sem relacionamentos, não há venda. Para isso é crucial assegurar que a empresa tenha como gerenciar cada interação com os usuários e clientes para usá-las ao seu favor.  Um bom CRM ajuda a melhorar o atendimento e personaliza a experiência do cliente.
 
Algumas das melhores plataformas de CRM são:


  • Salesforce: uma das soluções mais completas, populares e customizáveis do mercado, oferece muitas opções de funcionalidades
     
  • HubSpot CRM: oferece uma ótima versão gratuita para pequenas e médias empresas.
     
  • Zoho CRM: alternativa de preço mais competitivo e interface muito intuitiva
     
5. Ferramentas de publicidade online
 
O marketing orgânico é um ótimo ponto de partida, mas com o tempo é necessário investir em anúncios para seguir crescendo e aumentar as vendas online. Para esse fim, recomendamos as ferramentas Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
 
6. Ferramentas de automação de marketing
 
Vender online é uma forma mais massiva de venda, portanto requer automações que facilitam o trabalho, economizando tempo e aumentando a eficiência.


  • Marketo: oferece automação de marketing abrangente para empresas de todos os tamanhos.
     
  • ActiveCampaign: combina automação de e-mail com CRM e vendas.
     
  • Pardot: uma solução B2B da Salesforce que se integra bem com seu CRM.
     
7. Ferramentas de atendimento ao cliente
 
Um bom atendimento ao cliente pode ser um diferencial competitivo. Conheça algumas ferramentas:


  • Zendesk: suporte ao cliente multicanal e gestão de tickets.
     
  • Intercom: chat ao vivo combinado com automação de marketing.
     
  • Freshdesk: solução acessível para suporte ao cliente com funcionalidades complexas.
     
8. Meio de pagamento
 
Disponibilizar diversos meios de pagamento facilita a compra do cliente. Além disso, vale a pena investir em ferramentas de vendas online que oferecem checkout transparente, que mantém o cliente na página na hora de concluir o pagamento, afinal isso gera maior segurança.
 
9. Análise de dados
 
Por último, mas não menos importante, compreender os dados e insights do negócio é o básico para tomar decisões informadas e assertivas.


  • Google Data Studio: relatórios personalizados usando dados
     
  • Tableau: visualização de dados avançada para insights profundos.
     
  • Power BI: ferramenta da Microsoft que se integra bem com o Excel e outros produtos Microsoft.
Agora que você já sabe que aumentar as vendas pela internet exige estratégias e ferramentas úteis, que tal repensar como estão as suas estratégias e ferramentas, buscando novas maneiras de agilizar e aumentar as vendas online?

Ao investir nas ferramentas certas, você pode não apenas aumentar suas vendas, mas também construir uma base de clientes leal e satisfeita.
 
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