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Campanha de lançamento: dicas e estratégias para vender mais

Lançar um novo produto ou serviço requer muita atenção aos detalhes. Da ideia ao planejamento até a execução, testes e melhorias, são muitos os passos para um lançamento inteligente. Como a cereja do bolo, a campanha de lançamento é a responsável pela divulgação estratégica do produto e, automaticamente, pela atração de clientes e número de vendas.

Para que uma campanha de lançamento tenha sucesso, as estratégias devem começar muito antes do lançamento oficial e seguir após o lançamento.

Continue a leitura para conhecer mais sobre como funciona uma campanha de lançamento e quais as principais estratégias para uma campanha de sucesso.


Campanha de lançamento: como estruturar a criação e lançamento de um novo produto
 
Para que um novo produto ou serviço seja lançado, é preciso investir em análise e estudo do mercado, da própria marca, dos consumidores em potencial e do contexto cultural e social do momento.

Assim, o produto lançado será bem recebido pelos consumidores e o retorno em vendas será um sucesso.

Para trabalhar o planejamento de um lançamento, antes de entrarmos em termos de campanha, é preciso conferir alguns pontos sobre o produto, tais como:

- Pesquisa da concorrência: Analisar os produtos já existentes ou como produtos similares são apresentados pela concorrência permite a criação de uma campanha de lançamento única e que se diferencia.

- Análise SWOT: A análise SWOT auxilia na compreensão dos pontos fracos e fortes do negócio e do produto, ajudando a prever possíveis riscos e erros e, assim, é possível corrigi-los antes do lançamento.

- Público em potencial: Qual é o público que a empresa busca alcançar com esse novo produto? Qual a sua faixa etária? Definir o público e suas personas é fundamental para direcionar o lançamento.  

- Que dor o produto resolve? Qual necessidade ele satisfaz?

 
- Definição de preço.
 
Campanha de lançamento estratégica: como executar uma divulgação completa
 
Pré-lançamento

Ao lançar um novo produto ou serviço, muitas marcam focam diretamente no próprio lançamento e nas vendas.

É claro as vendas são importantes, porém, se a campanha não é bem trabalhada, dificilmente um produto terá um boom de vendas.

Afinal, o público – tanto o atual público da marca quanto novos consumidores que chegam constantemente – precisa de uma introdução ao produto.

Dessa forma, pouco a pouco são apresentados ao novo lançamento.

Ao mesmo tempo, a marca tem maior espaço para trabalhar o seu branding e a sua diferenciação, para assim não ser apenas mais uma no mercado.

A fase de pré-lançamento é muito importante dentro de uma campanha de lançamento, afinal, é quando a marca se concentra em trabalhar e educar o público para que o mesmo veja a marca como referencia e uma solução para alguma dor/necessidade com esse lançamento.

Para trabalhar a mentalidade do público antes do lançamento, conteúdos de valor – que solucionam dores e problemas da audiência – são o carro-chefe.

Além disso, em uma campanha de lançamento é na fase de pré-lançamento que a marca pode conseguir captar novos leads e, assim, construir uma base de dados maior e mais específica.

Esses leads e dados são cruciais para que o lançamento tenha sucesso, já que os conteúdos utilizados para captar leads são produzidos considerando um público-alvo, o qual, muito provavelmente, já terá um interesse em consumir o novo produto.

A captura de leads pode ser feita de muitas maneiras, tais como:

• Landing Pages nas quais se oferecem bônus em troca da inscrição;
• Workshops no Youtube que direcionam para a landing page ou lista de espera do lançamento;
• E-mail marketing;
• Canais do Telegram.

Lançamento

Ao se aproximar do lançamento propriamente dito, além dos canais como e-mail marketing e Telegram, as redes sociais são as grandes aliadas para conteúdos de valor e também focados em gatilhos mentais, como escassez, novidade e provas sociais.

Assim como o pré-lançamento conquistou novos leads e despertou a curiosidade em quem já era consumidor, o lançamento pode acompanhar uma estratégia que transmita a sensação de exclusividade e escassez.

Oferecer bônus para os X primeiros que comprarem o novo produto, anunciar em primeira mão para os leads via e-mail marketing e gerar descontos que duram apenas as primeiras 48h são ótimos exemplos de estratégias que mantém a campanha de lançamento atrativa e dinâmica.

Trabalhar com anúncios em demais canais digitais e também com influenciadores é uma excelente pedida para incrementar e movimentar a campanha de lançamento.

Pós-lançamento

O pós-lançamento é tão importante quanto o pré e o lançamento em si.

Durante essa etapa é importante analisar quais estratégias foram mais efetivas e quais aspectos podem ser melhorados para as próximas campanhas de lançamento.


Ao mesmo tempo, é possível analisar a possibilidade de agregar novas ofertas, seguindo os conceitos de Upsell e Downsell, para aumentar ainda mais as vendas.

Agora que você já sabe como uma campanha de lançamento é feita, que tal contar com uma equipe parceira para estruturar e executar um lançamento inteligente para a próxima novidade da sua marca?

Assim, além de lançar um produto interessante e que irá converter em vendas, a sua marca é trabalhada e reforçada no mercado.

Entre em contato com a Emotive hoje mesmo e transforme a sua marca em autoridade e referência.


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