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Redes sociais: os novos buscadores | Como se adaptar e se destacar

Com o desenvolvimento da internet, passamos a ter acesso a um volume infinito de dados e informações. Os buscadores, como o Google, foram imprescindíveis para organizar, estruturar e facilitar esse encontro de informações.

Porém, com o passar do tempo e o nascimento das redes sociais, os dados também se difundiram – e difundem, diariamente - em outros canais, como Instagram e TikTok, através da produção de conteúdo.

Hoje, as redes sociais podem ser consideradas os novos buscadores. Para entender como isso aconteceu e como adaptar a presença digital do seu negócio para continuar conquistando novos clientes, continue a leitura e mãos à obra!
 

Muito além do Google, Yahoo e Bing: as redes sociais são os novos buscadores
 
Google, Yahoo, Bing...os buscadores que conhecemos desde o surgimento da internet disputam audiência através dos seus motores de busca próprios, que estruturam e organizam conteúdos de acordo com relevância, densidade de busca e SEO.

Nas últimas décadas, não há dúvidas de que o Google se tornou o gigante no meio dos buscadores.

A agilidade em mostrar milhões de resultados em poucos segundos, além de ferramentas complementares como Maps e Google Meu Negócio, transformou esse buscador no queridinho dos usuários.

Porém, com a popularização das redes sociais e da criação de conteúdo por usuários, hoje podemos dizer que elas também se tornaram uma fonte de busca de informações.

 
O papel da criação de conteúdo na transformação dos buscadores: alô, Instagram!
 
Quando as principais redes sociais foram criadas, como Instagram, Twitter e Facebook, o objetivo era oferecer um espaço de comunidade e interação para amigos e família.

MSN e Orkut, os pioneiros no Brasil, funcionavam como um meio de comunicação, criação de comunidades e para compartilhar fotografias e recados entre amigos.

Pouco a pouco, em especial com o nascimento do Instagram, as redes sociais se tornaram um espaço de criação de conteúdo – o que antes era exclusivo de blogs e canais do Youtube.

Mais do que isso, esse espaço para compartilhar opiniões, experiências e dicas ganhou forças por causa da facilidade.

Diferente de um blog no qual o usuário precisa ter um site, um design e construir conteúdos densos, no Instagram, Twitter e Facebook, em poucos segundos conteúdos são criados e compartilhados.

Assim, as redes sociais deixaram de ser um espaço apenas de comunicação e interação para então se tornarem canais em que qualquer usuário pode compartilhar conteúdos.

Essa tendência trouxe os influenciadores e comunicadores, os quais também incentivaram o compartilhamento de conteúdo pelo usuário “comum” – que não necessariamente busca fazer disso uma profissão.

As redes sociais são os novos buscadores – essa tendência veio para ficar

Com tanto conteúdo disponível nas redes sociais, os usuários passaram a usá-las como buscadores.

E as redes sociais, é claro, incluíram ferramentas para facilitar essa busca e encontro de informações.

O Instagram, por exemplo, oferece as hashtags para que o usuário categorize sua publicação.

Do outro lado, quem está buscando pode procurar por hashtags específicas para encontrar informações, como #bolodebanana, #dicasviagem, #dicasriograndedosul e assim por diante.

Além disso, a ferramenta de localização permite que o usuário inclua a sua localização e que, do outro lado, quem está buscando pode procurar por cidades, estados e países e assim encontrar dicas de viagem, por exemplo.

O Twitter, rede social com muita força no meio digital, sempre foi um canal utilizado para buscar notícias e acompanhar o que está acontecendo no mundo.

Porém, com a sua excelente ferramenta de busca, é possível encontrar milhões de opiniões, comentários e experiências relatadas por usuários.

O TikTok, o queridinho do momento, funciona como o Instagram, porém, por consequência da popularidade do aplicativo e da concentração de conteúdos, o uso para buscas é ainda maior. Podemos dizer que, como o Google, hoje esse canal é um gigante no meio de todos.

Essa transformação no meio dos buscadores se dá por muitos motivos, em especial:

- As pessoas estão buscando conteúdos mais rápidos e dinâmicos;

- As redes sociais já fazem parte do dia a dia, buscar nas próprias redes pode ser mais fácil e rápido;

- As redes sociais reúnem um nível maior de opiniões e experiências pessoais, de usuários “comuns”, oferecendo maior sensação de realidade e pertencimento;

- Os conteúdos encontrados nas redes sociais contam com mais imagem, som e entretenimento.


Nem um, nem outro: os dois tipos de buscadores devem ser valorizados
 
Perceber que as redes sociais se tornaram novos buscadores não significa que os tradicionais devam ser deixados de lado.

Muito pelo contrário, os buscadores como o Google continuam com uma força gigante.

Inclusive, os buscadores tradicionais vêm se adaptando e, pouco a pouco, incluindo as próprias redes sociais nas suas buscas, para que andem lado a lado.

Além disso, uma mudança significativa foi a inclusão de imagens e vídeos nas buscas para que se torne mais próximo ao que os usuários – em sua maioria jovens - buscam em redes sociais.

Portanto, a presença digital de negócios e empresas deve ser trabalhada através dos dois formatos de buscadores.

Afinal, não são todos os públicos que optam por buscar informações em redes sociais – em sua maioria, os que optam têm entre 18 e 24 anos - e, mesmo com essa tendência, os buscadores tradicionais transmitem uma sensação de segurança e confiança muito forte.

Então, o foco não é deixar de lados os buscadores tradicionais, e sim seguir trabalhando o SEO do seu site, loja virtual e blog, porém também considerar investir em conteúdos com SEO nas redes sociais.

Seja utilizando hashtags, otimizando palavras-chaves ou aumentando o volume de conteúdos nas redes sociais do momento, quando bem trabalhadas as redes são uma excelente ferramenta de busca que pode atrair novos clientes.

Agora que você está sabendo dessa tendência, que tal investir nas redes sociais como buscadores a favor do seu negócio?

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