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Marketing de Conteúdo: conheça os benefícios e aplique essa estratégia hoje mesmo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito importante na atração de leads, conversão e fidelização. Através de conteúdos de valor gerados para o usuário, sem promoção direta da marca, essa estratégia busca oferecer soluções ao público-alvo ao mostrar a marca como uma amiga que pensa no usuário ou consumidor.

Para entender o que é conteúdo de valor, como produzir esse tipo de material e os benefícios do Marketing de Conteúdo, continue a leitura!


Marketing de Conteúdo: afinal, o que é?
 
O Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias feitas para posicionar uma empresa no universo online.

Porém, hoje já não basta apenas estar presente nas redes sociais e canais digitais – esse é o requisito básico.

Com a difusão do marketing digital e o fácil acesso a plataformas de criação de conteúdo e aprendizados sobre, cada vez mais marcas estão online.

Há espaço para todos, seja no mercado em si ou no meio digital.

Porém, para se destacar em meio a tanta produção e concorrência, é preciso investir em estratégias que focam em conquistar o cliente e construir um relacionamento com ele.

Ou seja, muito mais do que divulgar a própria marca e bater na mesma tecla de sempre, é necessário produzir conteúdos estratégicos visando atrair consumidores.

É exatamente isso que a estratégia de Marketing de Conteúdo nos oferece.

Com o objetivo de engajar o público-alvo e não ser apenas mais um post que passa batido aos olhos dos consumidores, essa estratégia foca em oferecer conteúdos relevantes, valiosos e interessantes ao consumidor.

O ponto é trazer benefícios aos consumidores.

Assim, ao oferecer dicas e dados interessantes, resolver problemas, esclarecer dúvidas ou ensinar algo, a marca tira o foco dela mesma e da sua autopromoção e foca no consumidor.

Afinal, o consumidor atual busca um diferencial.

Com tantas marcas e conteúdos, não é mais sobre comprar um produto ou serviço rapidamente.

O consumidor atual busca experiências, marcas que estejam de acordo com os seus valores e, especialmente, marcas que demonstram interesse na relação consumidor-empresa.

Essa transformação também se deu porque, com tamanho acesso a internet e conteúdos, o público atual consegue diferenciar muito mais uma publicidade dura e direta de uma construção diferente.

Portanto, a estratégia de Marketing de Conteúdo é válida em todos os sentidos: funciona e tem vantagens para a marca, assim como funciona e traz muitas vantagens para o consumidor.

 
Exemplos de Marketing de Conteúdo
 
O Marketing de Conteúdo pode ser feito em diversas plataformas, em conteúdos simples ou mais complexos. Entre os principais formatos utilizados estão:

Blog

Ter um blog linkado ao site da sua empresa é uma excelente estratégia para alcançar novos consumidores através do Google.

O objetivo aqui é produzir materiais mais densos, abrindo espaço para ensinar algo ao consumidor e, ao final, relacionar a marca de alguma maneira discreta – seja através do assunto ou da sugestão de um produto.

Além disso, produzir conteúdos em Blog auxilia na melhoria do SEO, que anda lado a lado com a captação de leads e futuros consumidores que chegam de maneira orgânica.

Redes Sociais

Postagens relevantes com conteúdos de valor são a estrutura dessa estratégia.

Afinal, as redes sociais também redirecionam para o site, loja virtual, blog e landing pages.

Um dos princípios do marketing de conteúdo é compartilhar conhecimento, portanto, uma clínica de nutrição poderia, por exemplo, produzir conteúdos relevantes como dicas de livros sobre alimentação, ideias de lanches para o inverno, sugestões de restaurantes e assim por diante.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é um formato que segue funcionando muito bem.

Além de notificar promoções e novidades, esse meio funciona muito bem para enviar infográficos, resumos de notícias, novidades do setor e dicas para os leads.

A sua marca nem mesmo precisa ser citada diretamente, o objetivo é OFERECER um conteúdo de valor e ser lembrada como uma marca amiga do consumidor.

Vídeos

Os vídeos ajudam a construir autoridade, captam a atenção rapidamente e podem funcionar em formatos curtos e simples ou mais longos e densos.

Materiais Ricos

Os materiais ricos são os mais conhecidos dessa estratégia.

Sabe quando você chega a um site pela primeira vez e tem a possibilidade de preencher seus dados e ganhar um e-book exclusivo?

Ou busca uma informação no Google e chega a um material como um curso rápido gratuito, que é liberado para você através de um rápido cadastro?

Isso é marketing de conteúdo.

Para a empresa, os materiais ricos ajudam a demonstrar autoridade e a capturar leads para futuras campanhas.


Benefícios do Marketing de Conteúdo
 
Além de criar uma relação mais próxima com o consumidor, o Marketing de Conteúdo oferece diversos benefícios, tais como:

Melhora do SEO e exposição no Google através de materiais em blog;

Captação de Leads através da oferta de materiais ricos;

Educar o cliente mostrando um caminho do problema até a solução, indicando a marca e levando ao consumo do produto ou serviço;

Fidelizar o cliente após a compra, mostrando a ele que a marca segue presente no seu dia a dia e se importa com ele;

Construir autoridade através de oferecer conteúdos valiosos e compartilhar conhecimentos aprofundados que somam ao cliente;

Redução do custo de aquisição de novos clientes, afinal, a estratégia de marketing de conteúdo é, em muitas vezes, orgânica. Além disso, um só material rico é capaz de captar muitos leads;

Mensuração em tempo real com ferramentas simples e rápidas como Analytics e métricas de aplicativos.

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo e como essa estratégia oferece excelentes benefícios para a sua marca, que tal investir em conteúdos de valor de muita qualidade?

Conte com a Emotive para criar materiais ricos, conteúdos para redes sociais e diversos formatos que irão transformar a sua marca em autoridade no mercado e referência para os consumidores.

 
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