Fale Conosco pelo WhatsApp

Algoritmo do instagram: como funciona hoje? (2022)

O Instagram surgiu como uma rede social para compartilhar momentos instantaneamente, com o objetivo de criar um “álbum de fotos” digital. Porém, com o passar do tempo, se tornou a rede social mais utilizada por empreendedores para divulgar o próprio trabalho e criar um bom relacionamento com os consumidores. Mas, não basta apenas postar: para que essa rede funcione a seu favor, é preciso compreender o algoritmo do instagram.

Você com certeza já ouviu alguém falar “ah, o instagram não entrega meus posts, eles não chegam a ninguém!”, certo?

A verdade é que muito além de criar conteúdos estratégicos para cativar o público e desenvolver uma imagem de autoridade nas redes sociais, é importante estudar como o aplicativo funciona.

Ou seja: como ele define, hoje, as publicações que terão maiores chances de alcançar mais pessoas, quais ferramentas são “beneficiadas” e assim por diante.

É, tem muito mais por trás. Mas, não se preocupe, continue a leitura e desvende conosco o algoritmo do instagram em 2022!


Desvendando o algortimo do instagram 
 
O algoritmo do Instagram (assim como o do Facebook) é uma combinação de fatores que ajuda a plataforma a decidir qual conteúdo deve ser priorizado no feed de um usuário.

Adam Mosseri, CEO do Instagram, comenta em diversas entrevistas que o objetivo da rede social é personalizar a experiência do usuário para que cada um tenha uma experiência única e aprimorada, de acordo com os próprios gostos.

A ideia é que o seu tempo de uso do aplicativo seja bem aproveitado e, para isso, priorizar quais conteúdos são entregues primeiro e quais depois, em ordem de interesse de cada usuário, é a melhor maneira.

Além disso, não se trata apenas do feed, a página inicial que aparece quando você abre o aplicativo. O algoritmo segmenta conteúdos em todas as abas: feed, story, reels, live, etc.

Basicamente, com a ideia de entregar conteúdos do seu interesse, a tecnologia utilizada pelo algoritmo do instagram é a de perceber, através de detalhes minuciosos, os conteúdos prévios que você demonstrou maior interesse e, assim, relacionar conteúdos parecidos ao seu perfil.

Pode perceber: quanto mais tempo você passando olhando contas de receitas, por exemplo, mais e mais receitas irão aparecer na aba “Explorar” do seu aplicativo.

Da mesma maneira, quanto mais você assiste aos stories de alguém, mais rapidamente eles irão aparecer para você, bem no início da “linha” do story. Correto?

O engajamento que você, enquanto usuário, dá a certo conteúdo, demonstra ao algoritmo que você gosta, tem interesse, gostaria de saber mais sobre esse tema.

No fim, quem decide o que irá ser prioridade no seu aplicativo é...você mesmo.

Alguns pontos analisados pelo algoritmo do Instagram:

– Relacionamento com os seguidores: Eles procuraram você pelo nome? Vocês trocam mensagens ou deixam comentários? Vocês se marcam em seus posts?

– A relevância do conteúdo: O Instagram rastreia a afinidade do usuário e deduz o que está em um conteúdo para entregar conteúdos similares.

– A pontualidade do seu post: As postagens mais recentes têm prioridade sobre as mais antigas.

 
Como usar o algoritmo do instagram para potencializar a conta da minha empresa?
 
Agora que você já entendeu como o algoritmo da rede social funciona e conseguiu perceber isso na sua própria conta pessoal, está na hora de responder a uma pergunta muito importante: como usar essas informações para potencializar o perfil da minha empresa?

Na prática, você sabe como o seu cliente e/ou público-alvo recebe conteúdo, certo?

O truque, agora, é trabalhar ao máximo para entregar um conteúdo de qualidade e que o fará perceber, parar no conteúdo, analisar. Ou seja: demonstrar ao Instagram que se interessa pelo seu conteúdo, o que fará o algoritmo priorizar a sua conta para esse consumidor.

Mas, além disso, existem alguns truques que podem potencializar as “regrinhas” do algoritmo. Vamos lá?

 
#1 Valorize as ferramentas da própria rede

É testado e comprovado: variar os formatos oferecidos pelo Instagram, usando os mais variados como Reels, Lives, Stories e Feed auxilia na entrega.

Além disso, no caso do Reels, é importante editar ao máximo na própria plataforma, desde filtros até incluindo músicas da biblioteca. Use a imaginação!

Repostar vídeo do Tiktok com marca d’água, por exemplo, já foi afirmado pelo Instagram que faz o engajamento reduzir.

É também importante manter os vídeos curtos, divertidos ou emocionantes, porque quanto mais rapidamente prendem o usuário, mais engajamento trazem através de visualização, curtida, compartilhamento...

#2 Incentive a interação e participação do seguidor!

Quando um seguidor interage com um conteúdo, está engajando nele.

Ou seja, ao deixar um like, um comentário, salvar e até mesmo enviar para um amigo, “alimenta” esse conteúdo e, quando o algoritmo percebe que esse conteúdo está sendo bem visto e muitas pessoas estão interagindo, entrega para ainda mais usuários.

Incentivar a interação auxilia muito nesse engajamento, porque “convida” o seguidor a participar do conteúdo. Figurinhas nos stories, como as de enquete e pergunta são excelentes opções.

Em conteúdos publicados no feed, usar CTA’s (Call-to-action) – perguntas estratégicas para encorajar respostas e automaticamente engajamento – incentiva o mesmo.

“Comente o que você achou”, “Marque um amigo”, “Deixe a sua dúvida nos comentários” podem até parecer frases simples, mas são poderosas!

#3 Publique em horários estratégicos

Publicar conteúdos nos horários que o seu público costuma estar online é uma grande ajuda no aumento de engajamento.

Para encontrar esse dado, basta utilizar a conta no modo profissional e acessar as informações, que são particulares de cada perfil, já que cada público se comporta de uma maneira.

#4 Aproveite as hashtags!

Usar hashtags sinalizando o que é o seu conteúdo auxilia muito na entrega dele, afinal, muitas pessoas seguem hashtags ou buscam na ferramenta de pesquisa da plataforma, a fim de encontrar publicações sobre determinado assunto. É como pesquisar no Google!

Se o seu conteúdo é sobre astrologia, utilizar #astrologia, #signos, #mapaastral, #autoconhecimento e afins é uma excelente estratégia. Lembre-se de buscar as hashtags e ver se elas têm uma boa quantia de posts marcados, é sinal de que são bem buscadas.

Por fim, publicar com constância e interagir com o seu público é importantíssimo. Responder DM’s com rapidez, responder comentários visando um bom relacionamento e incentivando uma conversa são estratégias poderosas.

Lembre-se: existem muitos detalhes em uma estratégia de marketing digital completa, sólida e inteligente. Cada perfil é diferente, cada empresa é única e todos os detalhes, desde conteúdos até formatos escolhidos devem ser analisados para que a rede social seja explorada ao máximo.


Conte com a equipe da Agência Emotive para que o seu conteúdo vá além e seja referência no mercado! Entre em contato conosco :)


Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação