Fale Conosco pelo WhatsApp

Tendências de vendas online para 2025: o futuro do e-commerce

Impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças nos comportamentos dos consumidores, o e-commerce está em uma constante evolução nos últimos anos. Para estar à frente e não perder negócios, é importante se antecipar. Dê o primeiro passo e conheça as tendências de vendas online para 2025.

À medida que nos aproximamos de 2025, percebemos que algumas tendências de 2024 se mantêm, enquanto novas surgem para aprimorar a experiência de compra online. Continue a leitura e saiba tudo sobre!
 
9 tendências de vendas online para 2025
 
À medida que avançamos em direção a 2025, o e-commerce está prestes a ver algumas mudanças importantes, as quais irão alterar fundamentalmente a maneira como as empresas se conectam com seus clientes. Confira as principais tendências:
 
1. Inteligência Artificial e Machine Learning

Começou como um “plus”, e agora passa a ser parte fundamental do e-commerce. Auxiliando em diversas ferramentas como chatbots, que gerenciam e irão gerenciar ainda mais o suporte ao cliente, além da personalização em tempo real com recomendações precisas para cada cliente, a união da Inteligência Artificial e do Machine Learning estará cada vez mais presente.
 
Além disso, outro uso em crescimento é o gerenciamento de avaliações. Com o uso de ferramentas de IA, será possível elaborar respostas instantâneas para responder a avaliações, sem a necessidade de fazer isso manualmente.

2. Experiências de compra personalizada
 
A personalização já é um diferencial, mas seguirá com maior força no próximo ano. Os consumidores estão cada vez mais acostumados, esperando e desejando experiências personalizadas adaptadas às suas preferências e comportamentos.
 
Da recomendação de produtos (como citamos acima) até campanhas de marketing segmentadas, será essencial traçar estratégias e criar experiências completas. Os dados serão ainda mais importantes para esse momento.

3. Sustentabilidade em alta
 
A sustentabilidade é uma tendência há anos, mas recentemente começou a impactar o e-commerce. Cada vez mais os consumidores buscam marcas ecologicamente corretas, alinhadas aos seus valores.
 
Será necessário adotar práticas como a escolha de materiais ecológicos e cadeias de suprimentos mais verdes, além de honestidade sobre a produção.
 
Empresas que geram recompensas como plantação de árvores ou limpeza de ambientes naturais a cada compra também podem se destacar, assim como as que buscam e comprovam processos de eficiência energética e envios com emissão reduzida de carbono.

4. Comércio por voz
 
O comércio por voz está crescendo à medida que dispositivos como Amazon Alexa, Google Assistant e Apple Siri se tornam mais comuns. Nos próximos anos, espera-se que as compras por voz sejam uma parcela significativa das transações em e-commerce. Portanto, desenvolver estratégias de marketing direcionadas a esse formato será essencial - o quanto antes.
 
5. Realidade Aumentada e Virtual
 
A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) estão transformando a interação dos consumidores com os produtos. A principal tendência é poder, com a ajuda das tecnologias, visualizar e experimentar produtos em si ou em um ambiente, antes de comprar.
 
Essa experiência de compra imersiva é um grande atrativo para os consumidores e uma das maiores tendências em vendas online. As principais categorias de produtos que podem se beneficiar disso são móveis, roupas, acessórios, produtos de cabelo e decoração.
 
A Loreal Paris, por exemplo, já disponibiliza um aplicativo no qual os consumidores podem testar perfeitamente a tonalidade de suas colorações para cabelo antes de comprar.
 
6. Assinaturas e programas de fidelidade

As assinaturas têm se tornado uma tendência dominante no e-commerce, pois oferecem conveniência para os clientes e, para as empresas, renda previsível. Ainda, estão alinhados com o foco em experiência e personalização que os consumidores atuais buscam.
 
7. Comércio via redes sociais
 
O comércio social é um formato de e-commerce que integra plataformas de redes sociais com funcionalidades de compra. Está em crescimento e hoje tem destaque no TikTok, mas Instagram e Facebook também já contam com recursos, que serão cada vez mais aprimorados para que os usuários comprem produtos diretamente, sem sair das redes sociais.
 
Para comércios, é uma grande vantagem, pois atrair clientes via redes sociais é muito poderoso e pode ajudar a chegar a uma audiência muito maior. Para isso, é claro, é necessário contar com uma estratégia de marketing digital muito bem construída.
 
8. Logística avançada e entregas rápidas
 
As entregas estão mudando. Hoje, em muitos países, já é muito forte escolher pontos de retiradas da compra, sem a necessidade de fornecer o próprio endereço ou correr o risco de não estar em casa para receber.
 
Além dos pontos de retirada, como lojas e estabelecimentos parceiros, os armazéns automatizados estão cada vez mais eficientes e, pouco a pouco, dominando o mercado de entregas. Mais à frente, drones e veículos autônomos também podem estar em jogo.

9. Integração de canais
 
A abordagem omnicanal, que integra todos os pontos de contato do cliente em uma experiência de compra coesa, já é importante, mas será ainda mais essencial, dado ao crescente movimento dos consumidores que buscam e esperam interagir de maneira mais consistente com as marcas.
 
Como você pode perceber, o cenário das vendas online em 2025 e nos próximos anos será definido por tecnologias emergentes, mudanças na visão e comportamento do consumidor, e destaque à sustentabilidade.
 
Empresas que buscam prosperar devem estar atentas às transformações para adaptar os seus negócios e transformar o seu e-commerce, sempre e quando fizer sentido. Quanto antes os tópicos acima forem levados em consideração, melhor para o futuro da empresa.
 
Conte com a equipe Emotive para manter o seu negócio sempre atualizado e alinhado com as expectativas dos consumidores. Entre em contato hoje mesmo!







Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação