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Como otimizar conversões: dicas práticas para melhorar os resultados

Na era digital a atenção é um recurso cada vez mais escasso. Converter visitantes em clientes fiéis é um desafio para o sucesso de qualquer negócio. É aí que entra a importância de otimizar conversões, um processo contínuo de aprimoramento das ações de marketing para maximizar o retorno sobre investimento (ROI).

Se você busca multiplicar seus resultados e alcançar seus objetivos de forma eficiente, acompanhe a Emotive neste e nos demais artigos e vamos lá!


O que é a otimização da taxa de conversão?
 
A otimização da taxa de conversão é o processo de aumentar a porcentagem de usuários ou visitantes do site que completam uma ação específica.

O objetivo é aumentar o número de clientes que realizam uma ação relevante para o negócio, seja se tornando um lead ou de fato finalizando uma compra. Também é possível medir a quantidade de visitantes que leram um blogpost até o final, por exemplo.

Ou seja, não é apenas sobre vendas, e sim sobre conversão como um todo.

Uma taxa de conversão alta significa que a empresa está conseguindo ter êxito, já que os objetivos estratégicos estão sendo correspondidos pelos clientes.

No caso de um site, uma taxa alta de conversão significa que o site está bem estruturado e desenhado, é eficaz e estratégico, por exemplo.


Como otimizar conversões e aumentar essa taxa?
 
Melhorar a taxa de conversão e conquistar mais clientes transformando a sua empresa em um caso de sucesso depende de estratégias que variam a cada caso.

É importante, antes de tudo, analisar o seu negócio como único e contar com uma empresa parceira como a Emotive para criar estratégias específicas para o seu negócio.

Porém, de forma geral existem algumas estratégias que devem ser levadas em conta por todos. São elas:

1. Defina os objetivos e acompanhe as conversões

O primeiro passo para otimizar as conversões é ter clareza sobre os objetivos.

O que você deseja que os visitantes façam em seu site ou landing page? Comprar um produto? Se inscrever em um newsletter? Baixar um e-book?

Com os objetivos definidos é essencial configurar o acompanhamento de conversões em ferramentas de análise web, como Google Analytics.

Isso permite a monitoração do desempenho das ações e identifique áreas de oportunidade para otimização.

2. Deixe clara a proposta de valor

É importante comunicar da forma mais clara possível a proposta de valor da empresa, especialmente para diminuir o esforço mental que os visitantes tem que fazer para entender, em um site, o que é oferecido, qual os ideais da empresa, etc.

Usar textos diretos e claros faz toda a diferença, mas não esqueça de investir em copywriting de qualidade para que não seja genérico, e sim único e criativo.

3. Crie uma boa experiência de usuário impecável

A experiência do usuário (UX) é essencial para converter visitantes em clientes. Um site ou landing page com navegação intuitiva, design atraente e conteúdo relevante aumenta e muito as chances de conversão.

Aqui estão algumas dicas para aprimorar a UX:


  • Tenha uma estrutura clara e organizada do conteúdo e do site como um todo
     
  • Certifique-se de que o site ou landing page tenha design responsivo, ou seja, que seja compatível com diferentes dispositivos.
     
  • Ofereça conteúdo de qualidade, como informações relevantes e úteis para o público-alvo.
     
  • Invista nas CTAs (Chamadas para Ação), deixando claro aos visitantes o que você deseja que eles façam, que ação eles devem seguir.
     
4. Utilize testes A/B para identificar as melhores soluções

O teste A/B é uma ferramenta poderosa para otimizar conversões.

Através do teste podemos comparar duas versões diferentes de um elemento do site ou landing page (por exemplo, título, imagem, CTA) e verificar qual delas tem o melhor desempenho.

5. Otimize as landing pages para conversão:

As landing pages são páginas criadas com o objetivo específico de converter visitantes em leads ou clientes. Para otimizar as landing pages para conversão, algumas boas ações são:


  • Defina o objetivo de cada landing page, pois cada uma deve ter um único objetivo claro;
     
  • Remova elementos que possam desviar a atenção do usuário do objetivo principal.
     
  • Utilize um formulário de captura de leads conciso, pedindo apenas as informações realmente necessárias.
     
  • Crie urgência e escassez, utilizando técnicas como ofertas por tempo limitado ou descontos para incentivar a conversão imediata.
     
6. Invista em marketing de conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair visitantes qualificados para o site ou landing pages.

Afinal, através da criação de conteúdo relevante e informativo é possível atrair o público-alvo.

7. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para nutrir leads e impulsionar as conversões. Criar campanhas segmentadas e relevantes funciona muito bem na hora de direcionar o público até um objetivo específico.

8. Utilize feedbacks de clientes para promoção

As pessoas costumam acreditar mais em outras pessoas. Não há nada mais efetivo do que a recomendação de pessoas próximas. Utilizar feedbacks, vídeos com resenhas de clientes e assim por diante ajuda muito a construir confiança em outros visitantes que ainda não são clientes.

Se possível, incluir vídeos em landing pages ou anúncios, com clientes falando sobre a própria experiência, faz toda a diferença.

Por último, mas não menos importante, é crucial monitorar e analisar os resultados constantemente.


Agora que você sabe como é importante criar estratégias e trabalhar constantemente para conseguir mais conversões e que elas são a base de toda empresa, conte com a Emotive para criar estratégias específicas para o seu negócio. Entre em contato!




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