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Como medir e avaliar uma estratégia de Branding: guia completo

O Branding é uma ferramenta poderosa para construir uma imagem de marca forte e coerente. Porém, muito além de desenvolver, aprimorar e criar uma excelente estratégia de branding é preciso saber como medir e avaliar uma estratégia de branding, com o objetivo de continuar melhorando a partir de dados concretos.

Continue a leitura e embarque nessa jornada rumo ao êxito com a equipe Emotive!

O que é o Branding?    
  

O Branding é a gestão estratégica da marca, moldando a percepção que o público tem dela. É como construir uma casa: cada tijolo, desde a identidade visual até a comunicação com o cliente, contribui para a estrutura sólida e duradoura da marca.

E a estratégia de Branding?

Já a estratégia de branding é o passo a passo a que guia essa construção. Nela, definimos o posicionamento da marca no mercado, seus valores e diferenciais, o público-alvo ideal e as ações para conquistá-lo. É como ter um plano detalhado para cada passo, desde a criação do logo até a experiência do cliente.

Como medir e avaliar uma estratégia de branding

Uma estratégia de branding bem definida é crucial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, como saber se sua estratégia de branding está realmente funcionando?

A resposta está em medir e avaliar seus resultados de forma consistente. Te contamos como:

1. Defina e identifique os seus objetivos

Antes de começar a medir qualquer coisa, é importante definir o que você quer alcançar com sua estratégia de branding. Quais são seus objetivos? Aumentar o reconhecimento da marca? Melhorar a percepção da marca? Gerar mais leads? Aumentar as vendas?

Quando os objetivos já estiverem claros, definir as métricas ideais que acompanham esses objetivos para analisá-las é o que ajudará a acompanhar e avaliar o progresso.

2. Escolha as métricas certas

Existem diversas métricas que podemos usar para medir o sucesso da estratégia de branding de uma marca. Algumas das mais importantes incluem:

Consciência da marca

É um indicador chave do êxito da estratégia de branding. Ela se refere à quão bem os clientes conhecem a marca e o que isso representa, medindo o nível de familiaridade que os consumidores possuem em relação à marca e serve para entender quanto a marca está presente na mente do público e se ele consegue identificá-la facilmente.

Essa métrica pode ser medida através de pesquisas de mercado, pesquisas online e análise de redes sociais.

Percepção da marca

A percepção da marca é a maneira como os consumidores veem e sentem uma marca. É formada por todas as suas experiências e interações com a marca.

Essa métrica pode ser medida através de pesquisas de mercado, grupos focais e análise de sentimento nas redes sociais.

Consideração da marca

Essa métrica considera não apenas o reconhecimento da marca, mas também avalia a probabilidade de os consumidores considerarem marca quando estão fazendo uma compra.

Ela pode ser medida através de pesquisas de mercado e análise de funil de vendas.

Lealdade à marca

Essa métrica é crucial, pois mede o compromisso e a fidelidade dos consumidores em relação à marca. Ela também indica a propensão do cliente a continuar comprando da marca, além da disposição de recomendá-la a outras pessoas.

Ela ser medida através de programas de fidelidade, pesquisas de mercado e análise de taxa de churn.

Retorno do investimento (ROI)

Essa métrica financeira é fundamental para avaliar se um investimento valeu a pena ou não, com o objetivo de alocar os recursos de forma estratégica.

Quanto dinheiro sua estratégia de branding está gerando? Essa métrica pode ser calculada dividindo o valor gerado pelas ações de branding pelo custo de implementar a estratégia.

3. Colete e analise dados

Depois de escolher as métricas certas, é hora de começar a coletar dados. Isso pode ser feito através de diversas ferramentas e métodos, como:


  • Ferramentas de análise da web: Google Analytics, Adobe Analytics, etc.
     
  • Ferramentas de escuta social: Sprout Social, Hootsuite, etc.
     
  • Pesquisas de mercado: Pesquisas online, pesquisas por telefone, etc.
     
  • Grupos focais: Reuniões com um pequeno grupo de pessoas para discutir suas percepções sobre a marca.
4. Ajustes na estratégia

Com base nos dados coletados, podemos avaliar se sa estratégia de branding está funcionando ou não.

Se não estiver, podemos ajustar para melhorar os resultados.

Medir e avaliar a estratégia de branding é essencial para garantir que estamos direcionando os esforços ao caminho correto e obtendo o máximo retorno do investimento.

Fazer esse seguimento é um processo contínuo e que demanda muita atenção ao detalhe, portanto faz toda a diferença contar com uma equipe especialista no assunto, como a Emotive.


Entre em contato e vamos juntos criar as melhores estratégias de branding para a sua marca e trabalhar constantemente para que sempre tragam bons resultados!





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