O futuro do e-commerce: dados e tendências para compras online em 2025 Postado por admin em 9 de Janeiro de 2025 em Publicidade As redes sociais estão em plena transformação, impulsionadas pelas mudanças de comportamento e consumo do público, especialmente a geração Z. Para continuarem em alta e relevantes no mercado, marcas de todos os tipos devem adaptar suas estratégias para as tendências e exigências atuais, como a conexão emocional e a honestidade. Continue a leitura e entenda, com a equipe Emotive, qual o futuro das redes sociais em 2025, as principais tendências e o novo impacto das comunidades digitais. Vamos lá! O impacto da Geração Z Hoje, a Geração Z já representa um quarto da população mundial e representa o foco de atenção de todas as estratégias de social media. É claro que cada marca deve pensar no seu público-alvo, que pode ser de demais gerações e ter diferentes interesses, mas é importante conhecer esse grupo e o seu impacto nas redes sociais, afinal, é possível absorver ideias e estar em dia com as tendências, mesmo que adaptando ao público específico de cada marca. A Gen Z teve a sua identidade formada por um momento de ansiedade climática, pandemia e panorama financeiro volátil. Portanto, seus valores e interesses são diferentes. Jornada de conexão O primeiro ponto a ser analisado é que, hoje, nota-se o “fim” do modelo tradicional de funil, no qual os consumidores passam da decisão até a compra em poucos e claros passos. A geração Z trouxe um novo formato, mais focado em uma jornada de conexão com as marcas. Nesse processo, que não é linear, cada ponto de contato da marca pode influenciar na decisão de compra. Assim, os valores da marca, a sustentabilidade, as opiniões e a comunidade tem papel importante na decisão de uma compra. Ou seja, vai muito além da necessidade da compra, e envolve mais esferas, buscando um por quê. Comunidades digitais: exclusividade e conexão As comunidades têm se destacado como um dos aspectos mais transformadores das redes sociais. Nos últimos anos, nota-se um movimento em direção a comunidades mais especializadas e focadas. Enquanto plataformas como Facebook e Twitter continuam populares, muitos usuários procuram espaços que atendam interesses e paixões específicas. Em 2025, essas comunidades são locais onde pessoas com interesses comuns se reúnem para compartilhar conhecimento, experiências e apoio mútuo. Exemplos de comunidades: • Fóruns dedicados a tópicos como bem-estar mental, desenvolvimento sustentável, programação, jardinagem urbana, entre muitos outros; • Plataformas emergentes: aplicativos e plataformas surgiram para suportar essa demanda crescente. Discord, Reddit e Slack, por exemplo, são ambientes onde essas comunidades prosperam; • Plataformas como newsletters e substrack, nas quais marcas e influenciadores podem criar assinaturas exclusivas, formando comunidades que compartilham dicas, informações e, consequentemente, criam conexão. Atualmente, diversos influenciadores criam suas próprias comunidades, seja através dos Canais no Instagram, no Close Friends do Stories ou em plataformas como Telegram e Substrack. Mas, marcas também podem usufruir dessa tendência, seja apoiando influenciadores e marcando presença como patrocinadores, afinal, nas comunidades os influenciadores têm ainda maior influência, visto que é um espaço de ainda maior confiança ou, por outro lado, criando suas próprias comunidades e promovendo experiências virtuais e presenciais. Marcas como a Lush Cosmetics têm feito sessões de perguntas e respostas ao vivo com seus especialistas, criando conexão pessoal com os seguidores. Até mesmo o Adam Mosseri, CEO do Instagram, tem um quadro semanal de “Pergunte-me o que quiser”, respondendo ele mesmo a dúvidas dos seus seguidores. Além disso, os eventos presenciais estão voltando com tudo, seja focado em influenciadores ou para o público como um todo, ou focado em clientes, em experiências VIP. Afinal, as pessoas estão mais cansadas das telas, apesar de usarem muito. Assim, começa-se em uma comunidade digital, mas, conforme a conexão vai aumentando, pensar em eventos presenciais pode ser valioso. Dessa forma, é possível criar estratégias poderosas para que as marcas estejam presentes em comunidades e ainda mais no dia a dia do público-alvo e já então clientes. O papel da realidade aumentada e virtual A realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) também têm um impacto significativo nas comunidades digitais. Estas tecnologias oferecem novas maneiras de interagir e se conectar. • Experiências imersivas: comunidades digitais agora oferecem experiências imersivas onde os membros podem se encontrar em espaços virtuais, como se estivessem no mesmo local físico; • Eventos virtuais: conferências, workshops e encontros sociais em ambientes de realidade virtual se tornaram comuns, permitindo que as comunidades se conectem de maneiras mais significativas. Demais tendências para redes sociais em 2025 Além das comunidades digitais, confira outras tendências para redes sociais em 2025: Transparência: a saturação publicitária tem feito com que muitos consumidores, especialmente a mais nova geração, desconfiem das marcas. Para construir relações duradouras é importante, mais do que nunca, priorizar a honestidade e focar em uma comunicação direta e autêntica. Redes sociais como um ecossistema: é preciso ver as redes sociais como plataformas integradas e produzir conteúdo que estejam presentes em todas elas, mesmo que de maneiras diferentes. Ou seja, é preciso ter constância e ser firme nos posicionamentos. Hipersegmentação: os consumidores cada vez mais esperam interações adaptadas aos seus interesses. A hipersegmentação permite a criação de conexões profundas e relevantes. Vídeos curtos: os vídeos curtos e rápidos continuarão em alta em 2025, agora também no YouTube Shorts e focados em histórias impactantes e que atraem rapidamente o usuário, nos 3 primeiros segundos. Ou seja, é preciso combinar vídeos rápidos com bom storytelling. SEO: plataformas como TikTok e Instagram estão cada vez mais inseridas nos motores de busca como o Google, portanto, as marcas devem trabalhar suas palavras-chave em legendas e nos próprios vídeos, como texto adicionado. UGC e EGC: os conteúdos gerados por usuários (UGC) e funcionários de uma empresa (EGC) aumentam a credibilidade e a confiança da marca, pois são conteúdos sobre experiências reais e próximas. Vídeos como “um dia comigo trabalhando na (Nome da Empresa)...” costumam ser um sucesso, pois ativam a curiosidade e dão o toque de “vida real” ao conteúdo. Por outro lado, o EGC pode e deve também ser mais formal, através do Linkedin. Já o UGC pode ser de usuários reais, através de incentivos para que compartilhem suas experiências (como descontos, cupons e demais ações), assim como profissionais podem ser contratados para criar conteúdo que pareçam ter sido feitos por um usuário comum. Confira, também, as principais tendências de marketing em 2025, como um todo, e esteja preparado para o ano que acaba de começar! Pronto para aprimorar as suas estratégias de comunicação e marketing digital em 2025? Conte com a Emotive! Entre em contato hoje mesmo. Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 As redes sociais estão em plena transformação, impulsionadas pelas mudanças de comportamento e consumo do público, especialmente a geração Z. Para continuarem em alta e relevantes no mercado, marcas de todos os tipos devem adaptar suas estratégias para as tendências e exigências atuais, como a conexão emocional e a honestidade. Continue a leitura e entenda, com a equipe Emotive, qual o futuro das redes sociais em 2025, as principais tendências e o novo impacto das comunidades digitais. Vamos lá! 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