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6 dicas para conquistar a fidelidade do cliente: comece hoje mesmo

Conquistar novos clientes é sempre bom, mas e quanto ao cliente atual? É preciso manter o bom atendimento e continuar com boas práticas que incentivem o cliente atual a se tornar fiel, afinal, uma carteira de clientes fiéis faz toda a diferença em um negócio. Continue a leitura e confira 6 dicas para conquistar a fidelidade do cliente e levar a sua empresa a outro nível!

Por que é importante fidelizar o cliente atual? | Dicas para conquistar a fidelidade do cliente
 
Quando se tem um negócio, o objetivo principal é vender e manter um bom e constante fluxo de vendas, garantindo que o negócio funcione e seja lucrativo, certo?

Porém, não basta apenas conquistar novos clientes constantemente se esforços não forem direcionados para fazer com que esse cliente retorne e compre mais vezes.

Conquistar a fidelidade do cliente é tão importante quanto conquistar novos clientes, afinal, isso garante que os clientes de fato gostam da empresa, o que leva a várias vantagens, como indicações e recomendações a amigos, além de um fluxo de venda mais garantido.

Além disso, hoje já não basta apenas oferecer um bom serviço ou produto, é preciso trabalhar para conquistar o cliente e a sua fidelidade.

O consumidor atual valoriza experiências, portanto uma empresa que demonstra valorizar o cliente é vista com outros olhos pelo público atual.

Outro ponto importante é que quando o consumidor retorna e consome mais vezes é porque de fato gosta do produto/serviço e da empresa, ou seja, há uma comprovação do valor do seu negócio.

Para a empresa, conseguir fidelizar clientes tem um excelente custo-benefício.

Isso porque conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 10 vezes mais caro do que manter o atual, que demanda pequenas ações para a sua fidelização. Quem nos afirma essa estratégia é Philip Kotler no livro Princípios de Marketing, e na prática da equipe Emotive vemos que funciona mesmo!

Manter uma boa carteira de clientes fidelizados é essencial para todos os negócios a longo prazo.

Se você não sabe como fazer isso, mas deseja começar hoje mesmo, confira as dicas para conquistar a fidelidade do cliente e mãos à obra!

 
6 dicas para conquistar a fidelidade do cliente de forma eficiente

 

1 – Conheça e escute o público

Conhecer o consumidor da empresa é o primeiro passo para saber como fidelizá-lo através das necessidades identificadas.

Analisar hábitos de consumo, faixa etária, entender por que o cliente vai até a sua empresa e não ao concorrente são itens importantes para conhecer.

Além disso, escutar o público é uma ótima forma de conhecê-lo: faça pesquisas, grupos focais, testes e analise o que possa através do próprio contato com o cliente em atendimentos.

2 – Estimule conexão emocional

Você já ouviu falar em gatilhos mentais, certo?

Essa estratégia nos mostra que a maior parte das decisões são feitas no subconsciente, ou seja, controladas e guiadas pelas emoções.

3 – Facilite o processo de compra

Reduzir a necessidade de esforço por parte dos clientes é um grande diferencial.

Especialmente quando se trata de lojas virtuais, facilitar o processo de compra através de um site funcional, rápido, seguro e eficiente auxilia muito no processo de fidelização, afinal, ninguém quer encontrar problemas ao fazer uma compra.

No caso de lojas físicas, facilitar as informações básicas como endereço, horário de funcionamento e afins nas redes sociais ajuda muito, além de agilizar o processo na própria loja, com uma equipe ágil e que atende bem o consumidor.

Muito além de utilizar chamadas com bons gatilhos mentais, utilizar a emoção para descrever o seu produto é a cereja do bolo para criar conexão emocional.

Por exemplo, ao invés de usar uma descrição simples em um produto como um creme corporal, descrever como o produto faz bem para a autoestima e o autocuidado do cliente é uma ótima opção que conecta o cliente com seus sentimentos.

4 – Vá além do básico e surpreenda o consumidor

Superar as expectativas do consumidor é a maneira perfeita de garantir uma fidelização, ou seja, além de cumprir com o prometido é preciso ir além, como ao entregar o produto antes do prazo combinado, enviar um "mimo" junto, presentear com cupons exclusivos, enviar mensagens de feliz aniversário...

A ideia é oferecer uma experiência completa e mostrar que a marca está à frente das outras!

5 – Ofereça sempre um bom atendimento e invista no pós-venda

Oferecer um bom atendimento é via de regra quando se busca fidelização.

O cliente precisa sentir que a equipe tem todas as informações para suprir a sua dúvida ou dificuldade de modo eficiente e gentil.

Além disso, investir em pós-venda é o segredo para reafirmar o posicionamento da empresa, reforçando que a garantia do cliente vem em primeiro lugar.

6 – Incentive o feedback e mantenha os canais de comunicação abertos

Mostrar que a empresa está disponível para ouvir e conversar com o cliente é crucial na era de humanização que estamos vivendo!

Mas, não se esqueça de garantir uma equipe disponível para o atendimento, assim o cliente não fica sem retorno.

Além disso, incentivar o feedback é a melhor maneira de aprimorar o seu negócio e demonstrar ao cliente que a opinião e experiência dele importam.

Conquistar a fidelidade do cliente não é um “bicho de sete cabeças”, afinal, se trata de analisar, oferecer boas experiências e se mostrar disponível ao cliente, porém, é preciso criar estratégias de fidelização únicas para o seu negócio, investindo em personalização e oferecendo experiências de fato específicas da sua marca.

Além de comunicar da maneira correta, de acordo com o seu público-alvo e as personas do seu negócio, investir em estratégias de fidelização profissionais e personalizadas ajuda a reduzir os custos, pois direciona os esforços estrategicamente.

Agora que você já conhece as principais dicas para conquistar a fidelidade do cliente, o próximo passo é contar com uma equipe profissional e expert no assunto!


Entre em contato com a equipe da Agência Emotive e vamos juntos fazer acontecer ;)




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