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Rebranding e Retargeting: quais as diferenças entre as duas estratégias?

Gerenciar o marketing e a imagem de uma marca vai muito além de investir em redes sociais.

Para que uma empresa tenha sucesso, além de oferecer bons produtos e serviços, é preciso investir em estratégias completas e sólidas de ponta a ponta: do design as redes, anúncios a branding, atendimentos a campanhas on e offline e assim por diante.


Rebranding e Retargeting: entenda as diferenças e quando investir em cada estratégia
 
Hoje, vamos conversar sobre duas estratégias poderosas que tem a ver com o desenvolvimento e sucesso contínuo de uma marca em meio a uma sociedade que está em constante mudança e adaptação.

Continue a leitura e entenda as diferenças entre Rebranding e Retargeting e saiba quando investir em cada uma das estratégias!

 
Rebranding: reposicionamento de marca
 
Quando falamos em Rebranding, estamos falando sobre um reposicionamento de marca.

Muito mais do que uma estratégia de marketing adicional a tantas outras, o Rebranding envolve todo o universo da marca e a sua relação com o cliente.

Quando um consumidor pensa em uma empresa, o que surge na mente dele não se limita aos produtos ou serviços oferecidos.

Na verdade, esse pensamento abrange todas as características de percepção que ele tem da marca. Isto é, a ideia que ele tem da marca como um todo.

Por exemplo: uma marca com uma pegada cool e jovem, com comunicação aberta e atual, mora no imaginário do consumidor com esses detalhes.

Além disso, a mensagem transmitida pela marca é um ponto muito importante quando se trata de branding.

O Rebranding é um conjunto de ações que buscam reposicionar uma marca no mercado e, automaticamente, na mente do consumidor, que a partir dessa mudança terá uma nova percepção dela.

Por isso mesmo é que o Rebranding deve ser feito com muita cautela e não deve ser uma estratégia usada constantemente, muito pelo contrário.

Investir em reposicionamento pode ser interessante quando...

- A empresa muda sua cultura, propósito ou filosofia;

-  A mensagem da marca já não é mais a mesma;

- A empresa busca mudar o próprio público-alvo, adaptando toda a sua imagem e comunicação;

- A empresa quer explorar novos mercados e criar uma nova categoria de serviços ou produtos;

- A imagem da marca foi afetada negativamente;

- A empresa existe há muitos anos e precisa adaptar a sua comunicação e imagem para os tempos atuais.

Mas, atenção: é importante reforçar que Rebranding não é uma simples mudança de logo, e sim uma renovação de toda a cultura e comunicação da marca.

Basicamente, é uma renovação também com a relação com o consumidor a partir da mensagem, comunicação e ideais da marca.

Um excelente case de Rebranding é o da marca Natura, que se popularizou pelo custo-benefício através de uma imagem popular na cultura Brasileira.

Não deixando de lado o popular e acessível do negócio, a Natura resgatou os seus valores de sustentabilidade, sofisticação, inovação e elegância através da mudança de logotipo, cores, embalagens e comunicação digital.

Pouco a pouco, a marca ganhou uma nova percepção do consumidor, deixando de ser valorizada apenas pelo custo-benefício e passando a ser vista como uma marca de excelência e sofisticação.


Retargeting: transformando visitantes e usuários em consumidores

Diferente do Rebranding que envolve uma renovação completa da marca, o Retargeting é uma estratégia específica do marketing que busca capturar a atenção dos usuários ou visitantes, que já tiveram um contato prévio com a marca, em consumidores.

Ou seja, a ideia é conseguir conversões.

Na prática, essa técnica consiste em direcionar mensagens e anúncios aos usuários que já viram ou interagiram com algum canal da marca, especialmente o site ou loja virtual.

Normalmente se utilizam anúncios em outros canais mostrando a marca e o produto que o usuário já havia visualizado ou colocado no carrinho.

Essa estratégia é muito interessante porque permite manter a marca no centro da atenção dessa pessoa mesmo quando ela já não está visitando algum canal da marca.

Assim, consciente e inconscientemente a imagem da marca é trabalhada e reforçada na mente desse novo futuro consumidor.

Além de gerar conversões e aumentar as vendas, o Retargeting ajuda a:

- Aumentar o reconhecimento da marca;

- Nutrir e qualificar clientes em potencial;

- Gerar novos leads;

- Reforçar a marca e sua mensagem.

Como você pode perceber, tanto o Rebranding quanto o Retargeting tem a ver com a relação com o público-alvo.

O Rebranding de um modo geral e que demanda uma mudança completa da imagem da marca, e o Retargeting com a técnica de reforçar essa imagem para conquistar novas conversões.

É essencial analisar em que momento utilizar cada uma das estratégias, especialmente quando se trata do Rebranding, afinal, o reposicionamento não deve ser uma constante na história de uma empresa.

Já o Retargeting, sim, pode ser utilizado com bastante frequência. Ainda sim, cabe analisar como, porque e com que frequência.

Para não passar do ponto nas estratégias, contar com uma agência parceira é a pedida perfeita para combinar estratégias e técnicas da melhor maneira, valorizando a imagem da sua marca e priorizando a qualidade.


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