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Destaque-se no mercado: como melhorar a vantagem competitiva do seu negócio

Em um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, a busca por diferenciação se torna crucial para o sucesso. A vantagem competitiva surge como um elemento fundamental para se destacar da concorrência e conquistar clientes fiéis.

Mas como alcançá-la?

Continue a leitura e entenda tudo sobre como melhorar a vantagem competitiva do seu negócio com a equipe Emotive!


O que é uma vantagem competitiva?
 
Uma vantagem competitiva é um atributo único que faz com que uma empresa consiga alcançar e conquistar mais clientes, além de mantê-los por mais tempo.

Em outras palavras, é um atributo que a diferencia entre a concorrência, mantendo a empresa em uma posição de superioridade em relação às outras.

É algo que só a empresa em particular oferece.

Uma vantagem competitiva tem algumas características:

1) Deve ser única: nenhuma outra empresa do setor pode ter algo similar. Tem que ser inovadora e criativa, buscando algo que a concorrência ainda não ofereça como vantagem.

2) Não pode ser fácil de imitar: é necessário estar seguro de que não será fácil de copiar, pois assim deixará de ser uma vantagem.

3) Deve ser sustentável com o passar do tempo: a vantagem deve ser baseada em uma fortaleza da empresa, evitando que seja fácil copiar e se assegurando de que durará muito tempo.

 
Tipos de vantagem competitiva
 
Michael Porter, considerado o pai da estratégia corporativa, estabeleceu o conceito de vantagem competitiva em 1980.

Segundo Porter, existem 3 tipos genéricos de vantagem competitiva que o seu negócio pode ter, ou seja, três categorias. São elas:

1. Vantagem por custo totalÉ quando uma empresa se diferencia pelo preço baixo. Consiste em buscar a maior economia nos custos de produção sem baixar a qualidade.

Uma empresa que tem a sua vantagem através de custo total oferece produtos padronizados com padrões mínimos de qualidade, atendendo a diversos segmentos de mercado.

2. Vantagem por diferenciação

Esse formato se refere a que o produto ou serviço do seu negócio seja inovador e de alta qualidade, aportando valor para os consumidores de um amplo setor do mercado.

Os custos de elaboração serão mais altos e o produto ou serviço também. Ou seja, a vantagem é a qualidade e a inovação, e o público algo deve ser adequado para poder realizar o investimento.

3. Vantagem por enfoqueAo contrário da diferenciação, a vantagem por enfoque se baseia em oferecer um produto ou serviço a um segmento muito específico do mercado, ou seja, a um nicho bem fechado, e não a todo o mercado.

Segue os mesmos princípios de qualidade e inovação, porém focado em um público-alvo muito específico.  

 
Como definir a vantagem competitiva do seu negócio?
 
Para definir o formato e/ou qual será a vantagem do seu negócio, siga os seguintes passos:

1. Conheça a si mesmo e a seus clientes

O primeiro passo é realizar uma análise profunda do seu negócio. Identifique seus pontos fortes e fracos, diferenciais e oportunidades de crescimento. Mapeie seu público-alvo, compreendendo suas necessidades, desejos e expectativas.

Essa jornada de autoconhecimento permitirá que você defina seus objetivos com clareza e trace um plano estratégico direcionado.

2. Analise a concorrência

É fundamental ter um panorama abrangente do mercado e da concorrência. Estude seus principais concorrentes, seus produtos ou serviços, preços, estratégias e posicionamento.

Essa análise te dará insights valiosos para identificar oportunidades de diferenciação e aprimorar suas ofertas.

3. Invista em inovação

A inovação é a chave para se manter à frente da concorrência.

Busque novas soluções para problemas antigos, explore tecnologias emergentes e esteja sempre atento às tendências do mercado.

4. Priorize a qualidade

A qualidade é um fator essencial para fidelizar clientes e construir uma reputação sólida.

Além de oferecer produtos e serviços impecáveis, faz toda a diferença investir em controle de qualidade para sempre aprimorar os processos internos.

5. Crie uma experiência única para o cliente

Criar uma experiência memorável para o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda, é um diferencial gigantesco e que nem todas as empresas fazem. Aproveite este fato para oferecer um atendimento personalizado, ágil e eficiente, demonstrando atenção genuína às suas necessidades.

6. Adapte-se às mudanças

É crucial que seu negócio seja capaz de se adaptar às mudanças. Esteja aberto a novas ideias sempre pronto para ajustar suas estratégias sempre que necessário.

 
Exemplos de empresas com vantagem competitiva
 
Vamos ver exemplos práticos? Conheça algumas das gigantes do mercado e quais são as suas vantagens competitivas.

Apple

A empresa conseguiu criar produtos exclusivos, além de oferecer uma experiência exclusiva e, ainda por cima, por um preço elevado que não é questionado pelo público-alvo.

IKEA

No caso da gigante sueca, sua vantagem é por custo total, pois oferece produtos de boa qualidade por preços baixos.

Além disso, a empresa conta com uma ótima gestão e logística, o que a ajuda na economia.

Zara

A vantagem competitiva da marca é a sua flexibilidade, rapidez e inovação. O objetivo da Zara é que o cliente desfrute da moda mais atual e desejada pelo menor preço possível, porém com uma qualidade superior a outras fast fahion.

A vantagem competitiva é uma jornada contínua. Além disso, as estratégias estão evoluindo com o uso da inteligência artificial e com certeza veremos novos formatos de vantagem competitiva em pouco tempo. É importante estar atento!

Além de implementar as dicas do artigo, que tal contar com o auxílio da equipe Emotive para construir o seu negócio e a sua vantagem competitiva, além de criar estratégias incríveis?

Entre em contato!








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