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Personal Branding Canvas para planejar marcas pessoais: conheça a ferramenta

Construir e trabalhar uma marca vai muito além do tamanho de uma empresa ou organização. Uma marca pessoal, por exemplo, tem tanta força quanto quando bem trabalhada, com objetivos definidos e estratégias inteligentes aplicadas a partir de ferramentas como o Personal Branding Canvas para planejar marcas pessoais.

Seja você um profissional autônomo ou parte de uma empresa, trabalhar a sua marca pessoal é o que faz a diferença na hora de ser lembrado não apenas pelo seu trabalho, mas por você enquanto pessoa.

Quando bem trabalhada, a marca pessoal pode transformar negócios e impulsionar vendas. Se você deseja ser lembrado pela sua essência e trabalhar a sua diferenciação no mercado, continue a leitura!


Personal Branding Canvas e marcas pessoais: o que são e como se relacionam?

O personal branding canvas é uma ferramenta que auxilia cada profissional a visualizar de forma mais ampla a sua marca pessoal.

Assim, tendo alguns pontos definidos, é criada uma estrutura dessa marca pessoal e estratégias a partir dessa base, tal qual funciona para uma empresa, porém pensando em uma única pessoa que deseja trabalhar a sua imagem, ou seja, como é visto pelos demais.

Automaticamente, trabalhar a marca pessoal através de pequenos e grandes detalhes é reforçar a sua marca na mente do consumidor, assim também aumentando as vendas e gerando fidelidade.

Trabalhar uma marca pessoal é investir em decidir e definir os seus diferenciais, o que o torna único em meio à concorrência e por quais coisas você será lembrado pelo público.

Todos temos diferenciais e propostas de valor únicas. Trabalhar uma marca pessoal é como ressaltar esse melhor de cada um e fazer com que as outras pessoas percebam isso.

Ter uma marca pessoal bem definida...


  • Distingue o profissional da concorrência;
  • Gera alcance e aumenta as oportunidades profissionais;
  • Gera uma maior rede de contatos;
  • Melhora a sua imagem profissional;
  • Melhora a fidelização dos clientes.
Personal Branding Canvas: como funciona na prática?
 
Estamos vivendo a era Human to Human (H2H), ou seja, a conexão entre pessoas é muito mais valorizada.

Dessa maneira, mesmo que empresas trabalhem com negócios B2B (Business to Business), são sempre as pessoas os agentes influenciadores e de decisão.

Ou seja, trabalhar a marca pessoal de cada um é investir na influência no universo dos negócios para construir conexões de valor e construir uma carreira de ainda mais sucesso.

Para autônomos ou profissionais que tem a sua imagem como o centro do negócio, trabalhar a marca pessoal é ainda mais importante, afinal, as pessoas não compram apenas o seu serviço, e sim a sua história, os seus valores e o seu modo de ser.

O Personal Branding Canvas é um método Canvas que permite criar, escrever, desenhar e visualizar a sua marca pessoal no papel.

Assim, não apenas se torna mais fácil visualizar as suas qualidades, os seus diferenciais e os pontos que você gostaria de enaltecer de você e do seu trabalho, como também é o que te ajuda a construir essa marca única e pessoal.

Agora que você já entendeu a importância de investir tempo e atenção a construir a sua marca pessoal através de um canvas, vamos direto ao ponto?

Essa é a estrutura de um personal branding canvas:


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Composto de blocos intuitivos, as perguntas específicas que devem ser respondidas ajudarão a compreender o panorama geral e a descobrir rapidamente no que é preciso melhorar.

Para facilitar o uso, nós te ajudamos a entender o que deve ser pensado e escrito em cada bloco.


  1. Identidade: Qual a sua história e a sua essência? O que a sua história tem de único e diferente? Quais desafios pessoais fazem parte da sua trajetória? Qual o seu propósito e a sua visão?
     
  2. Habilidades: O que você faz/o que pode fazer? De talentos inatos a habilidades que surgiram através de estudos até habilidades emocionais e organizacionais, todas são válidas.
     
  3. Profissão: Qual a sua profissão/o serviço que você entrega?  Como você faz isso e como demonstra um diferencial no seu serviço? Cite também o processo de contratação e entrega, e como se dá o relacionamento com o cliente.
     
  4. Motivos para acreditar: Por que devem acreditar e escolher você como profissional ao invés de outros? Quais são os fatores que te geram credibilidade? De história familiar até graduação ou experiências de emprego, prêmios, intercâmbios...tudo é válido nesse ponto.
     
  5. Setor: Qual a sua especialização/nicho?
     
  6. Promessa: O que você promete a sua audiência? Que problemas/dores o seu serviço resolve? Pense também em que efeito emocional você deseja causar no cliente.
     
  7. Posicionamento: Como você quer que o mercado o veja? Que reputação deseja construir?  Defina quais são os seus valores e recursos que os consumidores irão ver, ou seja, deve ser algo visível/perceptível.
     
  8. Comunicação: Defina como é a sua identidade visual, o seu slogan, o tom de voz da sua marca pessoal e como você irá trabalhar para se comunicar com o público, além de que meios utilizará.
     
  9. Audiência: Quem são as pessoas que precisam saber que você existe? Aonde você encontra esse público e como ele é? Quem influencia esse grupo?
     
  10. Competidores: Analise quem é a sua concorrência e com quem tipo de pessoa, serviço ou produto você se compara.
     
  11. Investimentos: As atividades, recursos e estudos que você investe para ter sucesso na sua marca pessoal.
     
  12. Resultados: O resultado que você alcança com a sua marca pessoal atualmente, seja reconhecimento, valorização, consolidação, etc. E qual resultado você deseja alcançar a partir de agora?
Uma marca pessoal é construída através da definição de todos esses pontos.

Assim, é possível construir uma personalidade da sua marca, ou seja, quem é você, qual a sua história, com que você se comunica, por que os clientes devem escolher você...

Mas, além disso, é com essa construção que podemos encontrar pontos extremamente únicos de cada marca pessoal e reforçá-los para ficar na mente do consumidor.

Seja através da história, do tom de voz, das cores utilizadas e até mesmo da própria imagem, trabalhar a marca pessoal é criar uma conexão mais humana e direta com o consumidor e parceiros de negócio através de associações e reforço da marca com uma mãozinha do marketing.

Viu só que interessante?

Preencher um personal branding canvas não é difícil, mas criar uma estratégia e seguir um plano de marketing inteligente a longo prazo para colocar tudo isso em ação pode não ser tão simples assim.


Conte com a equipe Emotive para ajudar a construir a sua marca pessoal e trabalhar o marketing da melhor maneira!




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