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Mobile Marketing: a importância de otimizar seu site e a sua estratégia para dispositivos móveis

O marketing evolui nos últimos dez anos, em especial devido ao boom dos smartphones. Vivemos em uma era em que os consumidores podem e preferem comprar produtos e contratar serviços quando e como quiserem, diretamente dos seus celulares. Mas, para que isso seja possível e o consumidor tenha em mãos tudo o que precisa, o site de uma empresa deve estar otimizado para dispositivos móveis e o seu planejamento pensado com a estratégia de Mobile Marketing.

Mobile Marketing: o que é?

Que os celulares se tornaram itens indispensáveis na rotina de todos, é fato.

Muito mais do que um meio de se comunicar com amigos e família, o smartphone deixou de ser um acessório para comunicação e entretenimento e se tornou um meio de serviço.

Através dele é possível encontrar tudo na palma da mão, desde bares e restaurantes até finalizar compras de passagens, viagens, produtos e contratar serviços. Tudo isso em poucos cliques.

O marketing acompanha a cultura, a sociedade e os avanços. Por isso mesmo é crucial acompanhar as demandas dos consumidores.

Hoje, uma empresa que não está online corre o risco de se tornar obsoleta.

No caso de empresas que vendem produtos e serviços e tem a possibilidade de também vender online, é preciso evoluir e oferecer o que o consumidor atual busca.

De smartphones e tablets até smartwatches, para que isso seja possível é preciso adaptar a estratégia de marketing, focando no Mobile Marketing.

O Mobile Marketing é uma técnica de marketing que tem o objetivo de alcançar audiência através de dispositivos móveis.

Essa estratégia busca produzir conteúdo focado em websites responsivos – otimizados para dispositivos móveis-, envio de e-mail, SMS, notificações em aplicativos, chats e afins.

O Mobile Marketing ganhou ainda mais força quando o Google anunciou que sites que são compatíveis com dispositivos móveis ganham pontos na classificação no buscador – e com isso não se brinca, certo?

Estratégias de Mobile Marketing para aplicar já

Antes de trabalhar estratégias específicas para o público que consome o seu conteúdo através de dispositivos móveis – sem atrapalhar o público que ainda prefere a clássica tela do desktop-, é preciso começar pelo básico: otimização do site por completo.

Otimizar um site é trabalhar um design responsivo – que se adapta bem a qualquer dispositivo – e aprimorar a experiência da jornada do consumidor, facilitando e deixando a jornada mais rápida, fluida e interessante.

Trabalhar a geolocalização para que usuários específicos que vivem em países, cidades e bairro específicos recebam o conteúdo e os anúncios é uma excelente maneira de estar presente no dia a dia dos usuários através do smartphone, afinal, o aparelho é checado diversas vezes ao dia.

Essa técnica funciona muito bem para hotéis, restaurantes, lojas, eventos...

Aprimorar as notificações push é também crucial para estar em contato com usuários previamente registrados na sua base de dados.

Através de campanhas de SMS marketing, email marketing e notificações de aplicativos no próprio celular, na barra de notificações, é possível reforçar a marca na mente do consumidor e fidelizar esse usuário que já é cliente.

Tome cuidado para não exagerar e crie campanhas interessantes, afinal, em uma era de marketing criativo não vale a pena ser mais do mesmo.

Enviar ofertas, notícias e conteúdos exclusivos auxilia muito na proximidade entre cliente e marca, por exemplo.

Investir em Chatbots é necessário e fazer com que eles cheguem até os usuários de smartphone é uma grande jogada do Mobile Marketing.

É possível trabalhar Ads específicos para celular em que o número da empresa apareça diretamente na busca do google, facilitando o contato.

Ou, por exemplo, inserir botões de contato ao final de postagens para que o usuário possa clicar e ser redirecionado até o WhatsApp da empresa em poucos segundos.

Nesse caso, não se esqueça de contar com um atendimento de qualidade e funcional, inclusive com bots que facilitam o seu trabalho.

Melhorar as Call To Action, as famosas CTA, ajuda a melhorar a conversão. Essas chamadas devem estar inclusas também em botões específicos que direcionam e redirecionam o consumidor até onde ele deve chegar.

Junto a isso, investir em UX writing faz toda a diferença em como o usuário recebe a informação, faz a associação através das palavras ideais e completa a jornada chegando à conversão.

O Mobile Marketing é um grande aliado do marketing atual!

É preciso estar atento a pequenos detalhes para que a experiência do consumidor não apenas seja boa e funcional nos dispositivos móveis, mas também para que a conversão aumente através do smartphone e demais aparelhos.

Afinal, há muito espaço para esse crescimento em uma era na qual os dispositivos móveis são os novos computadores.

Agora que você já sabe que deve adaptar o marketing da sua empresa para dispositivos móveis se deseja aumentar as vendas e fidelizar mais clientes, que tal começar?


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