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Método AIDA: o que é e como aplicar na estratégia de Marketing

Você conhece o Método AIDA? Esse modelo de comunicação representa o comportamento do consumidor, explicando os estágios que ele percorre até tomar a decisão de finalizar uma ação específica ou não, seja de uma compra ou uma assinatura.

Através do mapeamento desses estágios é possível compreender o que o cliente visualiza, analisar o que sente e como é impactado, com o objetivo de aprimorar a experiência e identificar melhorias que podem definir uma compra e causar uma boa impressão.

O método começou a ser estudado no século 18 por um pioneiro da Publicidade e Propaganda, o americano E. St. Elmo Lewis, e segue sendo utilizado através de atualizações.

Hoje o AIDA é muito utilizado nas estratégias de Marketing Digital e, por isso, deve ser compreendido para aplicar no planejamento do seu negócio.



Método AIDA: atenção, interesse, desejo e ação

Com a aplicação do Método AIDA, a jornada do consumidor é facilitada e criada para atingi-lo de maneira certeira para que o negócio seja feito. As quatro letras da sigla representam os quatro passos para analisar e aprimorar.

A - ATENÇÃO

O primeiro passo é compreender a PERSONA do negócio para saber como conquistar a atenção desse consumidor específico, através do perfil traçado. Deve ser feito com estudo prévio, pois o primeiro contato já é capaz de impactar ou não.

É preciso estar presente e fazer a marca ser notada pelo cliente através de diferentes linguagens e formatos como redes sociais, e-mail marketing, anúncios e artigos, por exemplo. É como rodear o possível consumidor e chamar a atenção dele de maneira positiva.

I - INTERESSE

Depois de a atenção ter sido conquistada, é a hora de manter o interesse do consumidor. Ele já conheceu a marca, mas precisa ser lembrado do por que comprar dessa e não de outra. A estratégia indicada é oferecer conteúdo relevante e de valor, mostrando que a marca sabe o que esse consumidor precisa e está disposta a se conectar com ele.

Através de conteúdos estratégicos é possível informar e engajar, despertando maior interesse.

D – DESEJO

Esse é o ponto da trajetória do cliente onde ele já conheceu a marca, começou a ter interesse, mas ainda não está decidido. Provocar desejo é o que fará o interesse se transformar em compra e, para isso, é preciso mostrar o diferencial do serviço ou produto, rodeá-lo com informações cruciais sobre as vantagens e como tal compra pode ser transformadora para a sua vida. Mostrar feedbacks positivos auxilia nessa trajetória. Basicamente, é o momento de fazer o produto parecer irresistível e necessário.

A – AÇÃO

A etapa da ação é o último passo, que representa o objetivo cumprido, seja uma compra finalizada ou uma assinatura, por exemplo. E, para alcançar esse objetivo, é necessário criar sentimento de urgência e oferecer uma situação favorável.

Algumas possibilidades são utilizar Call to Action (CTA), incluindo o sentimento de imediatez e urgência, como "baixe agora!", "últimas peças", "faça um teste gratuito!", "Compre agora com 10% de desconto!" e até mesmo oferecer bônus exclusivos. É como direcionar o consumidor já interessado a finalizar a sua jornada de compra e não voltar atrás no desejo.

S de SATISFAÇÃO: uma atualização no método!

Incluída como um passo extra, a satisfação do cliente é extremamente importante porque significa que a sua experiência foi positiva. Por isso, esforços devem ser feitos para manter o cliente como fiel.


Se interessou pelo método e busca ajuda profissional para melhorar as vendas com um planejamento certeiro e integrado? Conte conosco, podemos te ajudar a alavancar o seu negócio!


Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação