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Hábitos de consumo: a importância de conhecer o comportamento dos consumidores

Você já se perguntou por que o cliente escolhe comprar da sua marca ao invés da marca do concorrente? Entender esse movimento e os hábitos de consumo dos clientes é a virada de chave em um planejamento de marketing estratégico, afinal, quando focamos no comportamento dos consumidores chegamos longe.

Criar e oferecer um produto ou serviço de qualidade é o ponta pé inicial para conquistar clientes.

Porém, é preciso também garantir que esse produto ou serviço satisfaça o cliente e as suas necessidades e, para que isso seja possível, é importante – e crucial – conhecer os hábitos de consumo e o comportamento dos consumidores.

Ficou intrigado do por quê? Continue a leitura para entender e continue investindo no seu negócio com as melhores estratégias.


O que são os hábitos de consumo?

Os hábitos de consumo são as tendências que os consumidores seguem para adquirir produtos e serviços.

Cada consumidor carrega um repertório construído social e culturalmente do que ele considera bom, adequado e interessante em uma compra - e esse repertório muda e se adapta conforme transformações, assim como foi com a COVID-19, quando ocorreu um salto nas compras virtuais.

Quando o consumidor percebe ou decide que precisa adquirir algo, a jornada de hábito de consumo é iniciada e termina quando ele faz a compra.

Na prática, os hábitos de consumo e comportamento dos consumidores afeta o que compram, como compram e quando compram, ou seja, toda a tomada de decisão até o movimento de compra.


Fatores que influenciam o comportamento dos consumidores e seus hábitos de consumo

• Fatores pessoais: os interesses e opiniões do consumidor, que podem ser influenciados por características como idade, sexo, orientação sexual, etc.
 
• Fatores culturais: a cultura em que cada consumidor está inserido, como religião, moda, hábitos, lazer...

• Fatores emocionais: lembranças, memória afetiva, necessidades e sentimentos que são despertados através de um produto.

• Fatores sociais: o círculo em que o consumidor está inserido, hábitos de vida e perfis semelhantes que determinam grupos com interesses em comum.

Os hábitos de consumo não são determinados apenas pelo racional, muito pelo contrário.

Esse é um fator importante, mas o consumidor – hoje muito mais engajado - decide investir o seu dinheiro em uma marca que compartilha dos seus valores e ideais, além de ser influenciado inconscientemente pelos seus sentimentos e fatores como campanhas de marketing.


Hábitos de consumo: antes de tudo, identifique o público da sua marca

São diversas as possibilidades de análises de hábitos de consumo e comportamento dos consumidores, por isso é importante identificar o perfil que se deseja alcançar e focar nos hábitos desse público-alvo.

Assim, não há tiro no escuro: os produtos e serviços são criados e vendidos da melhor maneira para consumidores com perfil X e hábitos X.

Através da definição do público que se deseja alcançar é possível estudar, analisar e determinar os hábitos de consumo e investir em estratégias específicas.

Algumas respostas que encontramos analisando hábitos e comportamentos são:

O que esse público consome: quais suas preferências, quais marcas rejeita, como se identifica com marcas do segmento.

Como esse público consome: frequência do consumo, canais de compra, formatos de pagamento, motivos.

Por que esse público consome: os fatores que influenciam, citados acima.


Pesquisa de hábitos de consumo: entendendo o comportamento dos consumidores
 
Uma das melhores maneiras de aprofundar o entendimento dos comportamentos e hábitos de consumo do público-alvo da marca é através de uma pesquisa de hábitos de consumo.

Não é à toa que essa pesquisa é indicada para todas as empresas: através de perguntas estratégicas é possível rastrear hábitos, atitudes e comportamentos dos consumidores para então criar não apenas produtos que satisfaçam esses consumidores, como também investir em campanhas publicitárias que estejam alinhadas com o pensamento do consumidor a fim de trabalhar a sua percepção da marca.

A pesquisa serve para auxiliar na tomada de decisões da empresa, a qual utiliza os dados obtidos para refinar estratégias e estar alinhada com o consumidor através dos seus hábitos e preferências.

As perguntas de uma pesquisa de hábitos buscam entender pontos como: Composição familiar, trabalho e estudos, relação do consumidor com as mídias, hobbies e lazer, socialização, rotina, saúde, relevância de marcas e categorias, identificação com marcas.

Por meio da análise das respostas é possível entender como os consumidores agem, o que influencia a sua tomada de decisão, quando e como eles compram, etc.


Vantagens de conhecer os hábitos de consumo e o comportamento dos consumidores
 
Além de direcionar estratégias de marketing e auxiliar na criação de produtos e serviços que estejam alinhados ao que o consumidor busca, conhecer os hábitos de consumo é benéfico, pois...
 
  • Estimula o engajamento
  • Gera conexão profunda com o consumidor
  • Identifica novas mudanças de consumo
  • Prevê mudanças e os seus futuros impactos no público-alvo
  • Fideliza o cliente
Agora que você já sabe que conhecer os hábitos de consumo e acompanhar os comportamentos dos consumidores, que tal começar a trabalhar uma pesquisa de hábitos de consumo em parceria com a Emotive?

Elaborar uma pesquisa adequada e estratégica não é tarefa simples e deve ser feito com atenção, afinal, as respostas precisam ser estratégicas para captar o hábito do consumidor nos mínimos detalhes para que depois esses dados possam ser utilizados sem erro.

A equipe da Agência Emotive é expert no assunto e está ao seu lado para conhecer e entender o público-alvo da sua marca e então criar as melhores estratégias!

Entre em contato e vamos juntos alavancar o seu negócio :) 



Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação