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Conheça as vantagens do WhatsApp Business para empresas

Conheça as vantagens do WhatsApp Business para empresas
 
O WhatsApp, muito além de um aplicativo de conversas, é o principal método de comunicação atual.  Acompanhando o aumento do uso dos chats nas redes sociais, o WhatsApp entrou no mercado brasileiro em 2009 e hoje faz parte do dia a dia dos brasileiros, inclusive no quesito vendas e negócios com o lançamento do WhatsApp Business para empresas.

A possibilidade de entrar em contato com outras pessoas de maneira simples e rápida chamou a atenção de empreendedores, que perceberam o canal como um excelente método para vendas e comunicação.

De pequenos empreendedores a grandes empresas, o surgimento do WhatsApp Business no Brasil em 2018 facilitou e profissionalizou o contato entre empresa e consumidor através de vantagens que tornaram o perfil profissional ainda mais sério e com soluções para agilizar e organizar os atendimentos e suportes.

De acordo com pesquisa realizada pelo Opinion Box, 76% dos participantes afirmaram que se comunicam com empresas dessa maneira e 52% compram produtos e serviços através do aplicativo.

Além disso, 75% dos entrevistados afirmaram que poder tirar dúvidas e solicitar maiores informações através do WhatsApp são as funções mais utilizadas e adequadas.

De fato, poder pedir ajuda através de um aplicativo de mensagens instantâneas é muito mais rápido e simples do que solicitar através de e-mail, ligação ou chats específicos, afinal, a vantagem de estar com o celular sempre por perto ajuda na facilidade do contato. Para o cliente, isso é meio caminho andado.

Porém, muito além do atendimento em geral ter se tornado facilitado, existem outras excelentes vantagens do uso do WhatsApp Business para empresas. Confira!


 
5 vantagens do WhatsApp Business para empresas

#1 Mensagens automáticas

A possibilidade da programação de mensagens automáticas é, com certeza, uma das maiores vantagens para empresas.

Dessa maneira, é possível programar mensagens para que o cliente tenha um retorno mesmo quando não há atendentes disponíveis, como acontece com frequência ao receber mensagens fora do horário comercial.

Assim, basta programar uma mensagem amigável informando o horário de atendimento para que o cliente saiba que terá retorno em seguida.

Além disso, podem ser criadas mensagens com links para direcionar o cliente ou até mesmo respostas rápidas, facilitando o atendimento por parte da empresa.

Lembre-se de que esse recurso deve ser complementar, apenas para organizar, informar e não deixar o cliente sem retorno. Porém, o atendimento direto é essencial e deve ser mantido!

#2 Perfil da empresa

Ao contar com um perfil de WhatsApp Business a empresa pode personalizar seus dados.

Além de incluir a imagem com o nome ou logotipo, é possível inserir os horários e dias de atendimento, link para site, telefone, endereço e até mesmo uma descrição da empresa.

Esse recurso facilita o atendimento, pois, em muitos casos, os clientes têm dúvidas básicas justamente sobre esses pontos, assim podem conferir sem necessidade de iniciar uma conversa.

Para o cliente, isso também transmite credibilidade e profissionalismo.

Aliás, é também possível solicitar o selo de verificação para garantir segurança ao cliente, já que em diversos casos são trocados dados e informações entre empresa-cliente e, assim, o cliente pode se sentir ainda mais seguro.

#3 Análise de métricas

Assim como nas redes sociais, analisar métricas é um ponto valioso para qualquer meio de comunicação de uma empresa.

Com o WhatsApp Business para empresas é possível analisar quantas mensagens foram enviadas, se foram devidamente entregues e se foram recebidas e/ou lidas pelos contatos, por exemplo – o que é importante para encontrar quaisquer falhas rapidamente.

Já para campanhas através da ferramenta, analisar as métricas é fundamental para entender a sua eficácia e retorno.

#4 Etiquetas – e maior organização

Diferente do WhatsApp regular no qual as conversas são ordenadas apenas pela ordem de chegada de mensagens, no WhatsApp business é possível usar as etiquetas para sinalizar conversas de acordo com tópicos, tais como: “atendimento”, “suporte”, “pago”, “pagamento pendente” e até mesmo sinalizar como “vendas”, “financeiro”, “rastreio” para facilitar o atendimento e o processo entre equipe. Você pode personalizar as etiquetas de acordo com a necessidade do seu negócio!

#5 Catálogo

Facilitando ainda mais o processo de vendas, nesse formato é também disponibilizado o catálogo de produtos, no qual a empresa pode cadastrar itens adicionando foto, preço e descrição, como um “menu” de produtos e/ou serviços. É uma excelente opção para pequenos empresários que vendem diretamente através da plataforma e não contam com um site profissional, por exemplo.

Bônus: essa versão da plataforma também oferece a criação de links curtos para serem compartilhados em sites e redes sociais, facilitando a comunicação e o contato entre empresa e cliente. Nesse caso, ao clicar no link, o usuário acessa automaticamente a conversa no WhatsApp, ou seja, é direcionado ao atendimento.

Agora que você já percebeu que o WhatsApp Business é uma realidade que veio para ficar e que apenas cresce como recurso básico para empresas, considere criar um para a sua empresa ou aproveitar ainda mais com as dicas da Agência Emotive!

 
Conte conosco para estar sempre à frente quando o assunto é marketing e comunicação!

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