Fale Conosco pelo WhatsApp

10 tendências de consumo para 2023: tendências globais para ficar de olho

Tendências estão por todos os lados: seja na moda, gastronomia, decoração e até mesmo estilo de vida, as tendências tem papel importante nos lançamentos anuais e também afetam o marketing e a comunicação, afinal, elas determinam comportamentos e preferências dos usuários. Para começar o ano com tudo, confira as tendências de consumo para 2023 e esteja à frente da concorrência!


Tendências de consumo para 2023: comportamento, estilo de vida e consumo

Pensar em tendências vai muito além de saber qual a cor do ano ou o que está em alta nas passarelas. 

As tendências também – e sobretudo – analisam o comportamento dos consumidores para entender que mudanças estão ocorrendo e o que eles buscam em vias gerais.

Assim, empresas e negócios de diversos setores podem adaptar-se e oferecer produtos ou serviços que façam sentido dentro das tendências de estilo de vida, mudanças comportamentais e preferências de consumo.

Mais do que criar novos produtos, é possível – e muito eficaz - adaptar a comunicação da empresa como um todo em relação à essas tendências gerais a partir do entendimento de quais são as motivações atuais quanto a estilo de vida e valores.

Desse modo, não apenas o que a empresa oferece pode corresponder às tendências do ano, mas principalmente a mensagem transmitida e como ela é transmitida.

Fique tranquilo, vamos explicar como isso pode ser feito na prática!


As principais tendências de consumo para 2023

A empresa global de pesquisa de mercado, Euromonitor International, publicou recentemente um relatório completo com as principais tendências globais de consumo em 2023.

Esse relatório, produzido anualmente, tem como objetivo auxiliar empresas a preverem as motivações de compra dos consumidores para que então possam atender as suas necessidades.

As 10 tendências que a Euromonitor informa em seu relatório global de 2023, são:

#1 Automação Autêntica

Sim, as automações já fazem parte das vidas dos consumidores e eles estão confortáveis com isso.

Porém, buscam uma automação mais autêntica, que ofereça soluções significativas de modo que as conexões emocionais também estejam em evidência.

Isso significa que humanos e máquinas devem trabalhar em sincronia e, para que supere uma interação pessoal, as automações devem cobrir toda e qualquer necessidade.

É hora de criar a experiência perfeita valorizando o lado humano também.

#2 A planilha de gastos é a melhor amiga do consumidor

Depois de uma longa e complexa pandemia, além de crises econômicas, o foco atual do consumidor é economizar e comprar com atenção.

Em 2022, 75% dos consumidores já não planejavam aumentar seus gastos.

#3 Consumidores tecnológicos, porém mais seletivos

O consumidor atual já está cansado de apenas olhar um feed infinito repleto de conteúdos diferentes.

Agora, o tempo nas telas é mais seletivo, pois eles buscam uma experiência digital com mais filtros de acordo com os seus interesses.

Aqui, a dica é investir em conteúdos nichados de MUITA qualidade.

#4 Sustentabilidade

Os comportamentos de consumo atuais caminham muito para o lado da redução, com foco em impactar positivamente o planeta.

Em 2022, segundo o relatório, 43% dos consumidores já reduziram seu consumo de energia e agora pretendem seguir com cuidados sustentáveis – um excelente nicho de produtos e conteúdos, não é?

Mostre que a sua empresa também busca impactar positivamente o planeta através de iniciativas e fale a mesma língua do consumidor eco.

#5 É hora da diversão: games são foco de entretenimento

Mais do que nunca, os games estão em alta e representam a preferência dos consumidores quando o assunto é entretenimento.

Fique de olho, afinal, os games são uma excelente oportunidade de mercado em massa.

#6 Flexibilidade na hora do pagamento

Soluções flexíveis ajudam a ampliar o poder aquisitivo, aliviando as pressões dos custos de vida – alô, tópico 3.

A curto prazo, a alegria é um motivador de compra, a qual também pode ser alcançada com a flexibilidade para comprar.

Em 2022, a tendência Compre Agora e Pague Depois – buy now, pay later – foi tão grande que chegou ao marco de empréstimo na base dos 156 bilhões de dólares.  

#7 Novas-antigas rotinas: o impacto da pandemia

Os consumidores estão ansiosos para redescobrir o mundo e, de acordo com a pesquisa, mais de 30% vai buscar fazer a maior parte das suas atividades diárias pessoalmente, retomando o contato pessoal e humano no dia a dia.

#8 Ascensão feminina

O consumidor atual não tolera a desigualdade de gênero e busca uma representação cada vez mais justa, além de equidade e inclusão.

Esses valores são grandes fatores na tomada de decisão do consumidor atual, especialmente quando se trata de mulheres.

#9 Equilíbrio, respiro e vida pessoal

Já não é mais cool viver apenas para o trabalho.

A fadiga é tanta que os consumidores buscam colocar suas necessidades pessoais acima de tudo, separando a vida pessoal da rotina de trabalho e estudos.

#10 Jovem e disruptivo: a geração Z está no controle

A geração Z defende suas crenças e valores e expões suas opiniões com firmeza.

Essa nova geração de consumidores não engaja com a publicidade tradicional e busca autenticidade e impacto social positivo.

As tendências de consumo para 2023 giram muito em torno da humanização, sustentabilidade e valores sociais sem deixar de lado a tecnologia que facilita o dia a dia de todos.

Agora, é hora de analisar o seu negócio e adaptar o seu planejamento de marketing e comunicação.

Conte com a Emotive para criar campanhas e estratégias de acordo com as tendências de consumo e vamos juntos fazer a sua empresa decolar!


Entre em contato hoje mesmo.




Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação