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Tipos de e-commerce: conheça exemplos e suas diferenças

O e-commerce (comércio eletrônico) foi e é um marco muito importante tanto na tecnologia e suas possibilidades de uso quanto nos hábitos de consumo da sociedade.  E, para ter sucesso nesse ramo, conhecer os tipos de e-commerce é essencial para adequar o seu negócio ao melhor formato.


O que é o e-commerce e como funciona?


O e-commerce é como uma versão digital do comércio físico. Através de lojas virtuais e canais de compra, o público tem acesso a consumir desde um produto até um serviço onde a transação acontece de maneira eletrônica.

Hoje, contar com uma loja virtual é uma excelente ideia para que o negócio se adapte às necessidades dos clientes, que muitas vezes optam por fazer compras dessa maneira.

Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o balanço das vendas on-line em 2020 registrou um crescimento de 68%. É importante destacar o papel da pandemia nesse sentido, já que muitos consumidores passaram a optar por compras virtuais.


Conheça os 8 tipos de e-commerce


BUSINESS-TO-BUSINESSES (B2B)
Esse modelo é o tipo de e-commerce que funciona entre empresas e é um dos mais utilizados, já que faz a transação entre produtores e atacadistas no comércio tradicional, ampliando seu alcance. As transportadoras também se encaixam nesse formato, já que são contratadas para organizar a logística.

BUSINESS-TO-CONSUMER (B2C)
O mais conhecido e utilizado atualmente, o B2C é a transação direta entre empresa e consumidor final. Ocorre quando o consumidor faz a compra de um produto em uma grande rede online, como Amazon e Submarino. Além disso, empresas que oferecem cashback  também se enquadram nesse modelo.

CONSUMER-TO-CONSUMER (C2C)
É a transação de consumidor para consumidor, geralmente através de plataformas terceiras como o Paypal, a Enjoei, a Shoope e o Mercado Livre.
Nesse formato, seria como o cliente vender para outro cliente interessado, com transação verificada pelas plataformas. 
 
CONSUMER-TO-BUSINESS (C2B)
É o contrário do tradicional, no qual o consumidor vai atrás da empresa. Nessa transação, os indivíduos é que vendem para as empresas. Um bom exemplo são sites de venda de imagens e fotos, como o Shutterstock.
Além disso, funciona também através do consumidor que publica em suas redes algo que está buscando e a empresa entra em contato oferecendo seu produto/serviço. Nesse caso, pode-se dizer que a empresa busca o consumidor.

BUSINESS-TO-ADMINISTRATION (B2A)
Já um pouco diferente da rotina do cliente tradicional, essa transação envolve a venda de produtos por empresas para a administração pública, como segurança social, notas fiscais, registros, etc.

CONSUMER-TO-ADMINISTRATION (C2A)
Seguindo a linha do modelo anterior, nesse caso trata-se do negócio feito entre indivíduos e administração pública, como as declarações fiscais e impostos. Através desses modelos se tornou possível facilitar o processo para os cidadãos.

M – commerce
Esse tipo de e-commerce é muito atual e inovador, já que se trata da venda de produtos exclusivamente através de dispositivos móveis, ou seja, smarthphones e tablets. Como muitos usuários não utilizam ou possuem computadores, é necessário adaptar as lojas virtuais para que funcionem bem em dispositivos móveis. Além disso, considerar o uso de aplicativos próprios também facilita o uso para o consumidor.

S – commerce
O Social Commerce é o formato de venda através das redes sociais. Cada vez mais utilizado, diz respeito a adaptações feitas pelas redes como Facebook e Instagram, que criaram integrações de loja virtual que facilitam a compra.

É possível, por exemplo, inserir links que ao clicar em um produto direcionam o consumidor ao site, levando à compra.

Dentre os tipos de e-commerce, você conseguiu identificar em qual o seu negócio se encaixa? Conte conosco para garantir estratégias de venda e comunicação que vão alavancar a sua marca!



Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação