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Tendências de redes sociais em 2024: o que esperar

As redes sociais são e continuarão sendo uma das ferramentas de marketing mais importantes para empresas de todos os tamanhos. Em 2024, veremos mudanças e tendências de redes sociais evoluindo conforme as plataformas se atualizam e se adaptam às necessidades e comportamentos dos usuários.

Continue a leitura para conhecer algumas tendências de redes sociais que você deve ficar de olho em 2024.


Tendências de redes sociais em 2024: para começar já
 
As redes sociais são um reflexo das mudanças de comportamento dos usuários e consumidores.

Não apenas no que buscam enquanto produtos e marcas, mas também no que os usuários buscam em funcionalidades das plataformas.

Esse fato, para empresas, é muito importante.

Afinal, entendendo o que os consumidores e usuários buscam, a comunicação da marca pode ser adaptada e trabalhada para entregar o que o usuário busca e o que está em alta.

Algumas das principais tendências de redes sociais que veremos em ascensão em 2024, são:

TikTok segue em ascensão

O TikTok, plataforma que iniciou a viralizar na pandemia, é a rede social de crescimento mais rápido do mundo e sua popularidade só irá aumentar em 2024.

Afinal, hoje todos os tipos de públicos estão presentes nessa rede social que está em constante evolução.

O formato de vídeo curto do TikTok é ideal para empresas que desejam criar conteúdo compartilhável.

Conteúdo interativo e experiências imersivas

As plataformas líderes – Instagram, TikTok e Linkedin – estarão cada vez mais focadas em conteúdos interativos, especialmente com experiências imersivas que envolvam realidade virtual e aumentada. A ideia é criar experiências que vão além da tela.

Conteúdo UGC seguirá crescendo

O user generated content, ou conteúdo gerado pelo usuário, é uma tendência que definitivamente veio para ficar.

Uma das suas vantagens é que é muito mais natural e espontâneo do que o conteúdo publicitário tradicional.

Hoje, já é possível contratar criadores especialistas em UGC. Para 2024, a projeção é que haja cada vez mais ofertas desse serviço, além de uma melhora na qualidade a partir de ferramentas focadas nisso.

Saúde mental em foco

Os debates sobre saúde mental X redes sociais não são de hoje. Em 2024 veremos mais funções das próprias ferramentas para promoção de um bem-estar digital, como lembretes de descanso, aviso de limite de tempo de tela e afins.

Integração de compras e redes sociais

Em 2024, veremos mais empresas integrando ferramentas de vendas diretas nas redes sociais, como uma forma de aumentar as vendas e o alcance.

Essas ferramentas já são comuns, porém agora é esperado que plataformas como Instagram e TikTok continuem melhorando as funções de compra direta desde publicações, vídeos e stories.

A importância da autenticidade

Os usuários estão cada vez mais exigentes em relação à autenticidade das marcas nas redes sociais, especialmente após o boom da inteligência artificial. Os usuários estão buscando mais conteúdos genuínos, autênticos e humanizados.  

Em 2024, as empresas que desejam se conectar com seus clientes devem ser mais reais, naturais e humanizadas nas redes sociais.

O foco na personalização

A inteligência artificial (IA) será muito importante para criar experiências mais personalizadas para seus usuários nas redes sociais.

Nesse ano, se espera que algoritmos mais avançados aprendam e adaptem o conteúdo segundo os interesses individuais dos usuários.

Portanto, veremos mais empresas usando IA para segmentar seus anúncios, gerar conteúdo relevante e oferecer suporte ao cliente.

Diversidade segue em alta

Em 2024, as empresas que desejam se conectar com um público global precisam ser inclusivas e representativas de sua base de clientes através da comunicação em redes sociais e branding geral da marca.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências para ficar de olho e aplicar na sua estratégia de marketing digital em 2024, conte com a Emotive para criar uma estratégia de sucesso nesse ano!


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