ROAS e ROI: O Que são e Como Calcular

Primeiramente é importante saber que tanto ROAS quanto ROI são métricas que indicam o seu retorno diante dos investimentos que faz, seja em campanhas nas redes sociais, e-mail, google ou qualquer outra.
Através delas você saberá se está ganhando ou perdendo dinheiro. Porém, o ROI e o ROAS não são a mesma coisa e cada uma tem sua função.
Mesmo sendo dois indicadores de desempenho dos resultados de uma campanha, é fundamental entender que exercem funções diferentes.

Enquanto o ROAS (Return on Advertising Spend ou Retorno com Gastos de Anúncios) mede a eficácia dos anúncios (gastos com publicidade), o ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento) mensura o resultado de toda a estratégia envolvida. Ou seja, uma métrica é mais específica e outra mais ampla.

O ROAS só leva em consideração os valores gastos com publicidade/anúncios.
Portanto, é comum que você encontre o ROAS em ferramentas como Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads. Sendo que esses dados são de suma importância para que a equipe de marketing entenda quais ações e quais canais são mais vantajosos para o seu negócio.

Já o ROI considera todos os demais custos, como água, energia elétrica, aquisição de equipamentos, mão de obra.
No entanto, as duas métricas, quando são acompanhadas e analisadas juntas, permitem que seja estabelecida uma estratégia de marketing sustentável e com resultados mais consistentes.


Como calcular

Para calcular o ROI, basta utilizar a seguinte fórmula:

ROI = receita – custo ➗  custo

E, ao final, se você quiser encontrar o valor em porcentagem, basta multiplicar por 100.
Então, suponha que sua empresa faturou R$ 200 mil em um ação e que o investimento inicial foi de R$ 20 mil.
Consequentemente o retorno sobre o investimento é 9, o que significa que foi de 9 vezes o valor do investimento inicial.
Multiplicado por 100, revela uma porcentagem de 900% de retorno.
Já o ROAS tem uma fórmula ainda mais simples:


ROAS = receita ganha pelas mídias pagas ➗  custo de anúncios
 
O ideal é que o seu ROAS sempre esteja acima de R$ 2, esse é o padrão do mercado. Pois se você encontrar um número igual a R$ 1 significa que você não está tendo lucro. E, já quando este valor está abaixo de R$ 1, então significa que seus anúncios estão gerando, na verdade, prejuízo.
Se a sua organização investe R$ 1.950 em anúncios no Google Ads em um mês e gera R$ 7.000 em vendas, o ROAS é de 3,58.
Isso quer dizer que a empresa conseguiu um retorno de R$ 3,58 para cada R$ 1,00 investido.
Um valor que, multiplicado por 100, resulta no percentual de 358%.


Agora que você já entendeu sobre o assunto, trate de levar essas métricas em consideração quanto for estruturar e analisar seus investimentos ;)
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