Você sabe o que é o Marketing de Conteúdo? Investir em Marketing a longo prazo vai te trazer dinheiro Postado por admin em 10 de Outubro de 2019 em Publicidade Primeiramente é importante saber que tanto ROAS quanto ROI são métricas que indicam o seu retorno diante dos investimentos que faz, seja em campanhas nas redes sociais, e-mail, google ou qualquer outra. Através delas você saberá se está ganhando ou perdendo dinheiro. Porém, o ROI e o ROAS não são a mesma coisa e cada uma tem sua função. Mesmo sendo dois indicadores de desempenho dos resultados de uma campanha, é fundamental entender que exercem funções diferentes. Enquanto o ROAS (Return on Advertising Spend ou Retorno com Gastos de Anúncios) mede a eficácia dos anúncios (gastos com publicidade), o ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento) mensura o resultado de toda a estratégia envolvida. Ou seja, uma métrica é mais específica e outra mais ampla. O ROAS só leva em consideração os valores gastos com publicidade/anúncios. Portanto, é comum que você encontre o ROAS em ferramentas como Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads. Sendo que esses dados são de suma importância para que a equipe de marketing entenda quais ações e quais canais são mais vantajosos para o seu negócio. Já o ROI considera todos os demais custos, como água, energia elétrica, aquisição de equipamentos, mão de obra. No entanto, as duas métricas, quando são acompanhadas e analisadas juntas, permitem que seja estabelecida uma estratégia de marketing sustentável e com resultados mais consistentes. Como calcular Para calcular o ROI, basta utilizar a seguinte fórmula: ROI = receita – custo ➗ custo E, ao final, se você quiser encontrar o valor em porcentagem, basta multiplicar por 100. Então, suponha que sua empresa faturou R$ 200 mil em um ação e que o investimento inicial foi de R$ 20 mil. Consequentemente o retorno sobre o investimento é 9, o que significa que foi de 9 vezes o valor do investimento inicial. Multiplicado por 100, revela uma porcentagem de 900% de retorno. Já o ROAS tem uma fórmula ainda mais simples: ROAS = receita ganha pelas mídias pagas ➗ custo de anúncios O ideal é que o seu ROAS sempre esteja acima de R$ 2, esse é o padrão do mercado. Pois se você encontrar um número igual a R$ 1 significa que você não está tendo lucro. E, já quando este valor está abaixo de R$ 1, então significa que seus anúncios estão gerando, na verdade, prejuízo. Se a sua organização investe R$ 1.950 em anúncios no Google Ads em um mês e gera R$ 7.000 em vendas, o ROAS é de 3,58. Isso quer dizer que a empresa conseguiu um retorno de R$ 3,58 para cada R$ 1,00 investido. Um valor que, multiplicado por 100, resulta no percentual de 358%. Agora que você já entendeu sobre o assunto, trate de levar essas métricas em consideração quanto for estruturar e analisar seus investimentos ;) Se ficou com dúvidas clique aqui e fale gratuitamente com um de nossos consultores. Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 3 Artigos Relacionados Comunicação Empresarial: estruturando uma estratégia de sucesso Marketing de conteúdo: criação de personas para marcas Personalização em massa: o futuro do e-commerce Tendências de vendas online para 2025: o futuro do e-commerce