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Plano de Comunicação: o que é e qual a importância para uma empresa

Vivemos um momento saturado de informações no qual a atenção é um recurso precioso e a comunicação eficaz é a chave para o sucesso. O plano de comunicação é um documento estratégico que define como uma empresa irá se conectar com o seu público-alvo de maneira eficaz e funcional.

Que contar com um plano de comunicação é importante, é fato. Porém, ‘porque sim’ não é o motivo. Para entender de fato a importância de planejar a comunicação de uma empresa, continue a leitura e mãos a obra!

Antes de tudo: o que realmente é um plano de comunicação?

O plano de comunicação é um documento que reúne as estratégias de comunicação de uma empresa.

Porém, mais do que um simples guia, o plano de comunicação é um mapa detalhado que orienta as ações da empresa em direção a objetivos específicos e mensuráveis.

Dessa forma, os objetivos estão alinhados e não são perdidos entre ideias, reuniões e novidades. São palpáveis, realistas e detalhados entre toda a equipe para que possam ser atingidos.

O plano de comunicação, como o nome sugere, tem como foco as mensagens que a marca envia através de canais digitais como blog, newsletter, redes sociais, etc.

Elementos essenciais do plano de comunicação

Para que faça sentido e os objetivos fluam bem, cada uma das estratégias definidas deve contar com ações específicas para atingir os objetivos.

Além disso, é necessário estabelecer um contexto, o tipo de público, os canais ideais a serem utilizados, que tipo de mensagens serão enviadas, com que intenção, com que linguagem e como serão avaliados os resultados.

Portanto, os pontos que devem ser cobertos em um plano de comunicação são:

• Definição dos objetivos: O que a empresa deseja alcançar? Maior brand awareness? Fidelização de clientes? Mais vendas?

• Público-alvo: Quem são as pessoas que a empresa deseja atingir com as mensagens e a comunicação como um todo? 

• Mensagens-chave: Quais informações são realmente relevantes e valiosas para o público-alvo e precisam chegar até ele?

• Canais de comunicação: Quais canais serão utilizados para a comunicação dessas mensagens? 

• Cronograma e orçamento: Quando, como e quanto será investido para as determinadas ações e campanhas?

• Métricas: Como as campanhas e a comunicação como um todo serão medidas? Através de quais indicadores e critérios?


Vantagens de plano de comunicação estratégico
 
As principais vantagens de contar com um plano de comunicação estratégico são:
 
Coesão, consistência e imagem unificada
 
Um dos objetivos do plano de comunicação é ter uma identidade reconhecível, um tom, imagens e estilo coerente entre todos os canais de comunicação da empresa, além de mensagens que estejam em concordância.

Isso ajuda a gerar maior adesão do usuário, fidelizar o cliente e criar uma relação que passa de usuário-marca a cliente-marca.

Evita gastos desnecessários
 
É muito comum que empresas invistam em campanhas e anúncios que não funcionam tão bem.

Isso acontece porque as mensagens não estão claras, as imagens não estão ideais, o tom da comunicação não é o ideal para falar com o público-alvo e assim por diante.
Quando se tem um plano bem feito em mãos, é mais fácil evitar gastos desnecessários e, quando for feito um investimento, ele será mais eficaz.

 
Otimização de tempo e resultados
 
Um plano de comunicação e marketing que foca nos canais importantes e nas mensagens corretas para o público faz com que os objetivos sejam alcançados de modo muito mais rápido.
Afinal, muito além de testes aleatórios, os objetivos foram estudados e definidos criteriosamente para otimização de todos os projetos.

 
Ajuda a gerar empatia para a marca
 
Quanto mais contato um usuário ou cliente passa a ter com uma marca que tem um estilo, personalidade e coerência definidos e reforçados, mais fácil é conquistar essa pessoa através da empatia e da credibilidade.

Melhores resultados e ações mais eficazes
 
Quando uma empresa sabe o que busca, mesmo que passe por testes e erros, ela está mais perto de conquistar o seu objetivo.
Ter um plano de comunicação aumenta as chances de alcançar os objetivos de comunicação da empresa através de ações mais sólidas e eficazes.

Agora que você já sabe que o plano de comunicação é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empresa, que tal investir em um planejamento estratégico e eficaz para otimizar seus recursos, alcançar seus objetivos e construir relações sólidas com seu público-alvo?

 
Entre em contato com a equipe Emotive e garanta que sua empresa esteja no caminho certo para o sucesso!





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