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Pesquisa de Marketing: o que é e por que começar a fazer agora mesmo

Definir, criar e colocar em ação um planejamento de marketing envolve criatividade, estratégia e timing. Mas, muito além disso, a pesquisa de marketing deve caminhar lado a lado do planejamento para obter resultados com maior precisão e assegurar o sucesso das campanhas.

Se você nunca ouviu falar em Pesquisa de Marketing, sem problemas! Vamos explicar tudo sobre o assunto no artigo de hoje. Prepare o papel e a caneta ou abra um bloco de notas para os insights e vamos lá!





 
Pesquisa de Marketing: menos problemas, mais oportunidades
 
Quando se fala em pesquisa, a primeira coisa que surge na cabeça de muitas pessoas são formulários básicos como pesquisas de satisfação, correto?

Esse formato é também muito válido, mas, na verdade, a pesquisa de marketing é outra coisa.

Kotler, um dos maiores gurus da área, a define como:

“Pesquisa de marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”.

A pesquisa de marketing diz respeito a coletar dados pertinentes que vão servir como base de consulta para tomar decisões e solucionar problemas dentro da empresa.

Ou seja, é uma forma de coletar dados pertinentes que auxiliam na tomada de decisão no momento de solucionar problemas relativos à empresa.

A pesquisa busca tratar da resolução de problemas e da identificação de oportunidades relacionados a produto, preço, comunicação, concorrências e clientes.

Através da pesquisa encontramos respostas como:

- O quão satisfeito o consumidor está com o produto ou serviço;

- Que caminho o consumidor percorre até adquirir? (qual o seu comportamento);

- Como o consumidor vê o produto ou serviço em relação ao concorrente – e por que, ainda sim, escolhe o seu?

- Como ele reagiria em uma situação de aumento de preço ou mudança no produto?

Na prática, a pesquisa de marketing analisa o comportamento do consumidor e a sua relação com o produto/serviço, buscando compreender seus passos, antecipar possíveis problemas e ter soluções na carta da manga.

 
Pesquisa de Marketing X Pesquisa de Mercado: qual a diferença?
 
Termos similares, resultados diferentes! Vamos a um exemplo comparativo?

Em uma pesquisa de marketing, uma empresa pode realizar uma análise de preços, comparando seus preços com os do concorrente.

Já em uma pesquisa de mercado, a empresa também realiza análise de preços, porém levando em consideração a opinião do consumidor. Nesse formato, a empresa foca no processo de ouvir a voz do mercado, literalmente.

 
Como uma pesquisa de marketing funciona?
 
Para iniciar uma pesquisa de marketing, é primeiro definido qual problema será pesquisado.

 É importante lembrar que “problema” não necessariamente é um problema de fato, e sim uma possibilidade ou uma dúvida que a empresa tem quanto ao comportamento do seu consumidor.

Logo depois, se estabelece o esquema da pesquisa e as técnicas e instrumentos são definidos.

Agora, é hora da pesquisa: dados são coletados, depois preparados e analisados para que sejam apresentados em relatório.

Essa coleta pode ocorrer de diversas maneiras: análise de redes sociais (comentários, buscas, grupos, etc), formulários, telefone, focus group e até mesmo com técnicas de observação, onde o profissional apenas observa, literalmente, o comportamento do consumidor, seja em lojas físicas ou analisando o trajeto percorrido online.

Além de expor os resultados, essa pesquisa funciona como um “banco” de dados e respostas para solucionar possíveis problemas futuros.

 
Vantagens da pesquisa de marketing
 
Empresas precisam se adaptar constantemente às mudanças do mercado e do mundo.

Seja lançando novos produtos ou campanhas, quando ocorre uma mudança no comportamento do consumidor é preciso demonstrar que a empresa está a par.

A pesquisa auxilia na tomada de decisão, pois oferece maior assertividade através das estratégias de pesquisa e seus resultados.

Outras vantagens são:

- Identificação de tendências e oportunidades de negócio;

- Acesso a informações de qualidade e seguras;

- Criação de conteúdo de valor mais assertivo;

- Construção de autoridade no mercado.

Buscar maneiras de compreender o consumidor, o mercado e prever problemas para evitá-los da melhor maneira – ou encontrar tendências e fazer parte o mais rápido possível -  faz todo o sentido, não é mesmo?

A pesquisa de marketing é a melhor amiga do planejamento de marketing e das campanhas de sucesso.

Se você ainda não aplica essa estratégia na sua empresa, é hora de considerar e conhecer, na prática, os benefícios a curto e longo prazo.

Conte com a equipe expert da Agência Emotive e vamos juntos alcançar novos horizontes no mercado!


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