Fale Conosco pelo WhatsApp

O que é o Google Tag Manager e quais os seus benefícios?

Analisar dados e monitorar as interações no site da empresa é uma das principais tarefas da equipe. Afinal, é através desses dados que estratégias são criadas e ações são adaptadas para gerar ainda mais sucesso. O Google Tag Manager (gerenciador de tags) é uma ferramenta que agiliza esse processo e deve fazer parte da rotina da empresa.

Continue a leitura e entenda mais sobe o Google Tag Manager e seus benefícios!


O que é o Google Tag Manager?
 
O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta gratuita que permite ao profissional gerenciar e implementar tags em um site ou aplicativo sem precisar modificar o código.

As tags são pequenos pedaços de código que rastreiam o comportamento do usuário e coletam dados para ferramentas como Google Analytics, Google Ads, Facebook Pixel, etc.

Podem ser automaticamente coletados dados como conversões, cliques, monitoramento de produtos visitados pelo usuário, mapa de calor e assim por diante.

Ou seja, com essa ferramenta analisar dados e monitorar os visitantes de um site ou e-commerce se torna mais fácil e automatizado, sem a necessidade de realizar essas tarefas de forma manual.

Além disso, deixa de ser uma tarefa complexa e empresas de todos os portes podem utilizar sem muitas complicações.


Acionadores e Variáveis: elementos do Google Tag Manager
 
A principal função do Google Tag Manager é criar e implementar etiquetas (tags) para rastrear e coletar dados em uma determinada página do site ou e-commerce.
 
São pequenos fragmentos de códigos que atuam de forma inteligente e automática. Além das tags, existem dois elementos importantes e muito funcionais.

Acionadores

Funcionam como ordens que ativam ou desativam alguma das tags implementadas no site. Os acionadores são configurados de acordo com a estratégia determinada.

É possível, por exemplo, incluir um acionador que perceba a chegada de um novo visitante no site. A partir disso, a tag será ativada e começará a realizar a coleta de dados.

Os acionadores podem ser personalizados de diversas formas e devem estar alinhados com as estratégias atuais, por isso mesmo essa ferramenta também interessa – e muito – à equipe de marketing.

Variáveis

As variáveis atuam adicionando mais formas de monitoramento e acionamento das tags.

Permitem determinar o evento particular que irá ativar a tag e, então, sinalizar que dado irá gerar um impacto nas tags. Dessa forma o caminho da coleta de dados é aprimorado.

Benefícios do Google Tag Manager

Existem diversos benefícios em usar o Google Tag Manager no seu negócio. Confira:

• Facilidade de uso: A interface do GTM é intuitiva e fácil de usar, mesmo para quem não tem experiência em programação.

 
• Flexibilidade: O GTM é compatível com uma ampla variedade de tags de diferentes plataformas.

• Precisão:  A ferramenta ajuda a garantir que as tags estejam funcionando corretamente e coletando os dados corretos.

• Segurança: O GTM oferece recursos de segurança avançados para proteger os dados da empresa.

• Centralização: O GTM permite que você gerencie todas as tags em um único lugar, o que facilita o acompanhamento e a organização.

• Versões: O gerenciador permite que você crie e gerencie diferentes versões de suas tags, o que facilita o teste e a implementação de alterações.

O Google Tag Manager é, definitivamente, uma ferramenta essencial para qualquer site, pois permite simplificar e automatizar o uso de etiquetas para coleta de dados sobre os usuários.

Essas informações são preciosas para uma empresa, afinal, são informações reais e concretas do comportamento do usuário quando chega ao site ou e-commerce. Utilizar tags e acompanhar os dados coletados é a base para criar uma estratégia de qualidade e baseada em ‘fatos reais’.

Dessa forma, estratégias vão sendo alteradas e aprimoradas para maior sucesso da empresa.


Não conhecia essa ferramenta e identificou que precisa incluí-la no seu site? Entre em contato com a Emotive e vamos juntos implementar ferramentas e estratégias completas para que o seu negócio decole.





Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação