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Neo – Assistência Funeral: estratégia de marketing construída do zero

A Emotive Comunicação é uma agência focada em obter resultados por meio de estratégias criativas, sólidas e inteligentes.

Buscamos, encontramos e colocamos em prática diversas soluções em marketing e comunicação, visando transformar as marcas dos nossos parceiros em referências no mercado.

Hoje, vamos apresentar o case de um dos nossos clientes: a NEO - Assistência Funeral!

 

Neo – Assistência Funeral: case de parceiro
 
A Neo, um de nossos mais recentes parceiros, é uma prestadora de serviços de assistência funeral que iniciou suas atividades no começo de 2022. Apesar de jovem, a marca é composta por sócios que possuem mais de 10 anos de experiência no mercado de serviços com assistência 24 horas.

A Emotive foi procurada para estar junto de todo o desenvolvimento das estratégias iniciais de comunicação e criação da identidade visual. Assim, atuamos no processo de criação de identidade visual, gestão de redes sociais e e-mail marketing.

Identidade visual: o primeiro passo
 
O primeiro passo foi desenvolver a identidade da marca alinhada à missão e valores empresariais. Entre os objetivos estava o de posicionar a Neo como uma empresa confiável e capaz de dar suporte aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
 
Para o projeto de criação da marca levamos em consideração o briefing passado pelo cliente, somado aos estudos de mercado, concorrência e aplicação mercadológica.
 
O logotipo escolhido:

 

Marca
 
A marca é o elemento central de uma identidade visual e é responsável pelo reconhecimento da empresa de maneira rápida.

A ideia é que o público veja, reconheça e associe no menor tempo de leitura e espaço. Assim, a marca também é lembrada facilmente, reforçando o branding e se tornando referência para o cliente – isso o fará optar pela empresa quando tomar a decisão de contratação/compra.

Por isso a importância de uma marca forte e bem desenvolvida!

No caso da Neo, trabalhamos o ícone de forma integrada ao lettering com a letra “O” pelo formato do coração, transmitindo o carinho e zelo da empresa com seus clientes.

Além disso, a forma também representa, de maneira abstrata, o rosto de uma coruja com a forma no tom de vermelho simbolizando seus olhos. A coruja representa, no campo espiritual, sabedoria, conhecimento e transformação.

Cores

As cores são elementos visuais que otimizam o reconhecimento por parte do público, auxiliando na rápida associação da marca.

Optamos pelo tom escuro de azul que transmitem segurança e confiança para a marca, combinado com um tom vivo e menos saturado de vermelho que traz leveza e inovação para o logotipo.

E ainda, também foi feita a opção em tons monocromáticos (preto e branco), aumentando as possibilidades de aplicações da marca.


 

Marca aplicada em imagens fotográficas com diferentes fundos:


 
Fontes
 
A fonte escolhida possui um traço mais simples que privilegia a leitura e facilita a compreensão. Para o byline (descrição da marca, neste caso, “Planos Funerários”) seguimos com uma fonte de fácil leitura, com menor destaque.





Materiais gráficos: tão essenciais quanto as redes sociais
 
A partir da definição da identidade visual, criamos os demais materiais essenciais para uma empresa que está decolando.
 
Apesar da importância do digital, os materiais gráficos são podersos e fazem parte de uma estratégia completa, afinal, a marca é vista em mais lugares e demonstra aos clientes e parceiros um grande cuidado e profissionalismo.

São ideais para uso em reuniões, visitas, feiras, entrega de orçamentos e afins.

Os materiais quando utilizados pelos clientes incentivam uma divulgação espontânea da marca, chegando assim a um público maior de maneira “offline”. 

Seguindo a linha de uma leitura simples que transmite seriedade visto o nicho de mercado, para os materiais gráficos utilizamos as fontes Poppins e Montserrat.

Veja abaixo as aplicações da marca:

Cartões de visita

 

Folha timbrada

 

 
Além dos gráficos, materiais digitais que complementam as redes sociais e site foram criados para manter a identidade visual independente do canal, assim como a assinatura de e-mail:
 

 
É muito importante manter a identidade visual em todo e qualquer material produzido, seja ele para canais digitais ou impressões, já que quanto mais a marca, as cores, fontes e palavras-chaves são reforçadas, maiores as chances da marca ser lembrada pelo público, seja para quem já é cliente ou para clientes em potencial. 
 
Redes Sociais: construção de credibilidade e conexão com os clientes

Para começar a estabelecer a presença online de uma marca totalmente do zero adotamos como estratégia inicial identificar os pontos fortes e os diferenciais competitivos. A partir disso, trouxemos conteúdos de apresentação da marca, do site e dos seus produtos para estabelecer a construção da credibilidade nas mídias sociais.


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1- Avatar, Biografia e Destaques ajustados
2- Primeiras publicações


Dado o start, criamos um guia de planejamento de conteúdo, onde incluímos categorias de assuntos que estão alinhados com a marca para reforçá-la, como: suas vantagens, proposta de valor, como é sua funcionalidade e custo-benefício.

Ampliamos o leque de possibilidades incluindo datas comemorativas que façam sentido para a Neo e publicações com mensagens de otimismo e inspiração.

O feed de uma marca é como uma vitrine dos seus produtos e serviços. Mas também é essencial lembrar que a rede é social, por isso devemos conversar com a audiência oferecendo não apenas informações sobre os serviços e ofertas de contratação, mas também – e principalmente -  conteúdos interessantes e de valor, ou seja, que contribuem com as “dores” do público-alvo.

Dessa maneira, a estratégia foi entregar conteúdos informativos e de curiosidades para que os seguidores e leitores tenham ainda mais conhecimento sobre a área de atuação da empresa como um todo.

Por meio dessa estratégia, o público percebe a autoridade da empresa por meio do domínio do assunto e, além disso, fica claro o interesse de construir uma relação entre público e empresa, o que é extremamente valorizado pelo seguidor e consumidor atual.

 

Publicações mais recentes
 
 
 
E-mail Marketing: estratégia de conversão 

Ao contrário do que possa parecer, o uso do e-mail segue em alta e é um canal eficiente de comunicação e divulgação, com grande eficiência para as estratégias de conversão.

Para usar o e-mail marketing de forma assertiva, utilizamos a base de contatos inicial do cliente, que havia sinalizado interesse em receber informações e novidades da Neo.

Disparamos para esta lista conteúdos que intercalam entre a oferta dos serviços e informações relevantes e curiosidades sobre o segmento funerário em diversos formatos, que variam entre texto e recursos gráficos que tornam a leitura mais fluída e agradável.

 

 
Construir uma marca e mantê-la com forte presença com conteúdos inteligentes e campanhas bem planejadas é essencial para se tornar uma empresa de referência, conquistar novos clientes e reforçar a imagem no mercado.
 
A Emotive Comunicação está pronta para atender sua empresa, seja ela em fase inicial ou já estruturada no mercado, afinal, a comunicação evolui a todo momento e precisamos acompanhar as transformações para não ficar para trás.

Entre em contato para conversarmos sobre inovações, criatividade e estratégias para o sucesso da sua marca!


Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação