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Mapa da Jornada do Cliente: o que é e qual a importância?

Conhecer o cliente da marca é o requisito básico para criar estratégias inteligentes e funcionais. Muito além de definir o público-alvo e estudar o entorno, preferências e gostos desse cliente, fazer um mapa da jornada do cliente é essencial para o aumento das vendas através do Inbound Marketing.

Mas, como fazer um mapa de jornada do cliente? Como identificar os passos dessa jornada e usá-los a favor do marketing digital?

Continue a leitura e coloque em ação essa estratégia hoje mesmo!


Mapa da Jornada do Cliente: como funciona?
 
Quando um consumidor decide que quer ou precisa comprar algum produto ou serviço, já deu o primeiro passo na jornada.

Após esse momento, é chegada a hora de buscar pelo produto ou serviço.

Para o consumidor, esse é o momento de analisar opções, comparar preços e assim ir formulando a sua decisão.

Para a marca, esse momento não precisa – e nem deve – ser passivo.

A mapa da jornada do cliente existe para que a marca possa ser ativa no seu encontro com o cliente e assim se tornar a escolhida nesse processo de compra que se iniciou.

Na prática, a mapa da jornada do cliente torna possível identificar em que fase do processo de compra o cliente está, o que por sua vez possibilita que a marca possa direcionar as estratégias de conversão nos momentos específicos com maior precisão e conquistar a compra do cliente.

 
Etapas da Jornada do Cliente

Aprendizado e descoberta da necessidade

 
Nessa primeira etapa o consumidor ainda não sabe que precisa fazer uma compra.

Ele começa a ter dúvidas e sente uma "pulguinha atrás da orelha" com a necessidade de comprar algo e solucionar esse problema.

Nesse ponto o objetivo do marketing é trabalhar a visibilidade e os conteúdos informativos e educativos, além de campanhas para alcançar esse cliente ainda em dúvidas do que será essa "pulguinha atrás da orelha".

Reconhecimento do problema

Quando o consumidor entende que precisa solucionar um problema, começa a fazer buscas atrás de mais informações sobre o que pode solucionar esse problema em questão.

Agora é a hora em que a marca pode começar a gerar uma necessidade de solução, se mostrando como a solução, além de responder as dúvidas através de conteúdos já mais específicos sobre os produtos ou serviços que ela oferece.

Consideração da solução

Já ciente do problema que precisa resolver, agora sim o consumidor começa a buscar a solução.

Nesse ponto da jornada a marca já vai além e começa a apresentar os benefícios e diferenciais dos seus produtos ou serviços para que o consumidor a perceba com maior destaque e entenda que ela é a que tem a solução para o seu problema.

É também nessa etapa em que o marketing direciona os consumidores para landing pages, já qualificando leads.

Essa etapa se chama consideração porque o cliente já está de olho na sua marca e em um produto ou serviço específico, mas ainda analisa outras opções.

É aqui que ele deve ser convencido!

 
Decisão de compra
 
Quando chega a hora de finalmente decidir a compra, é preciso trabalhar estratégias de anúncios direcionados à conversão, remarketing e nutrição de leads.

É a hora de não deixar o consumidor escapar!

Aqui, ele escolhe pela marca, e não apenas pelo produto.

Ou seja: a marca precisa ser ativa, ir atrás desse cliente e convencê-lo.


Mapa da Jornada do Cliente: como usá-lo ao favor do seu negócio?
 
Na prática, toda essa teoria deve ser adaptada ao marketing a fim de analisar o mapa da jornada do cliente em questão e colocar em prática estratégias que alcançarão os clientes de cada etapa da jornada.

Algumas dessas estratégias são:

Definir muito bem a buyer persona: É preciso conhecer o cliente ideal (no caso, a sua persona) ao máximo para identificar sua trajetória no mapa e prever os seus passos.

Analisar o tempo percorrido na jornada, em média, pela buyer persona: Do primeiro contato do cliente com a marca até uma venda concluída, quanto tempo dura essa jornada? Ter esse detalhe em mente auxilia as estratégias aplicadas em capa etapa, afinal, enquanto uma etapa pode ser rápida e simples, outra pode ser mais complexa e necessitar mais trabalho da equipe de marketing – e muito mais convencimento direcionado ao cliente.

Identificar os pontos de contato e definir os canais de interação: Conhecendo muito bem as personas e o tempo que elas levam em cada etapa torna muito mais simples o processo de identificar os pontos de contato entre o cliente e a marca e em quais canais a interação acontece com mais frequência.

Assim é possível direcionar as estratégias de marketing e criar anúncios e conteúdos especificamente para cada canal.

Criar um mapa da jornada do cliente é uma ação básica e muito funcional para que a estratégia de marketing seja certeira.

Porém, não basta fazê-lo uma vez: é preciso analisar de tempos em tempos – através de pesquisas, feedbacks, interações, insights, etc – os comportamentos dos clientes e adaptar o mapa com frequência.

Como você pode perceber, criar uma estratégia de marketing completa e sólida vai muito além do básico: existem muitos pequenos detalhes em jogo.

 
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