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Landing pages: entenda o que são as páginas de aterrissagem

Quando se navega pelas opções de estratégias que podem fazer parte de um planejamento de marketing digital, se descobre um novo vocabulário repleto de termos da área, como as landing pages. Você já ouviu falar sobre?

Conhecidas também como “páginas de destino” ou “páginas de aterrissagem”, as landing pages são excelentes alternativas para aumentar a conversão de uma empresa, capturando e conquistando leads qualificados de acordo com o objetivo.

 
 
 
Como funcionam as landing pages?

Para entender do princípio, imagine o seguinte: quando um visitante faz uma busca no Google, por exemplo, recebe milhares de opções ranqueadas de acordo com a qualidade da escrita e formatações, além dos primeiros resultados que são os anúncios.

No momento em que clica em alguma chamada e acessa essa página, que é a primeira em que tem contato com a empresa, está visitando uma landing page.

Porém, landing pages vão além desse primeiro contato e entram no contexto de mídias pagas, já que podem ser utilizadas estrategicamente para conquistar leads, direcionar vendas e capturar dados dos clientes em potencial, criando assim uma base de dados qualificados para oferecer produtos e/ou serviços após.

Você já percebeu que ao acessar um artigo em um blog - em um site de conteúdo ou até mesmo em uma loja - muitas vezes aparece um anúncio oferecendo um e-book gratuito que complementa esse conteúdo do texto ou cupons de desconto ao fazer um cadastro?


Quando o visitante clica nesse anúncio para preencher os dados e ganhar essa recompensa, está visitando uma landing page.

Assim como quando você visualiza um anúncio de um workshop gratuito em redes sociais e ao acessar a página direcionada, têm um formulário para preencher e se inscrever no curso. Além disso, aquele e-mail de confirmação que recebe faz parte da estratégia.

 
Vantagens do uso das páginas
 
Diferente das outras páginas de um site, o objetivo principal de uma landing page é a conversão, ou seja, gerar resultados.

Assim, uma boa página de destino deve chamar a atenção e convencer o consumidor em potencial de que vale a pena preencher dados pessoais em troca de algo que é vantajoso para ele.

Com o uso de gatilhos como curiosidade, desejo e escassez, as páginas devem responder a essa necessidade do visitante que chegou até ali buscando algo.

A conversão funciona através da lógica de que esse visitante (consumidor em potencial) já chegou até o site da empresa e tem algum interesse, portanto ao preencher dados e se transformar em um lead, é alguém com maiores chances de consumir, seja no exato momento ou no futuro.

Dessa maneira, visitantes viram leads e leads podem virar clientes, gerando conversões e aumentando o potencial de resultados de maneira constante.

No momento em que um visitante faz essa interação em uma landing page, é qualificado através do lead scoring e assim é possível criar campanhas direcionadas a cada tipo de lead.

Desse modo é ainda mais fácil identificar quem já teve uma interação mais profunda (de acordo com o funil de vendas) e já pode receber um contato mais direto para fechar uma venda.

Esse contato acontece entre vários canais e redes e pode funcionar através de e-mail marketing, anúncios e até mesmo contato direto com o cliente, dependendo de sua interação e do objetivo da empresa.


 
Tipos e estratégias

Cada empresa tem o seu próprio objetivo e para isso existem vários tipos de landing pages que podem ser utilizadas para alcançar o que se deseja.

Conheça alguns tipos de páginas mais utilizadas:

 

Página de captura: É a criada para capturar dados do lead oferecendo algo em troca, como a participação em um workshop ou um e-book. Normalmente funciona através de formulários.

Página de confirmação: Seguindo a lógica da captura, a confirmação é quando o visitante se cadastra em algum serviço ou plataforma e precisa confirmar essa inscrição em seu e-mail.

Ela serve para direcionar o visitante nos próximos passos e garantir que o e-mail não seja falso.

Página de vendas: O objetivo dessa página é convencer o visitante de que o produto ou serviço é o ideal para ele, mostrando avaliações, perguntas frequentes e provas de que é uma boa compra.

Ao final dessa página, costuma conter uma chamada que leva o usuário até a página de pagamento.

Página de agradecimento: Além de finalizar uma conversão, seja em uma compra ou o download de uma recompensa, essa página demonstra conexão e valorização ao cliente.

Interessante, não é?

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Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação