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Indicadores (KPI) nas estratégias de marketing: entenda a importância!

Indicadores (KPI) nas estratégias de marketing: entenda a importância!

Colocar em prática ótimas estratégias no planejamento de marketing é um dos primeiros e principais passos para o sucesso de uma empresa. Porém, para que seja possível monitorar o crescimento, evoluções e possíveis problemas, tão importante quanto a ação é analisar e compreender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, através dos indicadores KPI.

Os indicadores (KPI) são essenciais em um negócio e podem auxiliar tanto a gestão quanto a estratégia de marketing, ou seja, dois pontos de extrema importância em uma empresa.

Para que você entenda o que são, como funcionam e como aplicar, continue a leitura!

 
KPI: Key Performance Indicator – o que são?

Em tradução literal, KPI (key performance indicator) significa “indicador-chave de desempenho”. Basicamente, são indicadores que serão escolhidos como essenciais para avaliar um processo dentro da empresa.

Esses indicadores são definidos de acordo com a necessidade e objetivo, afinal, podem auxiliar na medição do desempenho de diversos projetos dentro de uma empresa: marketing, vendas, gestão, etc.

Os indicadores são ferramentas que permitem compreender quais os rumos as estratégias estão tomando, ou seja, o grande objetivo é poder acompanhar a evolução do negócio de maneira simples e prática.

Através dessas análises, a equipe, o líder e/ou o empresário podem compreender o que está funcionando, o que pode ser melhorado e o que não está trazendo retorno.

Dessa maneira, estratégias podem ser aperfeiçoadas.

Diferente de métricas, que são apenas a medição de algo, o KPI engloba indicadores de fato importantes para determinada empresa e com objetivos claros para a melhoria do negócio.

Assim, a rotina é facilitada, pois os indicadores essenciais já foram definidos e serão acompanhados e/ou alterados quando necessários.

Outra excelente vantagem do uso dos indicadores é a troca de informações entre os funcionários, incentivando uma comunicação aberta e deixando claro os objetivos do momento. Isso fortalece a equipe como um todo e a incentiva para que dê o seu máximo e esses objetivos sejam bem sucedidos.

 
Indicadores (KPI) na prática

A escolha do KPI deve ser baseada no que for mais relevante para o projeto ou objetivo, afinal, serão utilizados como referência pelo gestor para analisar o andamento e os frutos colhidos a partir disso.

Em um projeto com diversas etapas, por exemplo, escolher os indicadores corretos para cada etapa é importante e deve ser feito com cuidado, para que não gere confusão futura.

Para pensar na prática, imagine uma marca que funciona através de uma loja virtual. Um dos principais indicadores pode ser o fluxo de visitantes diários no site. Caso tenha um bom fluxo ou mesmo venha aumentando com o passar dos dias, o indicador pode parecer positivo. Porém, isso não necessariamente significa que esses visitantes estão convertendo em vendas.

Dessa maneira, é necessário escolher com cautela, afinal, eles servem para facilitar o dia a dia dos gestores e da equipe, portanto precisam ser práticos, objetivos e fidedignos.

 
Indicadores (KPI) nas estratégias de marketing: exemplos

Apesar da possibilidade de uso em todos os setores (como, por exemplo, na análise de produtividade por hora, tanto de cada colaborador quanto processos e máquinas), os indicadores direcionados ao marketing são cruciais para estabelecer e melhorar estratégias.

Isso porque, diante de tantas métricas, dados e detalhes minuciosos, torna-se fácil gerar certa confusão no que está de fato trazendo retorno e o que não.

Alguns indicadores (KPI) voltados ao marketing, são:

- Custo por lead: através desse indicador, é analisado quanto cada lead gerado custou para a estratégia;

- Taxa de cliques: com o indicador de taxa por clique é possível saber quantos cliques um determinado anúncio teve. É muito importante para analisar desempenho e conversão;

- ROI (retorno sobre o investimento): determina quanto a empresa recebeu de volta por um investimento feito em uma campanha de marketing;

- Ticket médio: esse indicador diz respeito à média do valor que os clientes gastam por compra. Essa análise permite entender possíveis ajustes no site ou adaptações em campanhas de remarketing, por exemplo;

- Taxa de conversão: é utilizada para saber os resultados alcançados por uma campanha de marketing, seja em vendas, downloads, assinaturas, seguidores, etc. No caso de um site, é utilizado para analisar a porcentagem de visitantes que realizaram uma ação;

- Taxa de rejeição: é o percentual de visitantes que acessaram o site, visualizaram a primeira página, mas não fizeram nenhum movimento além, apenas sair do site. Determina a porcentagem de visitantes que não geraram tráfego de fato. Ao perceber, a equipe pode pensar em novas estratégias para que esses se tornem clientes.

Agora que você percebeu a importância de aplicar e analisar indicadores (KPI) está na hora de colocar em prática e aprimorar ainda mais o seu planejamento de comunicação!

Para desenvolver estratégias de sucesso específicas para os seus objetivos, conte com a equipe da Agência Emotive Comunicação, somos especialistas em conectar empresas e potenciais clientes.

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação

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