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Inbound e outbound marketing: entenda as diferenças

O marketing é o conjunto de ações que busca conquistar novos clientes, fidelizar os atuais e construir a imagem da marca. Dentro disso, existem dois tipos principais de publicidade, ambos importantes e complementares: inbound e outbound marketing. Você conhece as diferenças?
 
 
Marketing: a alma do negócio

A máxima "o marketing é a alma do negócio" não deixa de ser verdadeira. É através do contato da marca com o público que a empresa se torna conhecida e valorizada. E, para isso, o marketing deve incluir diversas ações que se complementam para um plano estratégico e sólido.

Identidade visual, linguagem, site funcional, comunicação digital, experiência do cliente e campanhas são apenas algumas das ações que fazem parte da estratégia de uma empresa. Apesar de uma imagem bem desenvolvida e construída, é através do marketing e da publicidade que a marca realmente será conhecida.


 
Inbound e outbound marketing: estratégia completa

Considerando as mudanças atuais, com o aumento do acesso à internet e conexão virtual entre marcas e clientes, é importante considerar formatos e abranger mais de uma maneira de fazer publicidade. Assim, é garantido que chegue a todos os públicos: online e off-line.

O Inbound e outbound marketing são formatos que garantem esse contato on e off com o cliente, levando em conta a comunicação e suas mudanças.


 
 
INBOUND MARKETING

A metodologia Inbound, uma das mais utilizadas atualmente, têm o foco em atrair o consumidor com conteúdo relevante, ou seja, se baseia em que o cliente chegue até a marca através de conteúdos informativos e úteis. Assim, esse visitante que chega por meio de uma busca online, se torna um lead e é nutrido até se tornar um cliente.

É um formato indireto e menos invasivo de marketing, onde o visitante é conquistado pouco a pouco através da criação de relacionamento com a marca.

A partir disso, o visitante passa a valorizar a marca e não se esqueça dela, se tornando um cliente em potencial.

Algumas técnicas a serem trabalhadas nessa metodologia, são:

- SEO e CTAs;
- Redes sociais;
- Ebooks e newsletters;
- Landing pages e e-mail marketing;
- Blog/site.

 

OUTBOUND MARKETING

Em contrapartida, o Outbound marketing é a publicidade tradicional utilizada há muitos anos, normalmente em mídias como televisão, rádios, outdoors, impressos e até mesmo telemarketing.

Diferente do processo indireto do Inbound, o Outbound é mais direto e invasivo ao consumidor, já que se baseia em anunciar e chegar ao maior número de pessoas possíveis, ao invés do caminho oposto onde é o possível cliente que chega até a marca.

Com os avanços tecnológicos, essa metodologia precisou se atualizar e passou a trabalhar também com e-mails de prospecção, propagandas, mala direta e anúncios virtuais.

É um formato bem sucedido na prospecção de clientes, alcançando leads em grande quantidade.


 
Inbound e outbound marketing: vantagens e comparativos

Inbound marketing

- Marketing passivo;
- Baixo custo e longa duração;
- Lead procura a empresa;
- Maior facilidade de mensuração;
- Retorno (possivelmente) mais lento.

Outbound marketing

- Marketing ativo;
- Alto custo e curta duração;
- Empresa busca o lead;
- Velocidade de ROI mais alta;
- Retorno mais rápido.

Como é possível ver na comparação, o Inbound e outbound marketing são complementares.

Cada empresa deve analisar a necessidade de cada uma das metodologias, porém é interessante combinar ambas para aperfeiçoar resultados e garantir que a marca seja conhecida tanto por clientes que a buscam online quanto pelos consumidores que a empresa encontra através de anúncios e/ou materiais impressos.

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Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação