Experiência online do cliente: entenda a importância Marketing human to human (H2H): a importância da conexão Postado por admin em 26 de Maio de 2021 em Mercado O marketing é o conjunto de ações que busca conquistar novos clientes, fidelizar os atuais e construir a imagem da marca. Dentro disso, existem dois tipos principais de publicidade, ambos importantes e complementares: inbound e outbound marketing. Você conhece as diferenças? Marketing: a alma do negócio A máxima "o marketing é a alma do negócio" não deixa de ser verdadeira. É através do contato da marca com o público que a empresa se torna conhecida e valorizada. E, para isso, o marketing deve incluir diversas ações que se complementam para um plano estratégico e sólido. Identidade visual, linguagem, site funcional, comunicação digital, experiência do cliente e campanhas são apenas algumas das ações que fazem parte da estratégia de uma empresa. Apesar de uma imagem bem desenvolvida e construída, é através do marketing e da publicidade que a marca realmente será conhecida. Inbound e outbound marketing: estratégia completa Considerando as mudanças atuais, com o aumento do acesso à internet e conexão virtual entre marcas e clientes, é importante considerar formatos e abranger mais de uma maneira de fazer publicidade. Assim, é garantido que chegue a todos os públicos: online e off-line. O Inbound e outbound marketing são formatos que garantem esse contato on e off com o cliente, levando em conta a comunicação e suas mudanças. INBOUND MARKETING A metodologia Inbound, uma das mais utilizadas atualmente, têm o foco em atrair o consumidor com conteúdo relevante, ou seja, se baseia em que o cliente chegue até a marca através de conteúdos informativos e úteis. Assim, esse visitante que chega por meio de uma busca online, se torna um lead e é nutrido até se tornar um cliente. É um formato indireto e menos invasivo de marketing, onde o visitante é conquistado pouco a pouco através da criação de relacionamento com a marca. A partir disso, o visitante passa a valorizar a marca e não se esqueça dela, se tornando um cliente em potencial. Algumas técnicas a serem trabalhadas nessa metodologia, são: - SEO e CTAs; - Redes sociais; - Ebooks e newsletters; - Landing pages e e-mail marketing; - Blog/site. OUTBOUND MARKETING Em contrapartida, o Outbound marketing é a publicidade tradicional utilizada há muitos anos, normalmente em mídias como televisão, rádios, outdoors, impressos e até mesmo telemarketing. Diferente do processo indireto do Inbound, o Outbound é mais direto e invasivo ao consumidor, já que se baseia em anunciar e chegar ao maior número de pessoas possíveis, ao invés do caminho oposto onde é o possível cliente que chega até a marca. Com os avanços tecnológicos, essa metodologia precisou se atualizar e passou a trabalhar também com e-mails de prospecção, propagandas, mala direta e anúncios virtuais. É um formato bem sucedido na prospecção de clientes, alcançando leads em grande quantidade. Inbound e outbound marketing: vantagens e comparativos Inbound marketing - Marketing passivo; - Baixo custo e longa duração; - Lead procura a empresa; - Maior facilidade de mensuração; - Retorno (possivelmente) mais lento. Outbound marketing - Marketing ativo; - Alto custo e curta duração; - Empresa busca o lead; - Velocidade de ROI mais alta; - Retorno mais rápido. Como é possível ver na comparação, o Inbound e outbound marketing são complementares. Cada empresa deve analisar a necessidade de cada uma das metodologias, porém é interessante combinar ambas para aperfeiçoar resultados e garantir que a marca seja conhecida tanto por clientes que a buscam online quanto pelos consumidores que a empresa encontra através de anúncios e/ou materiais impressos. Para uma estratégia de marketing completa, sólida e de qualidade, conte com a equipe Emotive Comunicação – uma agência focada em resultados! Entre em contato aqui. Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Artigos Relacionados Tipos de concorrência entre empresas: conheça e identifique os principais modelos Tendência de Mercado: o que é e como impacta o Marketing Customer Experience: entenda a importância de investir nessa estratégia Assessoria de marketing X Consultoria de marketing: qual a diferença?