Psicologia das vendas: entendendo o comportamento do consumidor em 2025 Tendências de conteúdo em vídeo: como as marcas estão usando vídeos de curta duração Postado por admin em 20 de Janeiro de 2025 em Publicidade A identidade visual de uma empresa é um dos aspectos mais importantes para sua percepção no mercado. No entanto, como tudo no mundo dos negócios, a identidade visual não é algo estático. Atualizá-la pode ser crucial para manter a relevância e o engajamento. Mas, como saber quando é a hora certa para uma atualização? Neste artigo, vamos explicar o que é identidade visual, quando saber qual o momento de atualizá-la e muito mais. Continue a leitura! O que é identidade visual? Antes de entrar nos detalhes de quando atualizar e como fazer, é fundamental entender o que constitui a identidade visual. Esta é composta por vários elementos que juntos formam a imagem da marca: • Logotipo: símbolo ou design que representa a marca. • Paleta de cores: cores específicas que identificam a marca. • Tipografia: conjunto de fontes usadas em toda a comunicação da marca. • Elementos gráficos: ícones, padrões e outros elementos visuais. • Fotografia e ilustrações: estilo e tratamento visual das imagens usadas. A identidade visual deve expressar a essência da marca, seus valores e sua proposta única de valor. No que consiste uma atualização de identidade visual? A identidade visual não apenas define como a marca é vista, mas também influencia a forma como ela se conecta com seu público. Portanto, mantê-la atualizada é fundamental. Isso não significa que deva ser feito com muita frequência, pois assim a marca perderia sua força devido à falta de constância, mas sim que, de tempos em tempos, deve ser revisitada e analisada. Também conhecido como rebranding, o processo de atualizar a identidade visual de uma marca é essencial para empresas que desejam manter-se competitivas no mercado através da renovação visual perante a percepção pública da marca, assim como é importante para revitalizar o compromisso da equipe interna. O rebranding consiste em atualizar um ou vários elementos da identidade visual de uma marca, incluindo o logotipo, cores, tipografia e/ou outros componentes gráficos. Esse processo pode ser uma simples atualização de design ou uma renovação completa da marca. O objetivo principal é garantir que a marca siga sendo atrativa e relevante para o seu público-alvo, que pode mudar constantemente ou, mesmo que se mantenha, busca e segue novas tendências e padrões estéticos. Importância do rebranding Dessa forma, a marca se mantém relevante e moderna, visto que as tendências de design e identidade variam conforme o tempo. Ainda, a identidade deve acompanhar as mudanças da empresa. Ou seja, conforme a empresa em si muda, a identidade deve refletir o que ela representa no novo momento. Lembre-se que qualquer rebranding deve ser feito com cautela, considerando os pontos acima, mas ponderando se o timing é ideal. Indicadores de que é hora de atualizar a identidade visual Escolher o momento adequado para atualizar a identidade visual é muito importante, afinal, deve ser feito estrategicamente para que a apresentação ao público seja tranquila e bem recebida. Entre as principais possibilidades que indicam que é a hora de um rebranding, compartilhamos alguns dos maiores indicadores: 1. Mudança de estratégia ou mercado Se a empresa passou por uma mudança significativa em sua estratégia, missão ou segmento de mercado, a identidade visual deve refletir essas mudanças e os novos objetivos. Uma nova direção estratégica pode significar que seu público-alvo mudou, e sua marca precisa se ajustar para se conectar a esse novo grupo. Assim, o rebranding estará alinhado aos novos ares. 2. Evolução do mercado Manter-se competitivo é crucial para qualquer negócio. Portanto, é preciso constantemente estudar o mercado e analisar os posicionamentos dos seus concorrentes. Apesar de que a identidade visual é o que, principalmente, diferencia cada um, é importante estar atento às mudanças de identidade dos competidores, e analisar se a sua marca não está ficando para trás nesse quesito. 3. Fusões e aquisições Quando duas empresas se unem, geralmente há uma fusão de culturas e valores que deve ser refletida em uma nova identidade visual para evitar confusão e alinhar as visões, mesmo que o nome não seja alterado. 4. Expansão a novos mercados Se a sua empresa se expande a novos mercados, principalmente geográficos e demográficos, um rebranding pode ajudar na conexão com esses novos públicos. 5. Problemas de reconhecimento de marca Se o público tem dificuldade em associar sua identidade visual com a marca ou há confusão com concorrentes, é hora de reavaliar sua identidade. A marca deve ser única e facilmente identificável. 6. Reposicionamento de marca Se você está tentando reposicionar a marca para alcançar um novo segmento de mercado ou mudar a percepção da marca, um rebranding é poderoso para auxiliar essa mudança. Como proceder com a atualização? Inicialmente, é preciso avaliar a identidade atual, entendendo o que funciona e o que não, como a identidade atual é percebida e qual a opinião do público atualmente. Assim é possível ter maior embasamento para a inovação. A partir disso, os próximos passos são: 1. Definição de objetivos Defina claramente os objetivos do rebranding. O que é esperado alcançar com essa atualização? Seja modernizar a marca, melhorar sua percepção ou aumentar o reconhecimento da marca, é importante definir claramente para então guiar o projeto. 2. Desenvolva o conceito Com os objetivos definidos, o próximo passo é desenvolver o conceito, o que inclui sessões de brainstorming, mood boards e rascunhos. É importante contar com apoio de toda a equipe nesse momento, com diversas reuniões e o máximo de ideias possíveis em mãos. 3. Auxílio profissional O desenvolvimento de uma identidade visual é assunto sério. Portanto, contar com uma equipe profissional no assunto, como a Emotive, é crucial. Dessa forma o resultado será eficaz, profissional e de fato estratégico. Afinal, a identidade visual é o primeiro impacto que o público tem da empresa, portanto deve ser muito bem feita. 4. Teste e colete feedback Antes de um lançamento completo, execute testes com grupos focais e colete feedback. Isso pode evitar problemas maiores após o lançamento. 5. Implementação e comunicação Ao implementar a nova identidade visual, comunique claramente ao público suas razões e os benefícios da mudança. Isso ajuda a manter a fidelidade e a confiança na marca. Uma agência de comunicação como a Emotive também pode auxiliar nessa mensagem, que deve ser feita estrategicamente. Além disso, não basta atualizar a identidade, ela deve manter a coerência da empresa como um todo, assim como é necessário atualizar todos os pontos de contato, sejam redes sociais, sites, materiais impressos e afins. Como você pode perceber, atualizar a identidade visual é um processo que requer reflexão e estratégia. No entanto, quando feito corretamente, pode revitalizar uma marca, aumentar o reconhecimento e fortalecer a conexão com seu público-alvo. A identidade visual é mais do que estética; é uma expressão poderosa do que sua marca representa. Conte com a Emotive para analisar a comunicação da sua empresa estrategicamente e renovar a sua identidade visual da melhor maneira possível, visando crescimento e resultados. Entre em contato hoje mesmo! Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 A identidade visual de uma empresa é um dos aspectos mais importantes para sua percepção no mercado. No entanto, como tudo no mundo dos negócios, a identidade visual não é algo estático. Atualizá-la pode ser crucial para manter a relevância e o engajamento. Mas, como saber quando é a hora certa para uma atualização? Neste artigo, vamos explicar o que é identidade visual, quando saber qual o momento de atualizá-la e muito mais. Continue a leitura! 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