Fale Conosco pelo WhatsApp

Identidade visual: quando é a hora de atualizar e como fazer um rebranding?

A identidade visual de uma empresa é um dos aspectos mais importantes para sua percepção no mercado. No entanto, como tudo no mundo dos negócios, a identidade visual não é algo estático. Atualizá-la pode ser crucial para manter a relevância e o engajamento. Mas, como saber quando é a hora certa para uma atualização?
 
Neste artigo, vamos explicar o que é identidade visual, quando saber qual o momento de atualizá-la e muito mais. Continue a leitura!
 
O que é identidade visual?
 
Antes de entrar nos detalhes de quando atualizar e como fazer, é fundamental entender o que constitui a identidade visual. Esta é composta por vários elementos que juntos formam a imagem da marca:

• Logotipo: símbolo ou design que representa a marca.

• Paleta de cores: cores específicas que identificam a marca.

• Tipografia: conjunto de fontes usadas em toda a comunicação da marca.

• Elementos gráficos: ícones, padrões e outros elementos visuais.

• Fotografia e ilustrações: estilo e tratamento visual das imagens usadas.
 
A identidade visual deve expressar a essência da marca, seus valores e sua proposta única de valor. 
 
No que consiste uma atualização de identidade visual?
 
A identidade visual não apenas define como a marca é vista, mas também influencia a forma como ela se conecta com seu público. Portanto, mantê-la atualizada é fundamental.
 
Isso não significa que deva ser feito com muita frequência, pois assim a marca perderia sua força devido à falta de constância, mas sim que, de tempos em tempos, deve ser revisitada e analisada.
 
Também conhecido como rebranding, o processo de atualizar a identidade visual de uma marca é essencial para empresas que desejam manter-se competitivas no mercado através da renovação visual perante a percepção pública da marca, assim como é importante para revitalizar o compromisso da equipe interna.
 
O rebranding consiste em atualizar um ou vários elementos da identidade visual de uma marca, incluindo o logotipo, cores, tipografia e/ou outros componentes gráficos. Esse processo pode ser uma simples atualização de design ou uma renovação completa da marca.
 
O objetivo principal é garantir que a marca siga sendo atrativa e relevante para o seu público-alvo, que pode mudar constantemente ou, mesmo que se mantenha, busca e segue novas tendências e padrões estéticos. 

Importância do rebranding
 
Dessa forma, a marca se mantém relevante e moderna, visto que as tendências de design e identidade variam conforme o tempo. Ainda, a identidade deve acompanhar as mudanças da empresa.
 
Ou seja, conforme a empresa em si muda, a identidade deve refletir o que ela representa no novo momento.
 
Lembre-se que qualquer rebranding deve ser feito com cautela, considerando os pontos acima, mas ponderando se o timing é ideal.
 
Indicadores de que é hora de atualizar a identidade visual
 
Escolher o momento adequado para atualizar a identidade visual é muito importante, afinal, deve ser feito estrategicamente para que a apresentação ao público seja tranquila e bem recebida. 
 
Entre as principais possibilidades que indicam que é a hora de um rebranding, compartilhamos alguns dos maiores indicadores:
 
1. Mudança de estratégia ou mercado
 
Se a empresa passou por uma mudança significativa em sua estratégia, missão ou segmento de mercado, a identidade visual deve refletir essas mudanças e os novos objetivos.
 
Uma nova direção estratégica pode significar que seu público-alvo mudou, e sua marca precisa se ajustar para se conectar a esse novo grupo. Assim, o rebranding estará alinhado aos novos ares.
 
2. Evolução do mercado
 
Manter-se competitivo é crucial para qualquer negócio. Portanto, é preciso constantemente estudar o mercado e analisar os posicionamentos dos seus concorrentes. Apesar de que a identidade visual é o que, principalmente, diferencia cada um, é importante estar atento às mudanças de identidade dos competidores, e analisar se a sua marca não está ficando para trás nesse quesito.
 
3. Fusões e aquisições
 
Quando duas empresas se unem, geralmente há uma fusão de culturas e valores que deve ser refletida em uma nova identidade visual para evitar confusão e alinhar as visões, mesmo que o nome não seja alterado.
 
4. Expansão a novos mercados
 
Se a sua empresa se expande a novos mercados, principalmente geográficos e demográficos, um rebranding pode ajudar na conexão com esses novos públicos.
 
5. Problemas de reconhecimento de marca
 
Se o público tem dificuldade em associar sua identidade visual com a marca ou há confusão com concorrentes, é hora de reavaliar sua identidade. A marca deve ser única e facilmente identificável.
 
6. Reposicionamento de marca
 
Se você está tentando reposicionar a marca para alcançar um novo segmento de mercado ou mudar a percepção da marca, um rebranding é poderoso para auxiliar essa mudança.
 
Como proceder com a atualização?
 
Inicialmente, é preciso avaliar a identidade atual, entendendo o que funciona e o que não, como a identidade atual é percebida e qual a opinião do público atualmente.
 
Assim é possível ter maior embasamento para a inovação.
 
A partir disso, os próximos passos são:
 
1. Definição de objetivos
 
Defina claramente os objetivos do rebranding. O que é esperado alcançar com essa atualização? Seja modernizar a marca, melhorar sua percepção ou aumentar o reconhecimento da marca, é importante definir claramente para então guiar o projeto.
 
2. Desenvolva o conceito
 
Com os objetivos definidos, o próximo passo é desenvolver o conceito, o que inclui sessões de brainstorming, mood boards e rascunhos. É importante contar com apoio de toda a equipe nesse momento, com diversas reuniões e o máximo de ideias possíveis em mãos.
 
3.  Auxílio profissional
 
O desenvolvimento de uma identidade visual é assunto sério. Portanto, contar com uma equipe profissional no assunto, como a Emotive, é crucial.
 
Dessa forma o resultado será eficaz, profissional e de fato estratégico. Afinal, a identidade visual é o primeiro impacto que o público tem da empresa, portanto deve ser muito bem feita.
 
4. Teste e colete feedback
 
Antes de um lançamento completo, execute testes com grupos focais e colete feedback. Isso pode evitar problemas maiores após o lançamento.
 
5. Implementação e comunicação
 
Ao implementar a nova identidade visual, comunique claramente ao público suas razões e os benefícios da mudança. Isso ajuda a manter a fidelidade e a confiança na marca. Uma agência de comunicação como a Emotive também pode auxiliar nessa mensagem, que deve ser feita estrategicamente.
 
Além disso, não basta atualizar a identidade, ela deve manter a coerência da empresa como um todo, assim como é necessário atualizar todos os pontos de contato, sejam redes sociais, sites, materiais impressos e afins.
 
Como você pode perceber, atualizar a identidade visual é um processo que requer reflexão e estratégia. No entanto, quando feito corretamente, pode revitalizar uma marca, aumentar o reconhecimento e fortalecer a conexão com seu público-alvo.
 
A identidade visual é mais do que estética; é uma expressão poderosa do que sua marca representa. Conte com a Emotive para analisar a comunicação da sua empresa estrategicamente e renovar a sua identidade visual da melhor maneira possível, visando crescimento e resultados. Entre em contato hoje mesmo!




Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação