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Google Discover: o que é e como usar no marketing do seu negócio

Quando se trata de marketing digital, o bom posicionamento de uma empresa no Google é um dos principais fatores de sucesso. Dentre as estratégias utilizadas para que a marca apareça para usuários no buscador, o Google Discover é uma excelente ferramenta que vem ganhando cada vez mais força.

Para entender o que o Google Discover é e como ele pode transformar o marketing do seu negócio, siga a leitura e mãos à obra!



Google Discover: a importância do conteúdo otimizado
 
Antes de explorarmos o Discover, vamos relembrar o que é o SEO e qual a sua importância para que você tenha o conteúdo fresquinho na memória. :)
 
Você já escutou a expressão “o conteúdo é rei”?

Para posicionar um site no Google é preciso, além de criar um bom conteúdo, trabalhar o SEO (Search Engine Optimization), ou, em português, otimização de mecanismos de busca.

Através de um conjunto de técnicas é possível alcançar um bom posicionamento de um site no Google, gerando tráfego orgânico, ou seja, quando o cliente encontra a sua empresa ao fazer uma pesquisa no buscador.

Uma das maneiras mais eficazes de ter um bom posicionamento no Google e demais buscadores é trabalhar o SEO com um blog profissional dentro do site da sua empresa.

Através de conteúdos informativos e interessantes ao usuário, também se trabalha o conteúdo com técnicas de SEO. É por isso que ele é rei!

Essa é a estratégia tradicional – e necessária - de posicionar de maneira orgânica.


Discover: conteúdo nichado e na palma da mão
 
O Google Discover é como um “braço” dessa estratégia.

É uma ferramenta que funciona exclusivamente para versões mobile, ou seja, smartphones, e funciona como um feed de notícias personalizado para cada usuário, no caso, o “dono” desse celular.

Ou seja, ao invés de o usuário buscar ativamente no Google utilizando palavras e termos para encontrar um produto ou serviço, com o Google Discover ele recebe artigos de blogs diretamente em um feed de notícias, de acordo com os seus interesses.

É o mesmo conteúdo trabalhado com SEO, porém o encontro com o usuário se dá de outra maneira.

 
Feed de notícias do Google Discover

Você com certeza já acessou o Google e se deparou com várias notícias listadas e que, por algum motivo, tem relação com o que você anda buscando, certo?

Esse é o Discover.

A ferramenta já faz parte da nossa rotina há um bom tempo, porém é tão integrado ao Google que, em muitos casos, não se percebe.

No Android, para chegar ao discover, basta clicar no ícone G do google ou deslizar o dedo na tela de início do telefone.

Já em aparelhos Apple, abrindo a aplicativo do Google ou acessando google.com.

Aqui está o feed de notícias:


 

Para escolher o que apresentar a cada usuário no feed de notícias, a ferramenta se baseia em:

- Inteligência Artificial do buscador

- Cookies

- Histórico

- Informações de cada dispositivo

 
Como criar conteúdos que aparecem no feed de notícias
 
A ferramenta é uma excelente estratégia para gerar tráfego direto e imediato.

Para que os artigos do blog da sua empresa apareçam no feed do Google Discover, é preciso cumprir alguns requisitos.

- Título que resuma a essência do conteúdo. Sem essa de usar clickbait;

- Conteúdo de altíssima qualidade e profundidade;

- Imagens de alta qualidade, pois o Discover utiliza imagens de alta resolução para o feed;

- Conteúdos especializados e nichados, ou seja, profundos. Fuja do genérico;

- Invista em alguns conteúdos atemporais, ou seja, que são úteis em diversos momentos;

- SEO previamente bem trabalho.

Além de conteúdos especializados e profundos, invista também em criar conteúdos de acordo com as tendências, sempre e quando fizer sentido para o seu negócio.

Para isso, não é apenas sobre acompanhar o que está acontecendo no mundo, mas também conferir no Google Trends as palavras-chave mais buscadas do momento e encaixar em conteúdos quando possível.

O Google é o braço-direito do marketing de qualquer negócio e quanto mais ferramentas do buscador forem utilizadas, melhor para o posicionamento.

Agora que você já sabe o que é o Discover e como ele pode conquistar novos visitantes – e futuros consumidores – de maneira direta e imediata, não perca tempo e invista em aprimorar os conteúdos do seu blog.

Precisa de uma mãozinha na criação e manutenção de um blog profissional com conteúdos de qualidade e otimizados?

É para isso que estamos ao seu lado.


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