Facebook melhora transparência para anúncios

Facebook anunciou no último dia 28 uma série de medidas para melhorar a transparência em relação a anúncios e páginas na plataforma. A partir de agora, os usuários podem ver, na seção “informações e anúncios”, os anúncios ativos que uma determinada página veicula no Facebook, Instagram e Messenger, mesmo que a peça não apareça em seu feed.

Com a novidade, é possível acessar réplicas dos anúncios e reportar práticas suspeitas por parte de anunciantes. A plataforma também anunciou que lançará no Brasil em julho uma ferramenta de categorização de anúncios políticos. Através dela, os responsáveis por campanhas eleitorais poderão se registrar na plataforma e marcar anúncios de cunho político.

Para acessar a ferramenta, basta o usuário visitar alguma página empresarial, procurar no menu esquerdo a seção “informações e anúncios” e clicar sobre ele. A partir daí, é possível visualizar todas as postagens que estão sendo anunciadas. O objetivo das novas ferramentas é oferecer mais informações sobre a origem dos anúncios e evitar práticas abusivas por parte de anunciantes online, entre elas, as fakenews.

 

Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação